Connect with us

GERAL

Pacientes de Massapê do Piauí são atendidos em mutirão de cirurgias de catarata

Publicado

em

O sonho da maioria das pessoas que sofrem com a ausência de visão, causada pela catarata, é de um dia realizar a cirurgia e voltar a enxergar com nitidez e qualidade. Esse sonho está prestes a ser realizado para sete pacientes do município de Massapê do Piauí, através de um mutirão que está sendo realizado na cidade de Picos.

Iniciado na quarta-feira, dia 20, o mutirão de saúde visual é uma ação do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde de 20 municípios da região. Ao todo, 513 pessoas serão atendidas até este domingo (24), no Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM), onde uma estrutura foi montada para atender a população.

Para realizarem a cirurgia, os pacientes inscritos passam por uma triagem. Constatada a necessidade, eles realizam exames preparatórios e, somente após recebimento destes, é que vai estar apto ou não para prosseguir para a etapa seguinte, a cirurgia.

Dos oito pacientes de Massapê inscritos, sete foram avaliados e encaminhados para o procedimento cirúrgico, que será realizado neste domingo, 24.

A Secretaria de Saúde de Massapê do Piauí, além de firmar a parceria com a Secretaria Estadual para o mutirão, também está dando toda assistência, disponibilizando transporte e alimentação para os pacientes e acompanhantes.

Publicidade

Deliany Cavalcanti, gestora da Saúde em Massapê, esteve presente no primeiro dia do mutirão. Ela avaliou o mutirão como uma ação de grande importância, por facilitar o acesso ao tratamento oftalmológico e, de forma gratuita, devolver a condição visual dessas pessoas que estão sendo beneficiadas.

A enfermeira coordenadora da Atenção Básica de Massapê do Piauí, Claudete Batista, tem acompanhado de perto todos os pacientes nas etapas do mutirão.

Catarata
A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino do olho, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS