Connect with us

DESTAQUES

Missa abre o 111° festejo de Santa Ana, padroeira de Monsenhor Hipólito

Publicado

em

Uma multidão de fiéis lotou a igreja matriz de Monsenhor Hipólito na noite de ontem (17), as pessoas foram prestigiar a 1ª noite de novena/missa em honra a padroeira do município Santa Ana, que tem como tema: Santa Ana, a face do amor voltada para a família. A missa foi presidida pelo Bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz. As festividades estão na sua 111ª edição e seguem até o dia 26 de julho.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

A cidade de Monsenhor Hipólito muda sua aparência nesse período de festejo. O colorido das bandeirolas dá ao município um ar de alegria aos hipolitanos, as praças com um ambiente acolhedor e banners com as imagens de Santa Ana destacando suas obras e ações pelas ruas da cidade provocam um sentimento de harmonia, fé e devoção.

Outros sacerdotes como o pároco da paróquia de Santa Ana, Espedito Antônio de Oliveira e Pe Manoel Antônio de Moura, vigário paroquial de Alagoinha do Piauí, foram concelebrantes da novena/missa. Os noitários que conduziram a liturgia foram a Pastoral da Juventude, Crisma e Secretaria Municipal de Cultura. A novena teve como subtema: Com Santa Ana Somos Jovens em Ação.

No momento da reflexão, Dom Plínio falou sobre os milagres de Jesus, bem como seguir os seus ensinamentos. “Aprendei em mim que sou humilde e manso de coração”. Jesus dizia as coisas certas nas horas certas. Ele também lembrou os 448 anos do martírio de Santo Inácio de Oliveira e mais 39 companheiros.

Publicidade

A coordenadora da pastoral da juventude Santynha Bezerra, destaca o sentimento em poder observar todos os momentos investidos em preparação e organização para o festejo se tornando realidade. “É muita gratidão. Vejo a participação dos jovens, da comunidade, das autoridades, foi muito bonito. Estamos há dois meses realizando o planejamento do festejo. E hoje temos uma novena com muita participação e muita alegria”, frisou Santynha Bezerra.

A secretaria de cultura do município foi à pasta convidada do município, para ser um dos noitários, a fim de conduzir a liturgia da novena. O secretário de cultura Ernandes Bezerra fala da alegria de além de poder participar, estar celebrando a primeira noite de festejo em honra a Santa Ana.

“Recebemos o convite, juntamente com o grupo de jovens, para participar do festejo e realizar a abertura. É uma satisfação muito grande para a secretaria de cultura, porque juventude e cultura têm tudo haver. Ressalto o apoio da prefeitura e da paróquia Santa Ana, todos juntos somamos e conseguimos realizar com perfeição e beleza essa primeira noite de novena em honra a senhora Santa Ana”, disse o secretário.

Diversos fiéis e devotos de Santa Ana estiveram presentes na abertura do festejo. Dentre eles destacamos o Satírio Sousa que conta a nossa equipe de reportagem qual o sentimento em poder participar como devoto de mais um ano de festejo em honra a sua padroeira.

“Sentimento de muita gratidão, fé e alegria, porque Santa Ana representa esse momento aqui para nós hipolitanos. Desde que nascemos, sempre que podemos estamos aqui presentes. Também é um momento ao qual favorece que nossos familiares que estão espalhados pelo Brasil inteiro retornem a sua cidade natal, para comemorar com a gente esse momento. Só temos a agradecer tudo isso que Santa Ana pode nos prestigiar”, falou o devoto.

O prefeito municipal Dr. Zenon Bezerra e sua família também estiveram presentes na abertura do festejo e o gestor destaca a importância da realização dessas atividades religiosas no município. “Essa abertura foi um esplendor, maravilha de missa, uma celebração que preenche nosso coração de fé, celebrada pelo nosso Bispo Dom Plínio”, finalizou o gestor  afirmando que neste período Monsenhor Hipólito se transforma na Babilônia do Vale do Riachão.

Publicidade

No final da celebração a equipe da PJ entregaram lembranças do festejo, ao Bispo, ao coral que parte veio da catedral. A novidade deste ano é a exposição no adro da igreja feita pela professora Rosa Melo – uma exposição de arte e cultura da caatinga, retratada através de fotografias.

Diversas autoridades do município estiveram presentes, prestigiando o momento de fé e devoção a padroeira Santa Ana, como, o prefeito Dr. Zenon de Moura Bezerra, a primeira dama Maria Eneide Modesto Bezerra, os vereadores  Percialiana Bezerra, Fábio José, o secretário de cultura e membro da PJ, Ernandes Bezerra e a coordenadora da PJ e Chefe de Gabinete da Prefeitura Santynha Bezerra.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS