Connect with us

GERAL

Massapê do Piauí inicia campanha de combate ao suicídio e pela valorização da vida

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (4) a campanha ‘Setembro Amarelo’, uma ação de combate ao suicídio e pela valorização da vida. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro.

O evento aconteceu no polo da Academia de Saúde e reuniu várias pessoas, dentre gestores, profissionais da saúde, da educação, assistência social e a população em geral.

A abertura foi feita pela secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, e pelo prefeito Chico Carvalho, que deixaram suas mensagens de acolhida e boas-vindas.

“Esse é um mais um momento importante o município de Massapê do Piauí, onde a nossa gestão, preocupada com o bem-estar das famílias, promove esse encontro, essa roda de conversa entre os profissionais e a população para discutirmos sobre esse tema que merece a nossa atenção. O que queremos neste momento é chamar a atenção das pessoas para esse mal, é orientar e esclarecer. Claro que não vamos resolver esse problema aqui hoje, mas vamos despertar nas famílias de nosso município essa consciência para que a gente possa cuidar mais dessa doença, esse mal que tira de forma precoce a vida dos nossos entes queridos.”, disse o prefeito Chico Carvalho.

Em seguida, foi realizada uma palestra com a psicóloga Graça Moura, com a temática “Desistir p’ra que? Dias melhores virão”, com foco na conscientização sobre a prevenção do suicídio, sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e sobre ajudar a quem precisa.

Publicidade

Em seguida, Viviane Cordeiro, profissional contábil e voluntária da Central Picos, deu um testemunho de vida com uma história de sofrimento e dor, superação e vitória. Em sua fala, ela enfatizou a importância da fé em Deus como fator indispensável na prevenção e combate ao pensamento suicida. Ao final, a evangelizadora fez uma reflexão e orou pelas pessoas e pelo município.

Os adolescentes do NUCA também participaram do evento com a dramatização de uma peça teatral que abordou a temática da campanha ‘Setembro Amarelo’.

O último momento do evento foi a roda de conversa, que contou com a participação de quatro profissionais – as psicólogas Graça Moura e Débora Sá, a médica Geovanna Maia e a contadora Viviane Cordeiro. Os participantes puderam interagir dirigindo perguntas e esclarecendo dúvidas.

Graça Moura enalteceu a iniciativa do município. “Fóruns para tratar desse tema não tem preço. Que sejam realizados continuamente e que as pessoas participem, como ocorreu nesta noite. Eu saio daqui contemplada como a iniciativa do município em promover esse momento e com a participação, com a consciência das pessoas. Quando vemos momentos como este podemos afirmar que nem tudo está perdido.”, disse.

A secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, falou sobre a campanha. “O mês de setembro inicia  no município de Massapê do Piauí com a campanha de Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Essa campanha se torna de fundamental relevância para dar visibilidade a uma temática que é  cheia de tabus, mas que está se tornando um grande problema de saúde mundial e uma oportunidade para que essas ações de combate se tornem constantes no trabalho das diversas políticas públicas do município não só em setembro, mas durante todo o ano.”, disse.

Publicidade

Dentre outros, estiveram presentes a primeira dama Verônica Cavalcanti, a secretária de Gestão, Lucileide Carvalho, o vereador Rivaldo Carvalho, o secretário de Esportes, Roberto Carvalho, a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Claudete Batista, a supervisora da Rede Pública Municipal de Ensino, Josefa Carvalho, a articuladora do Selo Unicef, Joelma Araújo, a mobilizadora do NUCA, Lúcia Sousa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS