Connect with us

Alegrete do Piauí

Multidão caminha 4 km entre Caboclo e Padre Marcos durante Pré-Romaria da Terra e da Água  

Publicado

em

Uma multidão de fiéis participou na tarde e noite desta terça-feira, 01, Dia do Trabalhador, de uma  Pré-Romaria em preparação para a 14ª Romaria da Terra e da Água,  que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, em Paulistana.

Além da preparação para a Romaria, o ato religioso teve por objetivo reanimar a fé dos paroquianos,  bem como,  refletir sobre os problemas de água que atingem a região,    sensibilizando os fiéis a defenderem a natureza.

Clique aqui e veja todas as fotos!

A Pré-Romaria reuniu fiéis católicos do Zonal VIII, composto pelas Paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora de  Fátima, São Cristóvão, São Simão e Área Pastoral de São Francisco de Assis, que, um em ato de fé,  percorreram 4 quilômetros em caminhada que saiu do Açude Caboclo até a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Padre Marcos.

No Açude Caboclo, foi realizado um momento de oração e reflexão em torno da preservação da natureza.  O açude, que  era responsável pelo abastecimento de água das cidades de Belém e Padre Marcos, secou no ano de 2017, e mesmo com a grande quantidade de chuvas registradas em 2018, o reservatório acumulou pouca água.

Publicidade

Após o momento de oração, constava na programação uma carreata até a sede de Padre Marcos,  mas, em um ato soberano de devoção a Deus, os paroquianos decidiram fazer o percurso de 4 quilômetros em caminhada, que culminou  em frente à igreja, onde uma missa campal  foi celebrada.

Durante toda a caminhada,  que foi conduzida pelo prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva e o vereador Antônio Chiquinho, os fiéis que conduziam faixas e imagens de santos,  cantaram e  louvaram a Deus todo o percurso.   Tendo em vista, o  Dia do Trabalhador, os paroquianos fizeram uma parada em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

A missa  foi presidida pelo padre  Pio Feitosa, da Paróquia São Cristóvão, em  Marcolândia, e concelebrada pelos padre Fernando Amando,  da Paróquia  Santo Antônio,  Miguel Feitosa, da  Paróquia São Simão,  Antônio Ismael, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e padre Francisco Berto, da Área Pastoral de São Francisco de Assis.

A  homília realizada pelo pároco  Francisco Berto, da Área Pastoral de Curral Novo do Piauí.  O sacerdote fez uma reflexão acerca do dia do trabalhador.  “O trabalho é um dom de Deus,  o senhor nosso pai é um trabalhador por excelência, ele  fez  com maestria, bondade, misericórdia  toda a obra da criação, desde o primeiro dia quando criou a luz  com força da sua palavra, até  o sétimo  dia, quando instituiu o dia para o seu descaso,   mas,  ele não só descansou, o senhor olhou e contemplou toda a sua obra, como  era, e é  maravilhosa”, disse.

Em entrevista, o padre Fernando Amando falou sobre a Pré-Romaria. “Esse momento foi um compromisso que assumimos na Assembleia Diocesana em 2017, como parte das atividades que faríamos como Zonal,  para prepararmos nosso povo para grande Romaria. E estou sublime com esse ato, principalmente, com participação expressiva do povo de Deus”,  disse.

Padre Fernando ainda expressou seu sentimento pela realização do evento. “Meu  coração está irradiando  alegria, pois  tínhamos a ideia de  realizar uma carreata com as comunidades, mas o fervor do povo, trouxe ao padre o desejo de vir caminhando, o que foi uma  das maiores bênçãos de Deus, porque a caminhada foi mais calorosa e expressiva,” frisou.

Publicidade

Por fim, o pároco informou que as inscrições para participar da Romaria  da Terra e da Água, em Paulistana, seguem abertas até  30 maio. Os interessados devem procurar se inscrever logo, pois  as vagas são  limitadas.

A Pré-Romaria reuniu fiéis dos município de Padre Marcos, Belém do Piauí,  Curral Novo, Caridade, Alegrete, Francisco Macedo,  Marcolândia e Simões, incluído as  comunidades rurais das áreas pastorais.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS