Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

II Plenária é realizada em Padre Marcos e discute saúde, democracia e fortalecimento do SUS

Publicado

em

Com o objetivo de discutir, avaliar e aprimorar a gestão em saúde, visando a construção de políticas públicas que melhorem o Sistema Único de Saúde – SUS, o município de Padre Marcos promoveu nesta quinta-feira, 28, a II Plenária de Saúde.

Realizada pela Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Saúde e do  Conselho Municipal de Saúde, o evento discutiu sobre o tema “Saúde, democracia como direito: desafios e perspectivas para o  fortalecimento do SUS”.

O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal e reuniu profissionais de saúde, autoridades, secretários  e diversos representantes de seguimentos da sociedade civil.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde Wiliane Kelly, fez a abertura do evento. “Sejam todos bem vindos a este importante  espaço de discussão e construção de políticas públicas voltadas a saúde de Padre Marcos. Agradeço a participação de todos que é essencial nesse processo democrático”, disse.

    

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, iniciou frisando a importância da plenária como um espaço de discussão para a melhoria da saúde. “A plenária é um momento importante, democrático, onde iremos fazer um diagnóstico das políticas públicas de nosso município. Esse é momento de  detectar os problemas  e apontar as soluções, visando a melhoria do SUS, como forma de buscarmos a cada dia melhorar mais  a saúde, tanto no atendimento humanizado, como em melhorias estruturais”, afirmou o gestor.

Publicidade

Valdinar ainda falou sobre os problemas enfrentados na pasta e pediu a colaboração de todos para o melhor desenvolvimento de ações da saúde. “Se o atendimento não estiver bom, ou se o local de atendimento não estiver com a estrutura adequada,  não deve ser nas esquinas da cidade que o profissional deve falar, pois não resolve, mas sim procurar a Secretaria para que ela tome conhecimento e procure resolver. Como profissional é preciso deixar a política partidária de lado, existem muitos problemas sim, mas temos buscado resolver. Por isso,  nosso pedido é  para que tenhamos um melhor diálogo, e que nos ajudem a administrar, pois,  não temos como fazer isso sozinho, sem colaboração de vocês”, destacou o gestor.

Dentre outros pontos,  o prefeito  ainda anunciou a construção do prédio próprio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde o  projeto está  em processo de licitação.

A  palestra magna  foi realizada pela  enfermeira e especialista em saúde pública, Jannaína Alencar Castro, que abordou o tema central do evento. Em sua fala, Jannaína ressaltou que a plenária é momento de discussão e construção daquilo que os profissionais querem para a saúde.“É nesse espaço que vamos trazer aquilo que pensamos que está distante para perto de nós, é daqui que as nossas ideias e propostas saem para ganhar foco lá na frente, é nesse lugar que  temos direito a voz  para  que a realidade da saúde seja mudada”, destacou.

A enfermeira, também defendeu o Sistema único de Saúde. “O SUS, é  eficaz, válido e transforma a vidas de pessoas, e foi projetado para funcionar e funcionar bem, mesmo que por muitas vezes se resuma a filas, a falta de atendimento, e seja rotulado como um sistema falido, na verdade não é.  O SUS é um sistema como potencialidades e atende a todos como direito igualitário. Todos tem acessoa a ele, independente de nossa condição social, então eu visto a camisa do SUS, e  defendo-o por dias melhores”, pontuou.

Durante sua palestra, a especialista em saúde pública fez uma dinâmica e também apresentou um vídeo de uma usuária do SUS , que fez um relato de uma vivência positiva do Sistema.

Publicidade

Durante o evento, a coordenadora de saúde, Milena Leal, apresentou o diagnóstico situacional da saúde de Padre Marcos, onde relatou e mostrou em slide, os serviços ofertados, as atividades e campanhas promovidas, bem como,  aquisição de veículos e equipamentos e reformas de UBSs,  dentre outros.

Um dos pontos destacados por Milena, foi a realização das propostas apresentadas na última Conferência de Saúde, como a reforma do hospital local, ampliação das equipes de saúde, conclusão da UBS do Riacho do Padre e a agilidade na marcação de exames. Ações essas  todas realizadas na gestão do prefeito Valdinar Silva.

Participaram também do evento, os secretários municipais, de Saúde, Maria Lúcia, de Administração, Thuanny Mikaella, de Assistência Social, Lucicleide Dias, de Educação Eraldo Gomes, o vereador Iranildo Carvalho e o presidente da Câmara,  Adão José.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS