Connect with us

DESTAQUES

Veja o que foi discutido pelos vereadores de Massapê na última sessão da Câmara

Publicado

em

Vários assuntos foram abordados pelos vereadores do município de Massapê do Piauí, em seus pronunciamentos na tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão realizada no último sábado, 16, presidida pelo vereador Davi Felipe Alves, do PP.

O primeiro a se pronunciar foi o vereador Wilker Coutinho Silva (PMDB). O parlamentar comentou sobre os Requerimentos de sua autoria que foram aprovados pelo plenário, mas não foram atendidos. Ele solicitou do Governo Municipal a ampliação dos serviços de coleta de lixo, levando aos bairros Gameleira, Espinheiro e Pereiros. Segundo ele, por falta de coleta, a população queima o lixo ou apenas joga por atrás das casas, sendo alvo de reclamação.

“Como é um bairro do município, deve ser coletado o lixo. É só avisar à população o dia que o carro for passar para as pessoas colocarem o lixo, para não acumular. Se jogar atrás das casas, vai trazer insetos e é um perigo, pode causar doenças”, disse.

Vereador Wilker Coutinho

Vereador Wilker Coutinho

Outra reivindicação foi a construção de uma passagem molhada no acesso ao bairro Espinheiro. Ele salientou que no período de chuva, os moradores do bairro ficaram ilhados, sem poder passar. “Só chegava se fosse pelo Chupeirinho, mas é uma volta grande. […] Então, é de grande importância essa passagem molhada”, disse.  O parlamentar reivindicou, ainda, a melhoria da estrada da Gameleira, sugerindo a retirada da areia. Wilker salientou que o período chuvoso já passou e o município deve começar com os serviços de roços e recuperação das estradas do município.

Outras cobranças foi a organização do Cemitério Municipal, fazendo o arruamento e a construção de uma capela, e a recuperação de uma das ambulâncias do município. “Temos uma ambulância que está sendo de grande utilidade para nós, mas a outra, o que vai ser feito, se vai para sucata?”, questionou. O parlamentar frisou que o município possui outros carros sucateados desde outras gestões.

Publicidade
Vereador Aldeni Gilson

Vereador Aldeni Gilson

Em seguida, ocupou a tribuna o vereador Aldeni Gilson de Carvalho, o Nanan (PT). Ele iniciou seu pronunciamento desejando boa recuperação ao vereador Elder Morais, que sofreu um acidente e se encontra em Teresina. “Graças a Deus está bem recuperado. Desejar boa sorte a ele que possa estar em breve com a gente”.

O parlamentar petista repercutiu a questão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Se presidente for cassada é um grande prejuízo para nós, pois temos muitas obras no município em andamento através do Governo Federal. E se isso acontecer, as obras param tudo e será um grande prejuízo para nosso município”, disse. Nanan voltou a falar da obra de construção de um sistema adutor que está sendo construído na região do povoado Vilão. “Já foi feito a escavação no Vilão de cima, agora está no Baixio Grande e em breve vai para o Vilão de Baixo. É uma obra de grande importância para aquelas localidades, que em breve terá água em sua residências e será inaugurada”.  Ao finalizar, ele parabenizou o vereador Wilker pela requerimento da passagem molhada.

Vereador José Juvaldi

Vereador José Juvaldi

O vereador José Juvadi Feitosa, o Didi (PSB), também se solidarizou com o vereador Elder Morais e desejou que o mesmo tenha rápida recuperação, e fez várias cobranças.

O parlamentar solicitou a limpeza do povoado São Francisco, da barragem da sede e o funcionamento do poço da localidade Cana Brava. Didi também cobrou o roço das estradas, que segundo ele, estão muito danificadas por conta das chuvas, e o aterramento da estrada vicinal da Caiçarinha. Outra cobrança foi a capina do povoado Lagoa Grande. A ambulância também foi citada pelo vereador oposicionista. “Quero pedir que fizesse o máximo para trazer essa ambulância e o carro da assistência social que se encontram em Picos”.

O vereador Rivaldo Carvalho (PP) também ocupou a tribuna da Casa. Ele desejou sorte ao colega de bancada, Elder Morais, que está se recuperando de acidente e em breve estará de volta à luta do dia a dia com povo. O parlamentar também comentou sobre o processo do impeachment da presidente Dilma na Câmara dos Deputados, que segundo ele, é resultado de uma briga política. “É uma briga pelo poder que está levando o nosso país para o buraco. A elite estão preocupada só com seu próprio bem, e povo, cada dia sofrendo nas pequenas cidades, nas zonas rurais, principalmente na região Nordeste, que teve um crescimento grande nesse últimos 13 anos, desde que Lula assumiu a presidência da República. É claro que tiveram os problemas, mas pela região Nordeste, quem mais trabalhou foi o Lula”, disse.

Publicidade
Vereador Rivaldo Carvalho

Vereador Rivaldo Carvalho

Sobre o município, Rivaldo voltou a falar sobre as obras em andamento. “Sabemos das dificuldades, da situação que passa nosso país, as dificuldades de liberação de recurso  para chegar em nosso município, mas temos um prefeito que está sempre correndo atrás, buscando nos órgãos do Estado com o governo federal para que essas obras aconteçam em Massapê, obras estas que vem desenvolvendo e mudando a história de nosso município para melhor, porque o trabalho se faz com responsabilidade, administrando com os pés no chão, não deixando nosso município fracassar diante de vários problemas que existem”, disse.  Em resposta às cobranças dos vereadores de oposição, Rivaldo informou que a Prefeitura Municipal já está realizando o processo licitatório para contratação dos serviços de roço e recuperação das estradas.

Vereador José Marilson

Vereador José Marilson

Na tribuna, o vereador José Marilson, do PSB, voltou a comentar sobre o assistencialismo na área da Saúde. Ele reconheceu que a Secretaria de Saúde possui veículos atendendo à população, no entanto, entende que a frota disponível ainda é insuficiente. O parlamentar voltou a cobrar a disponibilidade de transporte para doentes nas localidades. O oposicionista cobrou, também, a construção de banheiro público no povoado São Francisco, segundo ele, um pedido da população, e a caixa de água do poço do Baixio do Deca. “Colocaram a bomba e está funcionando, mas tem que ligar a bomba para pegar água. Se colocasse a caixa seria bem melhor”. Ele repercutiu seu último pronunciamento, quando falou do poço da comunidade Várzea Bela que estava quebrado. “Falaram que não tinha água, e agora foram lá e colocaram uma bomba. É uma região que necessita muito”, pontuou.

 O presidente da Câmara Municipal, Davi Felipe Alves (PP), foi o último a se pronunciar. Ele iniciou falando sobre o trabalho que é desenvolvido pelos vereadores no município, enfatizando o seu. “Eu tenho trabalhado pelo bem estar do povo, e me sinto feliz quando vejo uma região que está sendo beneficiada com alguma benfeitoria. A gente não quer uma coisa para beneficiar a si próprio, e sim, para beneficiar sua comunidade, seu povo. Nossa região é carente. É difícil você ver os problemas todos os dias e querer fugir daquilo. Então, as vezes o prefeito faz um parte e nós vereadores contribuímos com outra. É dever como representante do povo a gente estar presente diante das dificuldades”, disse.

Davi Felipe Alves, presidente da Casa

Davi Felipe Alves, presidente da Casa

Davi afirmou que a tribuna tem sido bem utilizada pelos vereadores. “Graças a Deus, as sessões elas vem acontecendo de forma passiva, a oposição fazendo duas cobranças, a situação defendendo e mostrando trabalho. E é isso aí, lugar do vereador se manifestar é aqui, nessa tribuna”, disse.

O presidente também comentou sobre o poço  da localidade Cana Brava. “O prefeito já mandou várias pessoas lá ver o problemas do poço. A Prefeitura já fez de tudo, colocou os canos, bombas e o poço vai e fecha. Pra tirar a bomba de dentro foi o maior trabalho. O município está aguardando uma máquina para fazer uma limpeza no poço”, explicou. Quanto ao roço e recuperação das estradas, Davi afirmou que a administração está providenciando. Informou, ainda, que duas caixas de água serão instaladas no povoado Porteiras.

Publicidade

Com relação aos serviços de Saúde questionados pelo vereador Marilson, Davi Felipe salientou que a questão não é a grande demanda. “Sou testemunho do esforço do prefeito Chico Carvalho para resolver os problemas das pessoas. “Eu digo ele tem feio muito, tanto que as vezes, as pessoas nem sabem, porque ele está fazendo para beneficiar a população e não para outros saberem”, pontuou.

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS