Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Semana do Bebê promove momentos lúdicos com crianças e encontros com as famílias

Publicado

em

[Fotos: Débora Costa e Danilo Bezerra]

Desde a última terça-feira (5), no município de Massapê do Piauí, as ações voltadas para a primeira infância foram intensificadas com a realização da Semana do Bebê, uma mobilização promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Esse ano, na quinta edição, a Semana do Bebê tem como tema central “Acolher, cuidar, proteger a 1ª infância com amor”, que tem sido trabalhado por uma equipe multiprofissional durante eventos realizados na sede e nas comunidades rurais estratégicas, nas escolas, mercados públicos e unidades de saúde.

Clique aqui e veja como foi o 1º dia!

Nesta quarta (6) e quinta-feira (7) foram realizados diversos eventos. No povoado São Francisco, distante cerca de 24 km da sede, foi realizada uma oficina na Escola Municipal Manoel Joaquim de Carvalho, ministrada pela psicóloga Débora Sá, com o tema “Família e Primeira Infância: Sensibilizar, incluir e desenvolver.” A enfermeira Daniely Xavier realizou atendimentos sobre a caderneta de vacinação e repassou orientações sobre certidão de nascimento e cartão do SUS.

Publicidade

No galpão do Mercado Público, uma equipe de profissionais e os adolescentes do NUCA realizaram um momento lúdico e recreativo para as crianças, com brincadeiras, pinturas de rosto, dinâmicas, danças de roda, dentre outras atividades.

Também pela manhã, uma programação semelhante foi desenvolvida no povoado Peixe, na Escola Municipal José Rodrigues Coutinho.

À tarde, na sede, no Mercado Público Municipal, a médica da Estratégia de Saúde na Família, Dra. Mariana Dias, ministrou uma oficina com o tema “Primeiro Socorros para recém-nascido”. A enfermeira Rosa Andrea conduziu uma dinâmica estimulando a integração entre as mães presentes e a nutricionista Dayara Sousa ministrou uma palestra sobre a saúde dos bebês, com ênfase na alimentação e nutrição das gestantes, puérperas e Registro de Nascimento no município de Massapê.

Nesta quinta-feira (7), pela manhã, foram realizados eventos simultâneos nas Escolas João Manoel da Costa, na sede, e na Adriano Antônio Barbosa, na comunidade Gangorrinha, onde os assistentes sociais Conceição Carvalho e Sidney Eduardo, do CRAS, ministraram oficinas sobre “Família e Primeira Infância: Sensibilizar, incluir e desenvolver”. Também foram realizadas atividades lúdicas conduzidas pelos adolescentes do Núcleo de Cidadania.

Nos encontros também foram realizados atendimento com as enfermeiras Rosa Andrea e Daniely Xavier sobre a Caderneta de Vacina e com orientações sobre certidão de nascimento e cartão do SUS.

A culminância da V Semana do Bebê de Massapê do Piauí acontece nesta sexta-feira, dia 08 de novembro, a partir das 18h, na Quadra Poliesportiva da sede, com um grande evento. Na oportunidade, deverá acontecer a condecoração do Bebê Prefeito, apresentação com os Mímicos da Alegria, além da distribuição de lanches diversos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS