Connect with us

MUNICÍPIOS

Novos soldados da PM reforçarão a segurança em Simões e Pio IX

Publicado

em

A Polícia Militar do Piauí realizou, nessa quarta-feira (14), a solenidade de Formatura de 242 alunos do Curso de Formação de Soldados 2015, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Durante o evento, o governador Wellington Dias já assinou a nomeação dos 242 novos soldados que passam a integrar o quadro da PM no Estado, fez a entrega do material de equipamento individual (500 pistolas e 500 coletes), autorizou a bonificação para apreensão de armas e a realização de curso para a formação de sargentos.

Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), terá a formatura de mais militares, sendo 80 na cidade de Picos e 79 em Floriano, totalizando 401 novos soldados que irão trabalhar no interior do estado. Eles foram aprovados em concurso realizado em 2013. O curso teve duração de 8 meses.

O governador afirmou que os novos soldados vão ajudar a diminuir a criminalidade e que ele irá investir cada vez mais na Polícia Militar.( Foto: Jardenya Bezerra)

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Carlos Augusto Gomes de Souza, enfatizou que o papel da PM é cuidar das pessoas do Piauí e revelou que 88% do efetivo hoje já tem curso superior em diversas áreas do conhecimento. “Todos esses profissionais irão trabalhar no interior do estado, nos diversos municípios, principalmente nas nossas divisas que são vulneráveis hoje, sobretudo em relação ao tráfico de drogas e nós precisamos fazer as barreiras. Temos policiais que vão servir em Morro Cabeça no Tempo, em Avelino Lopes, Júlio Borges, Curimatá, Corrente, Simões, Pio IX, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Pedro II, Castelo do Piauí, enfim, em vários municípios piauienses. Após a nomeação, eles já serão distribuídos para as cidades do interior do Piauí”, declarou o comandante.

O governador Wellington Dias afirmou que os novos soldados vão ajudar a diminuir a criminalidade e que ele irá investir cada vez mais na Polícia Militar. “Certamente isso vai refletir numa condição melhor, não só no planejamento, mas de maior segurança, reduzindo os indicadores de violência com o apoio da PM, que é um instrumento de competência e capacidade técnica. Eles estão bem preparados e com bons equipamentos. Espero que possamos ter em 2016 uma capacidade de investimento cada vez maior nessa área”, declarou o governador.

A nomeação foi muito comemorada pelos novos policiais militares, corporação e familiares. Durante o discurso, o policial Medeiros, orador da turma, destacou o esforço dos companheiros. “Somos vencedores. Essa luta começou em 2 de outubro de 2013, com a publicação do edital do concurso. Foram 30.000 candidatos e vencemos as 5 etapas. Em 23 de fevereiro de 2015 iniciamos o curso e hoje colhemos os frutos da nossa dedicação. Não há como não se emocionar e agradecer a todos que fizeram parte desta jornada, que segue”, declarou o novo membro da PM.

Publicidade

Os três melhores alunos, Tércio Solon, José de Arimateia e Geovane de Oliveira, foram homenageados pelos bons resultados no curso.

O tenente-coronel Silva Ramos explica que, durante a formação, os policiais receberam aulas de conhecimento jurídico, operacional e conhecimento humano, totalizando 980h. “Os novos policiais devem passar não só uma sensação de segurança, mas também se utilizar de todos os meios para garanti-la à população, mantendo a ordem e trabalhando para diminuir a violência”, declarou Silva Ramos.

O militar garante que a área do conhecimento humano com ênfase na proteção de segmentos vulneráveis, especialmente crianças, idosos, mulheres e homoafetivos, é um dos destaques do curso de formação. Silva Ramos garante que a PM desenvolve ações articuladas em várias áreas de governo para garantir a inclusão social e o fim da discriminação contra grupos minoritários.

Participaram da solenidade o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto; o comandante do Cfap, tenente-coronel Silva Ramos; os secretários Franzé Silva, Rejane Dias e Francisco Limma, além dos deputados João de Deus e Dr. Hélio Oliveira, entre outras autoridades civis e militares e os familiares.

Convocações em 2016

Publicidade

O governador declarou que até o fim do ano espera finalizar o cronograma para convocação de mais policiais e falou das expectativas, apesar do momento difícil que o Brasil está passando. “Ainda neste ano vamos apresentar um cronograma com os primeiros chamamentos. A probabilidade maior é que seja no início de 2016 e, a partir desse cronograma, tratar das necessidades do estado dentro das nossas condições. Estamos perto do limite prudencial. A folha de pagamento está perto dos 90% do que seria esse limite e vamos ter muito cuidado, porque quando isso acontece, é ruim para todo mundo. Vou lançar esse cronograma, não só para a área civil, mas uma nova etapa para a militar e outras áreas importantes para o Estado”, declarou o governador Wellington Dias.

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS