Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Equipe da Assistência Social participa de encontro sobre o SUAS; município foi selecionado para curso voltado ao Criança Feliz

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí foi um dos selecionados para participar do Curso Interações Responsivas para a Aprendizagem, resultado de uma parceria entre a Universidade de Toronto – Canadá e o Governo do Estado.

O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber o curso, que capacita técnicos do Programa Criança Feliz com o objetivo de potencializar as formas de superação de desafios e de socialização de lições aprendidas sobre os temas ‘sensibilidade’ e ‘estimulação’.

De Massapê, estão participando do curso a Supervisora Rosana Carvalho e visitadoras Érica Costa e Daniela Costa. O curso, que é coordenado pela Dra. Jennifer Jenkins (Canadá) e a Dra. Alessandra Schneider (Brasil), será concluído em 2020.

Uma equipe de Massapê do Piauí também participou do Encontro Estadual de Gestão do Sistema Único da Assistência Social e Programa Criança Feliz – Primeira Infância no Piauí, que aconteceu nestes dias 16 e 17.

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social, Remédios Morais, Conceição Carvalho, assistente social, a Supervisora Rosana Carvalho e visitadoras Érica Costa e Daniela Costa, do Criança Feliz.

Publicidade

O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Diretos Humanos (Sasc), tem o objetivo de sensibilizar gestores e equipes de referência do Criança Feliz e serviços referidos ao CRAS para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e potencialização do planejamento no âmbito da política da assistência social.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do governador Wellington Dias; do secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Zé Santana; da secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e das representantes da Universidade de Toronto, Jennifer Jenkins e Alessandra Schneider.

Na oportunidade foi assinada a sanção da Lei que Institui a Política Estadual Integrada pela Primeira Infância do Piauí, de autoria do deputado Zé Santana. “Sabemos a importância do trabalho de proteção das nossas crianças e essa Lei vem para somar ao trabalho que já realizamos em nosso estado. É comprovada a relevância do apoio total ao ambiente familiar que envolve o nascimento de uma criança, desde sua gestação até seus primeiros anos de vida, então podemos dizer que estamos construindo um novo cenário para a primeira infância em todo o país”, diz Zé Santana.

O governador Wellington Dias destacou o trabalho realizado pelo Programa Criança Feliz. “O Piauí tem um trabalho muito bem feito pela equipe da Secretaria de Assistência Social, integrado com a área social dos municípios, e eu sou grato a todos os prefeitos, aos secretários de assistência social dos municípios e secretário estadual de Assistência Social, pela adesão de todos os municípios ao Programa Criança Feliz. Neste evento vamos discutir o plano de 2020, o que é fundamental, pois traz a experiência do que já aconteceu em 2019, e nos permite ter não apenas a parte teórica, mas também parte prática”, afirma.

No encontro, que contou com palestras, debates e mesas de discussão, também foram entregues certificados do Curso Interações Responsivas para a Aprendizagem.

Recentemente, como reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo programa Criança Feliz, como uma das principais e mais inovadoras iniciativas do mundo na área, o Brasil venceu a edição 2019 de um dos maiores prêmios internacionais do mundo na área da educação: o WISE Awards da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação.

Publicidade

A premiação é uma iniciativa da Fundação Catar e é considerada uma das mais concorridas e prestigiadas do mundo. O programa brasileiro de atenção à primeira infância competiu com mais de 480 projetos de vários países.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS