Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos, 27 anos sem Dr. Francisco Macedo: ‘Vou seguir seu exemplo’, diz o filho

Publicado

em

Há 27 anos, a população do município de Padre Marcos recebia a triste notícia da morte do renomado médico e ex-prefeito, Dr. Francisco Luís de Macedo, que foi assassinado na zona leste de Teresina.

Mesmo passados tantos anos, a data de 29 de abril é marcada por muita tristeza, principalmente, para os remanescentes daquela época, que conviveram diretamente com o Dr. Francisco Macedo. Dada a importância de sua história, por lei, o dia 29 de abril é feriado municipal em Padre Marcos.

‘Doutor Francisco’, como era popularmente conhecido, nasceu em 27 de agosto de 1949, no povoado de Boa Esperança, na época, município de Jaicós, hoje, cidade de Padre Marcos. Era filho do comerciante Luís Miguel de Macedo (Luisinho Miguel) e de Margarida de Jesus Alencar Macedo (Guida). Foi casado com a servidora pública Maria Rosa Macedo, com quem teve um casal de filhos, Cândida Carolina e Waldemar Neto.

Faleceu aos 40 anos de idade, no auge de sua carreira política, após encerrar seu mandato de seis anos à frente da Prefeitura de Padre Marcos. Naquela época, Francisco Macedo tinha projeções políticas para o cenário estadual.

D. Francisco Macedo e o governador Hugo Napoleão

D. Francisco Macedo e o governador Hugo Napoleão

Em sua memória, foi instalado um município no Estado do Piauí, que leva seu nome. Em 1995, o povoado Canabrava, que pertencia ao município de Padre Marcos, foi emancipado. Os líderes políticos da época decidiram por homenagear o saudoso ex-prefeito Francisco Luís de Macedo, denominando o novo município de Francisco Macedo.

Publicidade

Exemplo
Em entrevista, o jovem médico Waldemar Macêdo Neto, filho do Doutor Francisco, falou que procura seguir o caminho do pai. “Tenho muito orgulho do ser filho do doutor Francisco Luiz de Macedo, um homem que conseguiu escrever uma brilhante história de vida, seja como cidadão, médico ou político. Um verdadeiro exemplo a ser seguido, e tenho feito. Me formei em medicina assim como ele, ainda jovem, tenho exercido minha profissão com muito zelo, apreço e atenção aos que necessitam de cuidados”, disse.

Dr. Waldemar Neto

Dr. Waldemar Neto

A exemplo do pai, Wademar Neto está entrando na política. É um dos pré-candidatos a prefeito do município de Padre Marcos, que seu pai governou no período de 1983 a 1988, sendo reconhecido como um dos melhores prefeitos da história. “Levo comigo o legado de meu, como também, uma responsabilidade muito grande, por ser filho de um homem tão querido e lembrado por todos. Um homem carismático, humilde e tinha como trunfo para o seu sucesso a vontade de fazer, de ajudar a população, e a sua influência política. É, para mim, um exemplo positivo. Tenho buscado me espelhar na pessoa do meu pai”, disse.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS