Connect with us

Massapê do Piauí

“Nossa vida vai melhorar” diz dona de casa beneficiada com energia e água na zona rural de Massapê

Publicado

em

[ad#336×280]“Estou muito feliz. É a realização de um sonho. Agora nossa vida vai melhorar”. Essas foram as palavras da dona de casa Ana Juscelina de Carvalho Lopes, popularmente conhecida como Ana Cila, ao comemorar a chegada da energia elétrica em sua residência, situada na comunidade Boa Vista, zona rural do município, distante cerca de 16 km da sede.

Após 30 anos no escuro, a família inicia uma nova vida. As três casas onde moram o agricultor Francisco Manoel Lopes, popularmente conhecido como ‘Chiquinho de Nezin”, três filhos, uma nora, um neto e duas irmãs, estão entre as beneficiadas pelo programa ‘Luz para Todos’ no município, cujas obras estão em pleno andamento, promovendo melhorias na qualidade de vida de muita gente.

Família agora tem energia e água nas residências

Família agora tem energia e água nas residências

“Viver no escuro é ruim demais”, afirma Ana Cila. À noite, a fonte de luz era uma lanterna, que às vezes acabava as pilhas e deixava a casa no escuro, ou a luz de velas. Ela lamenta ainda não poder adquirir eletrodomésticos para ter mais conforto no dia a dia. “Sem energia a gente não podia comprar uma geladeira, um ventilador, uma televisão”. Agora, a dona de casa posa ao lado da geladeira nova, o primeiro eletrodoméstico comprado.

Dona Cila ao lado da geladeira nova

Dona Cila ao lado da geladeira nova

Ao ser perguntada sobre qual era a maior dificuldade de viver se energia, Dona Ana disse que era a falta de água. Próximo às residências, a Prefeitura Municipal perfurou e equipou um poço tubular, ainda em março de 2014, que permaneceu sem uso até a chegada da energia.

Segundo a agricultora, era angustiante ver um poço com água na porta de casa e não poder disfrutar. Para o sustento, a família recebia uma pipa de água do programa do governo federal e comprava mais duas pipas de água no mês para suprir todas as necessidades da família. Agora, com a chegada da energia, o poço já está abastecendo as três casas, e os moradores festejam.

Publicidade
DSC_1897

Poço tubular já funciona com a chegada da energia

Para agradecer e celebrar, Seu Francisco promoveu um jantar e convidou os amigos, dentre estes, o prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis. “A gente só tem a agradecer a Deus e ao prefeito Chico Carvalho pelo que ele fez pela gente”, disse o dono da casa, todo sorridente.

Prefeito Chico Carvalho com os moradores Chiquinho de Nezin e Dona Cila

Prefeito Chico Carvalho com os moradores Chiquinho de Nezin e Dona Cila

“Também me sinto realizando em ver o sonho dessa comunidade se concretizando. […] É gratificante ver a felicidade, o sorriso estampado no rosto dessas pessoas que sofreram por muito tempo nessa escuridão e sem água”, disse o perfeito Chico Carvalho, como é popularmente conhecido. “Água é uma necessidade de nós seres humanos, e energia, um recurso que promove uma grande melhoria na qualidade de vida e que nos tempos atuais se torna indispensável”.

No município, os serviços de ampliação da rede de energia elétrica nas comunidades rurais do município, através do programa ‘Luz para Todos’, estão em andamento. Segundo o gestor, a empresa Steck está concluindo a sua meta no município. Uma outra empresa já ganhou a licitação para continuar os serviços de eletrificação das comunidades que ainda não tem energia.

DSC_1873

No setor de abastecimento de água, estão sendo investidos quase 4 milhões de reais, o maior volume de recursos já destinados ao município, para levar água até as famílias da cidade de Massapê do Piauí, a partir da barragem de Caraíbas. As obras estão em andamento, com a implantação da rede de abastecimento nas ruas da cidade.

Na visita à comunidade Boa Vista, além do prefeito Chico Carvalho, também estiveram presentes os vereadores Rivaldo Carvalho, Aldeni Gilson (Nanan), Antônio Augusto da Costa Xavier (Tontonho), do ex-vereador Nonato Apolônio, do líder político Daniel Augusto Xavier, Isabel Xavier, do secretário de Obras, Zé  Mário, e do suplente de vereador Francisco Ciriaco, o Fantico.

Publicidade

Veja mais fotos:

DSC_1860 DSC_1863 DSC_1864 DSC_1868 DSC_1870 DSC_1873 DSC_1876 DSC_1879 DSC_1884 DSC_1888 DSC_1891 DSC_1893 DSC_1895 DSC_1897 DSC_1901 DSC_1903 DSC_1907

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS