Connect with us

MUNICÍPIOS

No Piauí, 7 prefeitos foram cassados e 6 estão no cargo por força de liminar; outros 14 ainda podem ser cassados

Publicado

em

Muito embora a maior parte dos crimes eleitorais ocorra sob o ‘conhecimento’ de muitas instituições reguladoras, tais como a Polícia, o trâmite de processos envolvendo políticos que abusaram do poder para conquistar votos é um caso difícil de chegar ao fim. A maioria das ações judiciais vão sendo proteladas até à última instância, culminando na permanência dos envolvidos em seus respectivos cargos.

De acordo com relatório expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE) fornecido à reportagem de O Olho, até o dia de hoje (14/01), um total de sete prefeitos foram cassados em relação ao pleito de 2012. Contudo, apenas Edilberto Abdias de Carvalho não continua mais no cargo, tendo em vista a realização de nova eleição no município de Simões. Os demais, que correspondem a quase totalidade do número de prefeitos e vice-prefeitos cassados, ainda continuam exercendo o mandato por força de liminar e recursos especiais.

Os processos tratam de Recurso contra expedição de diploma (RCED), Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Representação (RP) ou Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). A maioria dos processos envolvendo prefeitos é derivada de casos como abuso de poder político e econômico, compra de votos, transporte de eleitores ou mesmo a retenção de salários de servidores municipais, bem como demissões de comissionados em razão de ‘fatores políticos’.

LISTA DE PREFEITOS e VICE-PREFEITOS CASSADOS QUE CONTINUAM NO CARGO

É válido ressaltar que alguns gestores enfrentam mais de um processo, a exemplo dos prefeitos e vice-prefeitos de São Miguel da Baixa Grande e Esperantina.

LISTA DE VEREADORES CASSADOS QUE CONTINUAM NO CARGO

Publicidade

Na lista de políticos eleitos no pleito de 2012 que foram cassados também consta o nome de seis vereadores, que se mantém nas respectivas Câmaras Municipais por força de liminar ou recursos especiais. Todos aguardando uma decisão final do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE).

Outros 14 prefeitos enfrentam ações por compra de voto ou abuso de poder

A lista de políticos que enfrentam ações judiciais continua a crescer. Dados do Tribunal Regional Eleitoral fornecidas ao O Olho dão conta que outros 14 prefeitos estão envolvidos em ações contra expedição de diploma, investigação judicial, bem como impugnação de mandato. Todas as ações ainda não foram julgadas, podendo culminar em novas cassações por parte da Justiça Eleitoral.

 

 

Fonte: O Olho

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS