Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Mobilização marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente

Publicado

em

Por mais um ano, o município de Massapê do Piauí aderiu à campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde a segunda-feira, 14, diversas atividades foram realizadas com o objetivo de orientar e conscientizar a população da sua responsabilidade na proteção da criança e do adolescente.

Ao longo da semana foram realizadas visitas do Conselho Tutelar nas Escolas Municipais, programa de rádio com discussões sobre a temática, palestras com os pais dos alunos e uma oficina com os adolescentes do Núcleo de Crianças e Adolescentes (NUCA).

Nesta sexta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma mobilização foi realizada em praça pública para chamar a atenção, sensibilizar e encorajar a população a prevenir e denunciar a violência contra os menores.

A assistente social Conceição Carvalho proferiu uma mini palestra sobre a temática, com informações e orientações importantes. Segundo ela, de toda violência sexual que acontece no Brasil, 70% é contra crianças e adolescentes, e 95% dos casos acontecem dentro de casa, com pessoas conhecidas e próximas. “Com base nesses dados, se os direitos dessas crianças e adolescentes estão sendo violados, podemos afirmar que o nosso futuro está sendo violado”, disse.

A palestrante esclareceu sobre o que é abuso e a exploração sexual, informou as formas de denunciar, como o Conselho Tutelar, o disque 100 e Centro de Referência da Assistência Social, e finalizou fazendo um chamado para que todos assumam a responsabilidade: “Depende de nós. Além da prevenção, o combate a essa violência exige que os casos sejam denunciados. Não podemos silenciar sobre esse grave mal”, pontuou.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Remédios Morais, falou sobre a campanha em Massapê. Segundo a gestora, a intenção é chamar a atenção da população, sensibilizar e orientar para reconhecer, denunciar e proteger as crianças e adolescentes. “Hoje, dia 18 de maio, estamos culminando a nossa campanha, mas o trabalho não para por aqui. Devemos estar vigilantes todos os dias. Faço um apelo para que não mude o olhar dessa realidade, que não se omita e denuncie […] Precisamos fazer ainda mais, pois a campanha já existe há 18 anos, mas os números no Brasil ainda são alarmantes”, disse.

Após os pronunciamentos, crianças e adolescentes se tornaram os protagonistas do evento e realizaram diversas apresentações com música, coreografia, peça teatral e cordel. A mobilização encerrou com um show de humor com os palhaços do grupo Mímicos da Alegria.

A campanha foi realizada pela Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social, com o apoio do Cras, das Secretarias de Educação e Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outros órgãos de proteção.

_Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS