Connect with us

MUNICÍPIOS

Padre Marcos, Massapê e mais 30 municípios do Piauí serão beneficiados com o Projeto “Viva o Semiárido”

Publicado

em

Com o objetivo global de contribuir para reduzir os níveis de pobreza e de extrema pobreza da população rural – homens, mulheres e juventude – da região do semiárido do Piauí o “Viva o Semiárido” pretende melhorar a renda agrícola e não-agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda e a dotação de ativos produtivos das famílias rurais pobres da região do semiárido do Estado.

A população alvo do projeto é constituída por aproximadamente 75.000 lares rurais que vivem em condições de pobreza. Os beneficiários diretos são estimados em 22.000 famílias rurais, priorizando as mulheres, quilombolas e jovens.

A Seduc participará como agência co-executora e esse trabalho se dará com base em Acordos Específicos de Implementação, assinados entre a Unidade de Gestão do Projeto – UGP e cada uma delas. Estes acordos, gerais e em bases anuais, estabelecerão os programas de trabalho de cada agência co-executora, as metas a serem atingidas e a contribuição financeira do Projeto para cada agência executar as atividades acordadas. 

De acordo com o professor Dante Galvão, técnico da gerência de inclusão e diversidade da Seduc a secretaria trabalha com a perspectiva de formar técnicos com foco na convivência com o semiárido. “Nosso trabalho será com as escolas regulares, fundamental e médio, escolas agro técnicas, analisando as condições operacionais, oficinas, subsídios, professores da rede, transporte, produção de material de mídia e ainda ações de formação de professores, elaboração e publicação de materiais, como caderno de experiências, com o foco na educação contextualizada no semiárido”.

O Projeto tem como fundamento legal o Acordo de Financiamento a ser assinado entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, sendo o Governo Federal o garantidor do empréstimo.

Melhorar a produção agrícola e não-agrícola dos produtores pobres e o acesso ao mercado e às cadeias de valor relevantes, provendo assistência técnica adequada, recursos financeiros e fortalecendo suas organizações sociais e produtivas; Fortalecer as capacidades da população alvo, em particular a dos jovens, para gerar renda e acessar os mercados de trabalho, por meio da disseminação de conhecimento específico ao ambiente semiárido, bem como pela promoção da educação técnica e profissional; Reforçar a capacidade de instituições rurais chave para desenvolver sistemas de assistência técnica, desenhar e implementar políticas de desenvolvimento rural na região do semiárido, são os objetivos específicos do projeto.

Os critérios utilizados para seleção dos municípios da área de atuação foram: pertencer a territórios de identidade rural, municípios com baixo IDH, municípios situados no semiárido e municípios com potencial produtivo.

Publicidade

O projeto abrangerá 4 dos 11 territórios nos quais o estado se divide. Estes territórios ocupam a maior parte da região semiárida do Piauí e inclui 89 municípios. Os territórios incluídos são: Vale do Sambito (15 municípios); Vale do Rio Guaribas (39 municípios); Vale do Rio Canindé (17 municípios); e Serra da Capivara (18 municípios).

Tabela 1: Municípios atendidos pelo PVSA.

TERRITÓRIO GRE MUNICÍPIOS
Vale do Sambito 7ª GRE Barra d?Alcântara
7ª GRE Francinópolis
7ª GRE Lagoa do Sítio
7ª GRE Pimenteiras
7ª GRE Valença do Piauí
Vale do Rio Guaribas 9ª GRE Campo Grande do Piauí
9ª GRE Dom Expedito Lopes
9ª GRE Francisco Santos
9ª GRE Itainópolis
9ª GRE Massapê do Piauí
9ª GRE Picos
16ª GRE Caldeirão Grande do Piauí
16ª GRE Padre Marcos
16ª GRE Marcolândia
16ª GRE Pio IX
17ª GRE Acauã
17ª GRE Betânia do Piauí
17ª GRE Jacobina do Piauí
17ª GRE Paulistana
17ª GRE Queimada Nova
Vale do Rio Canindé 8ª GRE Colônia do Piauí
8ª GRE Oeiras
8ª GRE Santo Inácio do Piauí
8ª GRE São João da Varjota
12ª GRE Bela Vista do Piauí
17ª GRE São Francisco de Assis do Piauí
Serra da Capivara 12ª GRE Capitão Gervásio Oliveira
13ª GRE Coronel José Dias
13ª GRE Guaribas
13ª GRE Jurema
13ª GRE São Raimundo Nonato
13ª GRE Várzea Branca

Fonte: Seduc/PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS