Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí vai receber equipe da Justiça Eleitoral para cadastramento biométrico

Publicado

em

O prefeito do município de Massapê do Piauí, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho – PP, participou, na manhã desta segunda-feira (6), em Jaicós, da solenidade de lançamento do mutirão de revisão eleitoral com coleta de dados biométricos dos eleitores de 41 municípios do Piauí. A solenidade foi coordenada pelo presidente em exercício no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Edvaldo Pereira de Moura.

No evento, a presidente do Comitê Gestor da Biometria, Silvani Maia, destacou a importância da parceria entre a Justiça Eleitoral e as Prefeituras Municipais, visando oferecer maior acessibilidade do eleitor e aumento nos percentuais de coleta de dados biométricos, a partir de estratégias como o aumento na capacidade de atendimentos diários no Cartório Eleitoral da 19ª Zona Eleitoral, em Jaicós, que aumentou para 400 eleitores por dia.

Outra estratégia colocada foi a descentralização do atendimento, algo que havia sido reivindicado pelos prefeitos. “Nos colocamos à disposição para instalação dos postos de recadastramento nos municípios onde as Prefeituras tiverem as condições de disponibilizar a infraestrutura necessária. Nós sabemos que o eleitor tem dificuldade de deslocamento e a Justiça Eleitoral tem se colocado à disposição para facilitar esse acesso. Esse projeto é do interesse de todos, de toda a nação”, disse Silvani.

O prefeito Chico Carvalho afirmou que o município vai cooperar com o trabalho da Justiça Eleitoral e disponibilizará toda a infraestrutura necessária para a instalação da equipe de recadastramento Massapê. O objetivo, segundo o prefeito, é garantir maior acessibilidade aos eleitores, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para a cidade de Jaicós.

“Ainda não temos a data definida, mas é dado por certo o deslocamento de uma equipe da Justiça Eleitoral para a cidade de Massapê do Piauí. Segundo nos informou o juiz Franco Morette, a previsão é que a equipe itinerante fique em Massapê por, no mínimo, 30 dias. Acredito que seja tempo suficiente para fazer essa revisão de todo o eleitorado do nosso município”, disse o prefeito. De acordo com a Justiça Eleitoral, atualmente, o município de Massapê do Piauí tem 5.866 eleitores inscritos. O Cartório Eleitoral não divulgou quantos eleitores do município já realizaram o cadastramento biométrico.

Publicidade

O município de Massapê do Piauí disponibilizou quatro servidores para atuarem no mutirão de recadastramento biométrico. A equipe será coordenada por um servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, que ainda não foi disponibilizado pelo TRE-PI.

Para alcançar a todo eleitorado do município, o prefeito Chico Carvalho informou que será feito um grande trabalho de mobilização, envolvendo o poder público municipal, agentes políticos, lideranças comunitárias, associações e demais segmentos da sociedade. O recadastramento biométrico é procedimento obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado. Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral, em Jaicós, levando o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

Também estiveram presentes na solenidade o juiz membro da Corte Eleitoral, Paulo Roberto de Araújo Barros, o juiz eleitoral da 19ª ZE, Franco Morette Felício de Azevedo, a promotora eleitoral da 19ª Zona, Ednólia Evangelista de Almeida, o juiz presidente da AMAPI, Thiago Brandão de Almeida, além de prefeitos Ogilvan Oliveira (de Jaicós), e João Batista (de Campo Grande), o vice-prefeito de Patos do Piauí, Saulino Reis, dentre outros representantes dos municípios.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS