Connect with us

Massapê do Piauí

Secretária de Saúde de Massapê do Piauí participa Seminário do SUS em Teresina e fala de melhorias no setor

Publicado

em

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) realizaram nos dias 8 e 9 de fevereiro, no auditório do Blue Tree Hotel, em Teresina, o Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde.

O evento oportuniza aos gestores entender melhor sobre o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área. Na programação do Seminário, com palestras como a do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, abordando as perspectivas da gestão estadual do Sistema Único de Saúde no Estado, e do presidente Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Mauro Juqueira, falando sobre ser gestor e fazer gestão em saúde.

A secretária de Saúde do município de Massapê do Piauí, Maria Lúcia de Carvalho, participou do Seminário, e fez uma avaliação positiva.

“Vejo o Seminário como uma reciclagem. À medida que vão sendo colocados orientações aos novos gestores, a gente que já tem noção, que já está à frente da pasta da Saúde há mais tempo, vai aprendendo mais, tirando alguma dúvida e esclarecendo melhor algumas questões. Enfim, é uma forma de acompanhar o processo de atualização dos programas, serviços, uma troca de experiências e o mais importante, que é diagnóstico do município no setor”, disse.

A secretária destacou que o prefeito Chico Carvalho, como é conhecido, nessa nova gestão, vai implementar ainda mais as ações na área da saúde. Uma das melhorias citadas por Maria Lúcia foi a abertura de uma casa de apoio para os pacientes do município, em Teresina. “Na verdade, o município sempre disponibilizou a hospedagem aos pacientes e acompanhantes em Teresina, mas em pensão compartilhada com outros municípios. Pensando em melhoria, no início do ano nós alugamos uma casa, compramos móveis, utensílios e preparamos tudo para acolher somente as pessoas de Massapê. Isso significa mais conforto, privacidade e comodidade. Foi uma melhoria muito grande”, pontuou.

Publicidade

A gestora acrescentou que em breve o prefeito Chico Carvalho estará inaugurando a Unidade Básica de Saúde do povoado São Francisco, populosa comunidade situada a cerca de 24 km da sede. “A obra já foi concluída e parte do material para equipar a UBS já foi adquirido. Muito em breve nós estaremos entregando mais esse grande benefício, que vai proporcionar melhorias na prestação dos serviços de saúde à toda a população da região do povoado São Francisco”, disse.


Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS