Connect with us

GERAL

Mais de 100 pacientes de Padre Marcos são atendidos na Oficina Ortopédica do CEIR em Jaicós

Publicado

em

Mais de 100 pacientes do município de Padre Marcos, estiveram nesta segunda-feira (20), na cidade de Jaicós, para terem acesso aos atendimentos disponibilizados pela Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), que integra o Programa Passo à Frente.

A ação teve início na manhã de hoje e segue até a quarta-feira (22), atendendo a pessoas dos municípios de Jaicós, Padre Marcos, Belém do Piauí, Itainópolis, Vera Mendes, Conceição do Canindé, Geminiano, Patos, Campo Grande e Massapê do Piauí, no Salão Paroquial, bairro Serranópolis.

A prefeitura Municipal de Padre Marcos, através da Secretaria de Saúde, fez a mobilização dos pacientes e disponibilizou o transporte para locomoção dos mesmos até o município.

Os pacientes foram acompanhados pela secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva e os fisioterapeutas Conceição Bezerra e Darlan Alencar, que informou que foram atendidas 110 pessoas, totalizando 160 processos.

A secretária Maria Lúcia, em entrevista ao Cidades na Net, falou da importância da ação. “Desde abril que tentávamos receber esse programa, mas ainda não tínhamos sido chamados para as cidades vizinhas, então fui atrás e consegui os atendimentos para Padre Marcos. A ação vai desafogar muito nossa secretaria, o programa Passo a Frente foi de extrema importância para nós, pois não teria como adquirirmos equipamentos para todos que precisam” disse.

Publicidade

Ainda segundo ela, o município tem uma grande demanda e não seria possível atender a todos. “Padre Marcos tem uma demanda muito grande, realizamos mais de 150 cadastros. Ficamos muito felizes em poder receber esses benefícios de próteses, órteses, cadeiras de rodas, porque tem muita gente necessitando e o município não teria condição de arcar com tudo” falou.

Anatália Maria de Carvalho, de Padre Marcos, que levou a avó para receber atendimento, disse que a mesma não tem condição de comprar uma cadeira. “É uma ação muito importante, muito boa. Minha vó usa uma cadeira emprestada porque ela não tem condição de comprar uma cadeira de roda, então a ação é muito importante para todos que precisam. Agora espero que dê tudo certo e com fé em Deus ela consiga a cadeira” disse.

A oficina é uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o CEIR.

Através da oficina, os pacientes atendidos são beneficiados com a produção de órteses e próteses, coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito, e meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores.

Os atendimentos iniciam a partir das 08 horas da manhã e serão realizados até o fim da tarde da quarta-feira (22). Todos os equipamentos produzidos serão entregues no dia 20 de setembro, em uma solenidade de encerramento do projeto, que será realizada também no município de Jaicós.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS