Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí realiza Plenária e propõe melhorias para a Saúde Pública

Publicado

em

“Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Essa foi a temática central da primeira Plenária Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, um espaço para a participação da reflexão e formulação de avanços, desafios e prioridades necessárias para a qualificação do SUS.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, aconteceu nesta sexta-feira (5) no auditório da Câmara Municipal, com a participação de cerca de 40 pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores.

Na cerimônia de abertura, a secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, deu as boas vindas a todos e falou sobre a importância do evento como um instrumento para o planejamento e o desenvolvimento dos serviços de saúde no município para os próximos dois anos.

“Essa é um momento democrático onde nós poderemos sugerir a formulação e a implementação das políticas públicas que possam desenvolver o SUS na direção da superação de seus gargalos, que não são poucos.”, disse. A gestora da pasta também fez uma breve prestação de contas, elencando os serviços e as diversas ações realizadas pela Secretaria de Saúde no ano de 2018.

Em seguida, aconteceu a palestra magna, proferida pelo enfermeiro e assessor técnico da pasta, Hamilton Lacerda, que explanou sobre o tema central e os três eixos – “Democracia e Saúde”; “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”; e “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde” – que serviram de norteadores para as discussões nos grupos de trabalhos.

Publicidade

Após assistirem a palestra, os participantes inscritos foram divididos em grupos para debater os eixos e apresentarem propostas para a melhoria do Sistema. Ao final, as sugestões elaboradas em grupos distintos foram compartilhadas e colocadas para apreciação e votação dos presentes.

Dentre outras propostas, estão a capacitação continuada dos profissionais que atuam na área da saúde, com ênfase em acolhimento; aquisição de um veículo tipo van para o transporte de pacientes que realizam tratamento fora do domicílio; aumento dos recursos para a  medicação da atenção básica; ampliação do atendimento na área da saúde mental; ampliação da tabela de procedimentos do SUS e suas quantidades; implementação da comunicação entre unidades de saúde. As propostas foram aprovadas pelos participantes e serão encaminhadas para a etapa Estadual da Plenária de Saúde.

Na Plenária Municipal, assim como aconteceu na Conferência, foram eleitos os delegados de Massapê do Piauí que irão representar o município na próxima etapa, a estadual, com a atribuição de levar as diretrizes local para o melhoramento do SUS. Os eleitos foram Verocilda Teles Dias e Débora Costa Batista representando os usuários; Ivoneide Costa Paiva representando os trabalhadores; e Deliany Cavalcanti, representando gestores.

Delegadas eleitas para representar Massapê na etapa estadual

Dentre outros, autoridades do município participaram da Plenária, como os secretários municipais Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Leonel Lopes (de Educação), Robervan Silva (da Controladoria), Francivaldo Reis (de Agricultura), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Roberto Carvalho (de Esportes); a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivoneide Costa; a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Claudete Batista; além de profissionais da Saúde Municipal, como a médica Mariana Dias; e usuários do SUS.

_Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS