Connect with us

GERAL

Em Padre Marcos, professores são capacitados para o uso das novas tecnologias

Publicado

em

A tecnologia está presente nas escolas e nas salas de aula, e dominar os recursos existentes é uma necessidade para educadores. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a empresa ContourGlobal, ofereceu um curso de informática para uma turma de 18 professores da Rede Pública Municipal de Ensino.

O curso foi ministrado pelo SESC Ler Araripina e teve duração de um mês, com aulas aos sábados e domingos, com uma carga horária de 80 horas. A certificação dos concludentes do curso aconteceu na tarde do último sábado, 14.

Erik Medeiros, instrutor do curso, afirmou que os professores foram capacitados para o uso do computador tanto para o ambiente doméstico, como no ambiente de trabalho.

“Trabalhamos desde a computação básica, o uso do sistema operacional Windows 10, mais o pacote office com três softwares, o powerpoint, excel e word, para que possam utilizá-los nas atividades educacionais, sejam as planilhas eletrônicas, edição de texto para a elaboração de conteúdos didáticos e provas, apresentações de slides”, disse. Ao final, os professores alunos foram avaliados pela frequência e conteúdo produzido por eles próprios.

A capacitação é parte do projeto social do parque eólico Chapada do Piauí para o município de Padre Marcos. Inicialmente, foram montados três laboratórios de inclusão digital nas escolas Cândida Macedo e José de Moura Leal (Tio Zezito), na sede, e Davi Severiano de Carvalho, no povoado Riacho do Padre.

Publicidade

De acordo com Shayene Melo, representante da Contour Global, a empresa ainda vai oferecer mais duas reciclagem aos professores nos próximos dois anos, além da manutenção dos equipamentos das salas digitais até 2021. “O município de Padre Marcos foi contemplado com três projetos sociais, esse de inclusão digital, além da reforma do Estádio Municipal, com a construção de vestiário, área de lazer, alambrado e iluminação, e a instalação de uma academia de saúde ao ar livre.”, disse.

O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, falou sobre a importância da atualização dos profissionais para o uso das novas tecnologias. “O computador e a internet são, hoje, recursos essenciais na formação escolar dos nossos alunos. Dessa forma, o professor também precisa se atualizar, estar capacitado para inserir em sua didática a utilização de novas tecnologias. E é isso que nós estamos fazendo. Ao final desse curso, os professores conseguiram desenvolver atividades que antes tinham dificuldade, as que agora estão aptos a colocar em prática na sala de aula tudo o que vivenciaram nesse mês de curso.”, disse.

O gestor destacou que o município já possui um trabalho de formação de 60 professores para a área da informática, com a oferta de cursos em três níveis – inicial, intermediário e o avançado – com um instrutor do próprio município.  “Nas reuniões pedagógicas a gente ouvia bastante dos professores relatos de que eles tem o recurso na escola, mas não sabem utilizar. Essa é uma realidade que está sendo mudada a partir desses cursos.”, pontuou.

Claudineia Macedo, professora da Escolinha Tio Zezito, foi uma das participantes do curso. Para ela, foi um aprendizado importante. “O curso foi maravilhoso, excelente. Aprendi muita coisa que eu não sabia. Computador eu só conhecia de vista, agora faço tudo. Vai ser muito útil para o trabalho na sala de aula.”, disse.

_Mais fotos

Publicidade

     

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS