Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Poder público e sociedade discutem melhorias para a Assistência Social em Conferência

Publicado

em

Representantes do poder público municipal e de diversos segmentos da sociedade civil organizada participaram, nesta terça-feira (18), no auditório da Câmara Municipal, da IX Conferência Municipal de Assistência Social do município de Massapê do Piauí.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social, a Conferência teve por objetivo avaliar as políticas públicas de assistência social e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social, apontado as prioridades do setor e o que precisar ser implementado para melhor atender a população do município.

Na cerimônia de abertura, foi realizada uma apresentação cultural por adolescentes usuários de uma das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social em Massapê do Piauí, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O grupo participa de oficinas de violão, dentro de um projeto denominado “Descobrindo Talentos”.

O prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, deu as boas vindas a todos e reforçou a importância das Conferências.

– É nesse espaço, onde estão reunidos o poder público, a sociedade e os usuários dos serviços, onde vamos avaliar e, a partir do debate qualificado, elaborar proposições para que possamos aprimorar e melhorar as políticas públicas do Sistema Único da Assistência Social. As Conferências são importantes, porque elas acontecem verticalmente, inicialmente no município, depois a nível Estadual, até a União.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Remédios Morais, também enfatizou a importância da participação da sociedade na Conferência.

– Esta é uma oportunidade em que a sociedade civil, os usuários dos serviços, junto com o poder público municipal, têm de darem sugestões no que precisa ser melhorado dentro das políticas públicas da assistência social. Além das propostas, nós vamos eleger os delegados que irão representar o nosso município e defender as nossas propostas na Conferência Estadual, que acontecerá em Outubro”, disse.

– Conferência é para conferir as ações, os projetos, os serviços e os benefícios à população, disse o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Dr. José Evilásio Moura.

Ele lembrou que na última Conferência, em 2015, foram feitas várias deliberações, das quais, muitas foram efetivadas e outras não.

– Apesar disso, buscamos o máximo possível torná-las realidade. E para que isso seja realidade, é necessário a participação e o debate, pois o trabalho público deve ser feito em rede, onde cada secretaria depende da outra para ter êxito e com essa interação, o fortalecimento beneficiando a todos. Esse é o momento em que devemos avaliar o que temos, dizer o que queremos e apresentarmos propostas que irão atender as nossas necessidades.

Após a cerimônia de abertura, a assistente social Ana Patrícia Góes Andrade ministrou a palestra magna, que abordou o tema central da Conferência, “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, como também, os quatro eixos norteadores.  Em sua fala, a conferencista também apresentou um histórico dos avanços da assistência social ao longo dos anos. A palestra foi interativa, com a participação efetiva da plenária.

Em seguida, os participantes, divididos em quatro grupos de trabalho, debateram os eixos norteadores e elaboraram propostas para a implementação das políticas públicas de assistência social a nível municipal, estadual e nacional. As proposições de cada grupo de trabalho foram apresentadas na plenária final e aprovadas.

Publicidade

Ao final, também foram eleitos os delegados titulares e suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá em Teresina. Representando as organizações governamentais, foram eleitos José Evilásio Moura (titular) e Lucileide de Carvalho Veloso Costa (suplente), e representando as organizações não governamentais, Marcos Rogério de Araújo (titular) e Maria José Veloso Dantas (suplente).

Delegados eleitos titulares e suplentes

Dentre outros, também estiveram presentes autoridades e personalidades como a primeira dama Verônica Cavalcanti, os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Francivaldo Reis (de Agricultura), Bruna Carvalho (de Educação), Maria Lúcia (de Saúde), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Roberto Carvalho (de Esportes), José Erenildo (chefe de Gabinete), Robervan Silva (de Controle Interno) e Fredy Lima (da Junta Militar); os vereadores Rivaldo Carvalho e José Duruteu (Filô).

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS