Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Gestantes ganham um dia de cuidados especiais na Semana do Bebê; veja fotos

Publicado

em

As gestantes foram o público alvo no quarto dia de atividades da I Semana do Bebê no município de Massapê do Piauí, realizado nesta quinta-feira (09), na Unidade Básica Avançada de Saúde. Elas ganharam um dia de cuidados especiais.

Clique aqui e veja toda as fotos do 4º dia!

Elas foram recepcionadas com um saudável café da manhã e com as boas vindas da primeira dama e secretária de Saúde, Verônica Cavalcanti, que destacou a importância do evento para as futuras mamães. “Ser mãe é um momento único e muito bom em nossas vidas, mas é também uma missão que exige muito de nós mulheres. Muitas dúvidas surgem com a chegada de um bebê, principalmente quando as mães são de primeira viagem. Nesse encontro nós vamos preparar vocês para viverem esse momento. Sejam bem vindas e aproveitem bem o dia de hoje”, disse.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02678.jpg

Assuntos relacionados à gravidez, pós-parto e primeiros cuidados com o bebê foram abordados num ciclo de palestras ministradas por uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, fonoaudióloga e dentista.

A enfermeira Keytiuscia Moreira, coordenadora da Atenção Básica no município, abriu o ciclo de palestras. Ela falou da importância de ser mãe. “A missão da mãe está ligada diretamente à vida. Ela gera e educa o filho, o molda para viver as virtudes, o amor ao próximo, a civilidade, e desenvolver todos os seus talentos para o bem próprio e dos outros”, disse.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02696.jpg

 O odontólogo, Reginaldo Moura, ministrou palestra com o tema “A importância da gestante ir ao dentista”. Ele alertou para os cuidados com saúde bucal que a gestante deve ter durante a gravidez. Em caso de uma anomalia a mesma pode ser repassada para o feto. No consultório odontológico, as grávidas receberam aplicação de fluor.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02978.jpg

O médico José Ariel ministrou palestra sobre a importância do pré-natal, um cuidado essencial tanto para gestante, quanto para o bebê. “O acompanhamento durante toda a gravidez assegura o desenvolvimento e saúde do bebê e da mãe”, disse.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02724.jpg

A enfermeira Rosa Andrea, em sua palestra “Imunização e teste do pezinho”, ressaltou importância do teste do pezinho, através do qual pode se identificar e impedir o desenvolvimento de doenças. Outro foco da palestra foi o calendário de vacinas.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02743.jpg

A enfermeira Fábia Crisanto, juntamente com técnica de enfermagem Tássia Esmero, ministraram a quinta palestra abordando a importância da amamentação e do leite materno para a saúde do bebê. “Além de reforçar o vínculo entre mãe e filho, a amamentação desenvolve o sistema imunológico do bebê, e também da mãe. Amamentar diminui o risco de câncer de mama”, disse Fábia.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02750.jpg

No intervalo, as gestantes participaram de um momento de relaxamento através da ginástica elaboral, coordenado pelas fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Marilândia Farias e Adelaide Esmério.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02777.jpg

“Cuidados com o recém-nascido” foi o tema da sexta palestra ministrada pela enfermeira Gabriela Batista. Ela utilizou uma boneca para simular um recém-nascido ao orientar as gestantes e as mães sobre a forma adequada de segurar o bebê, trocar, deitar, e cuidados com umbigo.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02798.jpg

Após o almoço, a programação foi reiniciada com atividades fisioterapêuticas. Em grupo, foi trabalhada a respiração, essencial nos partos normais. Em seguida, cada gestante foi recebeu massagens relaxantes.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02944.jpg

A fonoaudióloga Cristiane Ramos ministrou a sétima palestras, abordando temas como a importância do teste da orelhinha e o desenvolvimento normal da linguagem do bebê. “O choro é a linguagem do bebê para com a mãe. É necessário que mãe fique atenta e identifique o que a criança sente através do choro”, disse. Ela destacou as fases do bebê de 0 a 2 anos. “O período máximo no qual deve se identificar se há alguma anormalidade na audição do bebê e de até os 2 anos”, disse.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02981.jpg

A nutricionista Dr. Dayara Sousa ministrou focou na importância da alimentação saudável na gravidez. Consumir alimentos ricos em vitaminas A e D, proteínas, ferro e gorduras que fornecem energia e auxilia no crescimento do feto; tomar de um a dois litros de água por dia e se alimentar a cada três horas. Essas foram algumas das dicas repassadas pela profissional. “Manter uma é alimentação equilibrada e saudável é demasiadamente importante”, pontuou.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02987.jpg

No final da tarde, em cerimônia com a participação do prefeito Chico Carvalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a entrega dos kits de enxovais a todas as gestantes.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02997.jpg

Remédio Morais manifestou a satisfação de participar da Semana do Bebê. “Esse é um momento ímpar para o município. Pela primeira vez um governo municipal toma uma iniciativa tão importante para as famílias”, disse. A gestora informou, ainda, sobre os direitos das mães e filhos, orientando as futuras mamães sobre o cadastro único do novo membro da família, que deve ser feito junto a Assistência Social logo após o nascimento, para que tenham direitos aos benefícios sociais.

“Hoje, sem dúvidas, foi um dia de muito aprendizado para todas vocês. Levem consigo essas informações, coloquem em prática, e assim, estaremos, juntos, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida dessas crianças que estão prestes a nascer. O bebê é o início de tudo, por isso, recebem uma atenção especial no nosso governo. A melhor riqueza é a saúde, então, para se ter essa riqueza e posteriormente o conhecimento, tem que se tratar dos filhos desde a gestação”, disse o prefeito Chico Carvalho.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC03050.jpg

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou investimentos feitos pelo governo municipal na área da Saúde.  “Quando assumimos a administração municipal, este prédio estava com as obras paralisadas. Conseguimos junto ao governo do estado a conclusão da mesma, e depois equipamos com recursos próprios, inclusive, com uma das melhores unidades de fisioterapia da região. Além disso, contamos com uma ampla e qualificada equipe de profissionais em diversas áreas”.

 Mais fotos:

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC03062.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC03069.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC03096.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC03107.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC03112.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02926.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02894.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02824.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02821.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02818.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02809.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02806.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02805.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02701.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02654.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC03076.jpg

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS