Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Escola Municipal realiza culminância e apresenta resultados de projeto de leitura

Publicado

em

Os frutos de um rico projeto educacional de incentivo à leitura e escrita desenvolvido na Escola Municipal João Manoel da Costa, em Massapê do Piauí, foram apresentados para a comunidade escolar e sociedade em culminância realizada na última sexta-feira, 1º de dezembro, no pátio do centro escolar.

O projeto denominado “Ler é divertido, escrever é apaixonante” foi trabalhado pelos professores durante seis meses, envolvendo os 560 alunos matriculados nas séries de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, visando contribuir para a formação de alunos leitores e escritores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes de sua atuação na sociedade. A realização do referido projeto vem favorecer expressivamente o processo de ensino e de aprendizagem.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

Conforme apresentado pela diretora adjunta, Agardênia Boeiro, o objetivo geral do projeto é desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo na formação de princípios e valores para a construção da cidadania.

A culminância foi realizada em dois momentos. Pela manhã, com os alunos do 1º ao 5º ano, do fundamental menor, e à noite, com os alunos do 6º ao 9º. Pelo pátio e nas salas de aula da escola expostos materiais produzidos pelos alunos. No evento, os alunos abordaram o tema do projeto através de dramatização, danças coreografadas, poemas, paródia, desfile cultural, experimentos científicos, peças teatrais e coral de cantos. As dezenas de apresentações atraíram a atenção dos presentes.

Durante a culminância, a Escola Municipal João Manoel da Costa premiou com medalhas de ouro e prata os alunos destaques em todas as sérias nas disciplinas de matemática e português.

Presente no evento, a secretária municipal de Educação, Bruna Carvalho, parabenizou a escola pela realização do projeto. “Quero aqui parabenizar aos professores e alunos pelo belíssimo trabalho realizado. A pedagogia de projetos é fundamental no ensino aprendizado. E com relação a leitura e escrita, sabemos existe toda uma mobilização no país voltada para o tema, considerando que ler e escrever é base da educação, e, portanto, precisa ser trabalhado da melhor forma possível. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa. Está tudo muito lindo, as apresentações o material exposto”, disse.

Publicidade

A diretora da Escola, Eliveste Firmina, agradeceu aos professores e alunos que se dedicaram na realização do projeto de leitura e escrita durante o segundo semestre letivo. “Hoje estamos todos aqui para mostrar os frutos desse grande trabalho dos nossos alunos e professores, que se empenharam e trabalhar incansavelmente para produzir tudo que está sendo mostrado neste dia. Sou professora e gosto muito de trabalhar com projetos, e esse tema merece atenção, pois sabemos que existe uma grande defasagem na leitura e escrita. O nosso objetivo era alcançar pelo menos 50% da leitura e escrita dos nossos alunos, e tenho certeza que nós conseguimos superar a nossa meta”, disse.

Além do corpo docente e discente da escola, também estiveram presentes na culminância a supervisora municipal de ensino, Josefa Carvalho, os secretários municipais, Lucileide Carvalho (de Gestão), Roberto Carvalho (de Esportes), os vereadores Antônio Augusto (Tontonho) e Rivaldo Carvalho, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS