Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Nascimento da ‘Bebê Prefeita’ marca do 3º dia da Semana do Bebê; veja como foi

Publicado

em

O nascimento de pequena Maria Cecília de Carvalho, ocorrido nesta quarta-feira (8), às 10h, no Hospital Florisa Silva, em Jaicós, marcou as atividades do terceiro dia da Semana do Bebê no município de Massapê do Piauí.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO 3ª  DIA!

Após realizar regularmente todo o acompanhamento do pré-natal com a equipe de saúde na família, e nascer de parto normal no período em que o governo municipal promove a Semana do Bebê, Maria Cecília foi homenageada com o título de “Bebê Prefeita”. O prefeito Chico Carvalho e a primeira dama e secretária de Saúde, Verônica Cavalcanti, entregaram, simbolicamente, a chave da cidade da cidade em uma cerimônia realizada ainda na enfermaria da unidade hospitalar.

DSC_0049

Além do título, a recém-nascida recebeu, ainda, da secretária de Assistência Social, Remédios Morais, um kit enxoval com diversos produtos.

DSC_0026

A bebê é a segunda filha da dona de casa, Luíza Aparecida da Costa Carvalho e do agricultor Genival da Costa. A família reside no povoado Abóbora, zona rural do município de Massapê. O médico José Ariel e a enfermeira Fábia Crisanto, que realizaram as consultas de pré-natal, também participaram da cerimônia. Dr. Ariel revelou que a nova mamãe teve uma gestação tranquila.

Publicidade

DSC_0051

O prefeito Chico Carvalho parabenizou a mãe da criança pelos cuidados que levaram o bebê a receber a homenagem.  “Para receber o título de Bebê-Prefeita, a dona Luíza teve que cumprir os critérios previstos pelo Unicef. É importante salientar que todo o acompanhamento foi realizado, de forma eficiente, pelo poder público, desde o acompanhamento, por meio do pré-natal, até realização do parto em um hospital público. Dessa forma, estamos proporcionando a todos os bebês o direito de ser um bebê-prefeito, não apenas no sentido de ganhar a chave simbólica, mas tendo garantidos todos os direitos que lhes cabe”.

DSC_0058

A bebê nasceu saudável, pesou 3,150 kg e mediu 40 cm. “A pequena Maria Cecília nasce num momento especial, quando nós promovemos a primeira Semana do Bebê, mais uma ação pioneira do nosso governo, que mostra o nosso compromisso com as famílias, com as crianças”, disse o gestor municipal.

Outras atividades
Ao longo do dia, as atividades da Semana do Bebê foram realizadas na Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, no povoado São Francisco, a 24 km da sede. Durante toda manhã foram realizadas várias brincadeiras em forma de aprendizagem, coordenados pela enfermeira. Keytiuscia Moreira, da Atenção Básica do Município de Massapê.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02574.jpg

O NASF, através da fonoaudiólogo, Cristiane Ramos, focou na saúde vocal, de forma lúdica, através de teatro de fantoches.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02470.jpg

A nutricionista Dayara Sousa ministrou uma palestra com o tema alimentação saudável, destacando a importância de conter frutas e verduras na alimentação diária.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02493.jpg

A enfermeira Rosa Andrea ministrou palestra sobre a higiene corporal.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02520.jpg

O odontólogo, Frota Ramos, ministrou uma palestra sobre higiene bucal, distribuiu kits e realizou a escovação e aplicação de flúor nas crianças.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02556.jpg

O psicólogo do CRAS, Evilásio Moura, ministrou palestra para as mães das crianças abordando os vínculos afetivos dos pais para com o bebê.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02394.jpg

As ações da Semana do Bebê seguem até o próximo domingo (12), com palestras, cursos, teatros e outras atividades realizadas em conjunto pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistencial Social.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02527.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02554.jpg

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/10/DSC02432.jpg

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS