Connect with us

Massapê do Piauí

‘Viva o Semiárido’ inicia formação de professores em Massapê do Piauí

Publicado

em

Trinta professores da Rede Municipal de Ensino de Massapê do Piauí participam, nesta semana, do seminário de formação do Projeto Viva o Semiárido, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, com uma solenidade realizada na Câmara Municipal. Até a próxima sexta-feira, 22, serão ministradas 40 horas de aula voltadas para discussão teórica, de experiências práticas e elaboração de projetos político pedagógicos. O Viva o Semiárido possui três componentes, e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação.

Os educadores serão capacitados para trabalhar nas escolas do campo um subcomponente da educação, a Educação Contextualizada com o Semiárido, de forma que a população rural aprenda a conviver com a seca e lidar da melhor forma com os recursos e riquezas naturais do lugar onde vivem.

No município, o Projeto será desenvolvido nos núcleos escolares situados nas comunidades São Francisco, Abóbora, Peixe, Angical, Bom Nome e Porteiras, onde serão implementados projetos produtivos, sendo os próprios alunos, professores e gestores, os protagonistas desta ação.

Bruna Leal, secretária municipal de Educação

A secretária de Educação, Bruna Leal, acredita que as ações do projeto promoverão melhorias na educação. “É um projeto muito interessante, que veio para enriquecer a nossa educação. Serão cinco dias de formação e tenho certeza que sexta-feira vocês que participarão dessa formação não serão os mesmos que iniciaram aqui hoje, pois levarão consigo muito aprendizado, que será levado até as nossas escolas e compartilhado com os nossos alunos. Portanto, peço que participem ativamente, que aproveitem ao máximo. Nós de Massapê estamos sendo privilegiados de ter esse projeto em nosso município”, disse.

Publicidade

A gestora enfatizou, ainda, a importância das políticas públicas voltadas para o homem do campo, tendo em vista que é na zona rural onde reside a maioria da população do município.

O engenheiro agrônomo Antônio José, que integra a equipe do Viva, falou sobre as ações do Projeto no município, que tem contribuído com a redução da pobreza por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.

Antônio José, engenheiro agrônomo do PVSA

Segundo ele, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, também está investindo recursos no município através dos planos de negócios direcionados para a ASCOMASSA e a Associação de Curral Velho, para o desenvolvimento das cadeias produtivas como apicultura, ovino e caprinocultura. Um terceiro pleno de negócio, proposto pela ABOMEL, está em andamento.

“Hoje nós estamos trazendo mais atividades do Projeto Viva Semiárido, que envolve a Educação Contextualizada. Afirmo para, vocês com toda veemência, que essa capacitação vai melhorar mais ainda a convivência de vocês com os alunos, dos alunos com vocês, e de vocês com município”, pontuou.

Na abertura, o município apresentou um banner com as imagens das maravilhas do município, alimentos e objetos produzidos no município. Um grupo de alunos da Escola Municipal João Manoel da Costa realizaram uma apresentação de quadrilha junina, tradicional manifestação cultural do município.

Publicidade

Após a cerimônia, foi iniciada a formação, ministrada pela professora Cláudia Lima, socióloga especialista em intervenção psicossocial comunitária e mestre em extensão e desenvolvimento.

Além dos professores, coordenadores e diretores, a cerimônia contou, também, com as presenças de José Manoel de Oliveira, coordenador da Unidade Gestora do Projeto (UGP) da região de Picos (Território Vale dos Guaribas), Francisca Lisboa, coordenadora da Educação Contextualizada, dos secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Fredy Lima (do Serviço Militar), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Roberto Carvalho (de Esportes), Maria Lúcia (de Saúde) e Francivaldo Reis (de Agricultura), e do vereador Antônio Augusto (Tontonho), dentre outros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– ‘Projeto Viva o Semiárido’ é lançado para agricultores em Massapê do Piauí
– Associações de Massapê terão investimentos de R$ 615 mil pelo programa ‘Viva o Semiárido’

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS