Connect with us

GERAL

Prefeitura divulga programação completa da festa de emancipação politica de Monsenhor Hipólito

Publicado

em

Nesta sexta-feira (26) o município de Monsenhor Hipólito completa 62 anos de emancipação política-administrativa. E para comemorar essa data a Prefeitura Municipal na gestão “Mais trabalho, novas conquistas” na administração do prefeito Zenon Bezerra, através da Secretaria de Cultura, planejou uma serie de atividades como: hasteamento de bandeiras e execução de hinos, missa, premiação do campeonato municipal de futebol amador 2019, corte de bolo e show pirotécnico.

Além das atividades em comemoração ao vigésimo segundo aniversário de Monsenhor Hipólito, à noite a praça pública do município será animada pelas seguintes atrações: Paulo de Tássio, Ed Sacana, Vando dos Teclados e o cantor Luan Estilizado.

_Confira a programação:

Dia 26/07 sexta-feira

08h – Hasteamento das bandeiras e execução dos hinos (Praça Joaquim Bezerra)

Publicidade

15h – Missa em ação de graças pelos 62 anos de Monsenhor Hipólito (Igreja Matriz de Santa Ana)

21h – Show com Vando dos teclados

22h – Premiação do campeonato municipal de futebol amador 2019

23h – Show com Paulo de Tássio

00h – Corte do bolo e Show pirotécnico

Publicidade

01h – Show com Luan Estilizado

03h – Show com Ed Sacana

Dia 27/07 sábado

21h – Show com Paulo de Tássio

23h – Show com a banda Forró Tô na Farra

Publicidade

01h – Show com Waldo & Felipe

03h – Show com Andrezinho de Ouro

_História do munícipio:

Monsenhor Hipólito é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 06º59’47” sul e a uma longitude 41º01’47” oeste, estando a uma altitude de 257 metros, ficando a 370 km da capital Teresina. Sua população segundo o censo de 2010 era de 7391 habitantes. Tem uma área de 401,433 km². Há alguns anos a cidade vem ficando muito prestigiada devido a prêmios educacionais em níveis estaduais e nacionais que os alunos da rede de ensino vem conseguindo. Além de ser considerada pelos hipolitanos como a cidade dos ambulantes batonzeiros.

Monsenhor Hipólito, teve origem no vale do Rio do Riachão, onde a incidência de pequenos olhos d`água, nascentes, além do rio Riachão facilitaria a criação do rebanho. O povoado teve início na fazenda “Riachão”, de propriedade dos senhores Vítor Hipólito Ferreira, Izídro Pereira Bezerra e Antônio dos Anjos, e recebeu o mesmo nome da fazenda. Esta era de gado e logo atraiu outros moradores que foram também se dedicando a agricultura.

Publicidade

O primeiro comerciante do povoado Riachão foi o senhor Carlos Hipólito Ferreira, pai do Monsenhor João Hipólito de Sousa Ferreira, que posteriormente legaria seu nome à cidade, a despeito de ter nascido na fazenda “Lagoa do Rato” de propriedade de seus avós, no atual município de Fronteiras.

Com o processo de evolução surgiu nos anos 50, um movimento para a sua emancipação política, que teve como líderes os senhores José Alves Bezerra, Virgílio de Sá Bezerra e Manoel Alves Bezerra.

José Alves Bezerra Foi elevada à categoria de cidade com o nome de Monsenhor Hipólito, pela lei n.º 1.445, sancionada pelo então governador Jacob Gaioso de Almendra, em 30 de novembro de 1956.

Sua instalação oficial ocorreu no dia 26 de julho de 1957 com a presença do Governador e de muitas outras autoridades do Estado e da Região. Nomeado prefeito, interinamente, Manoel Bento Rodrigues que era casado com a senhora Maria Rodrigues de Lima. A partir desta data foram eleitos os demais prefeitos, vice-prefeitos e câmara de vereadores pelo voto popular, direto e secreto. Antes, o Povoado era jurisdição de Picos, a quem sempre pertenceu até sua emancipação.

Poderíamos chamar Monsenhor Hipólito de “Garganta Verde”, haja vista seus extensos mandiocais e seus verdejantes carnaubais, cuja paisagem oferecida é encantadora.

Publicidade

Não poderíamos deixar de reverenciar as memórias dos falecidos, Ângelo de Maria Bezerra, Jair Pereira Bezerra e Sinhá Leitão, precursores da educação no município e que muito contribuíram para sua emancipação e progresso.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS