Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Projeto de R$ 2 milhões vai levar água a 230 famílias em nove comunidades

Publicado

em

Em maio de 2014, o prefeito do município de Massapê do Piauí, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho (PP), como é popularmente conhecido, esteve em Brasília, onde participou de uma cerimônia no Palácio da Alvorada para assinatura de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no valor de R$ 2.041.824,26.

Prefeito Chico Carvalho assina convênio em Brasília

Prefeito Chico Carvalho assina convênio em Brasília

Segundo explicou o Chico Carvalho, o projeto prevê a perfuração de um poço e a construção de sistemas de abastecimento que levará água até as residências de 230 de famílias em nove comunidades rurais. Pelo menos 1.083 habitantes serão beneficiados.

Nesta quinta-feira (8), cerca de um ano e cinco meses depois, o prefeito acompanhou o início das obras na comunidade Vilão, situada na zona rural, considerada uma das mais carentes do município. “Estamos começando hoje com a perfuração de um poço tubular na localidade Vilão de Cima. A água que será captada deste poço vai ser distribuída até as residências através de um sistema de abastecimento. Além da comunidade Vilão, também serão beneficiados os moradores da localidade Baixio Grande”, informou o prefeito.

Prefeito Chico Carvalho ao lado da prefeita em exercício, Luiza Cecília

Prefeito Chico Carvalho ao lado da prefeita em exercício, Luiza Cecília

As obras foram iniciadas com boas notícias. “Apesar da seca que vem castigando o município, baixando o volume de água dos poços, no Vilão, com apenas 40 metros perfurados, o poço jorrou água. Isso é uma bênção de Deus”, disse Chico Carvalho. O projeto prevê a perfuração do poço com 130 metros de profundidade.

Poço jorra água com 40 metros de profundidade

Poço jorra água com 40 metros de profundidade

Poço cacimbão abastece os moradores há 13 anos

Poço cacimbão abastece os moradores há 13 anos

Atualmente, a comunidade consome água captada com muita dificuldade em um poço cacimbão, perfurado há 13 anos, pela própria comunidade. “Nós vamos resolver o problema de abastecimento dessas famílias”, afirmou o prefeito.

Publicidade

Numa outra etapa do projeto, serão atendidos moradores das localidades Fraga, Caraíbas, Baixio do Cesário, Juazeiro do Quito, Limpinhos, Caldeirão e Tabuleiro das Melancias, comunidades rurais situadas nas proximidades da barragem Dr. Hildo Diniz, situada na localidade Caraíbas.

Segundo explicou o prefeito, a água que abastecerá as famílias dessas outras sete comunidades será captada na Estação de Tratamento de Água (ETA) que será construída na barragem. “A Estação já faz parte de outro projeto, que vai levar água até a sede do município. De lá, nós vamos levar água através de uma grande adutora até a cidade de Massapê, e através de sistemas simplificados, nós vamos distribuir água nas residências dessas comunidades”.

Segundo Chico Carvalho, nas nove comunidades, pelo menos 1.083 habitantes serão beneficiados. “É uma obra de grande impacto social, uma das mais importantes que nós conseguimos. Quando nós colocamos água nas residências dessas famílias, nós estamos levando junto a dignidade, o bem estar, o conforto e várias outros benefícios que irão melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas”, disse.

Obras que garantem segurança hídrica à população rural e urbana tem sido uma das prioridades da atual gestão. Apenas nos dois maiores projetos, que visam abastecer essas nove comunidades rurais e a cidade de Massapê, mais de 6 milhões de reais estão sendo investidos.

DSC_0582 DSC_0596  DSC_0601 DSC_0604

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS