Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre Marcos abre o ano letivo com formação sobre “A escola e seus desafios atuais”

Publicado

em

“A escola e seus desafios atuais”. Esse é o tema central da II Jornada Pedagógica realizada pela gestão “Compromisso e Trabalho” no município de Padre Marcos. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e tem como público alvo o corpo docente da Rede Municipal de Ensino.

A cerimônia de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, 20, na Creche Tia Guida, com os pronunciamentos da secretária de Administração, Thuanny Mikaella, e do secretário de Educação, Eraldo Carvalho, e apresentação cultural do grupo de dança com a música “Pérola Negra”.

O gestor da Educação deu as boas vindas aos professores para 2018. “Sintam-se abraçados acolhidos pela gestão para mais um ano”, disse, afirmando que o novo ano não será diferente de 2017, quando o município registrou grandes avanços no setor da Educação. “Devemos isso ao compromisso e a responsabilidade de vocês. Nós sabemos que uma educação de qualidade só pode ser realizada em um trabalho conjunto entre a gestão, as família, e, principalmente, com os professores, que são peça chave para o sucesso da Educação. Acreditamos que, com esse time professores, equipe pedagógica e equipe de gestão poderemos fazer com que a nossa educação melhor a cada dia”, pontuou.

Eraldo desejou uma Jornada proveitosa para os professores. “Nós temos uma programação que foi preparada com todo carinho pela equipe da Secretaria de Educação, e que com certeza vai acrescentar muito na vida profissional de vocês”, pontuou.

Thuanny, que representou o prefeito José Valdinar, justificou a ausência do mesmo, afirmando que o mesmo gostaria de estar presente, mas, por motivos superiores, não pôde participar da abertura. “Hoje o prefeito Valdinar está no Fórum, participando de mais uma audiência. O nosso prefeito tem sofrido, tem sido alvo de muitos processos movidos pelos adversários, uma situação que tem prejudicado não só a gestão, mas a toda a população do município”, pontuou.

Publicidade

Em sua fala, Thuanny destacou os avanços de 2017, como a implantação do Ensino Maternal na cidade e no povoado Riacho do Padre, e anunciou que a implantação do Infantil na comunidade Barra. A secretária falou sobre os desafios da gestão em melhorar a qualidade do ensino aprendizagem no município e os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, e salientou o compromisso da gestão com a Educação. “Tem sido muitos os esforços”, disse, destacando o pagamento em dia da remuneração dos professores. “Apesar de ser uma obrigação do município, é, também, uma prioridade do prefeito Valdinar manter os salários em dia”, disse. Ao finalizar, a secretária deixou uma mensagem do prefeito para os educadores. “Diga aos professores que eu mandei o meu abraço e que contem comigo. Digam também, que nós contamos com eles para que a gente possa melhorar ainda mais o ensino de Padre Marcos”.

Após a cerimônia de abertura, a supervisora da Rede Municipal de Ensino, Luzimar Carvalho, apresentou os dados do Movimento Escolar 2017, detalhando o número de alunos matriculados por escola, as transferências, abandonos, reprovação e aprovação. A supervisora mostrou, também, a redução no número de alunos nos últimos 13 anos na Rede Municipal.

Um gráfico apresentado mostrou um aumento 211 alunos de 2016 para 2017. Para 2018, segundo Luzimar, um trabalho de busca ativa foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de localizar pessoas do município com idade escolar, e que estavam fora da sala de aula ou matriculados em escolas de outros municípios. Fruto desse trabalho, serão abertas três novas turmas da Escola de Jovens e Adultos com 25 alunos, cada, e a Creche na comunidade Barra, com pelo menos 20 alunos. “Nós vamos ter um novo aumento no número de alunos, uma realidade diferente da maioria dos municípios”, disse.

Em seguida, foi realizada uma palestra motivacional ministrada pela psicóloga Amanda Brito, com o tema “Influência da motivação e das relações humanas na construção do coletivo educacional”.

Ainda pela manhã, após o intervalo para o lanche, foi realizada a primeira Oficina de Leitura, ministrada pelas professoras Chesma Castro e Rita de Cássia, com a temática “Baú de leitura, passaporte para o saber”.

Publicidade

A Jornada Pedagógica segue na tarde de hoje e até a próxima sexta-feira, 23. Amanhã, 21, dentro da programação, acontecerá a Conferência Municipal de Educação, um momento para discussão sobre as políticas públicas para o setor.

_Aulas
As aulas na Rede Municipal de Padre Marcos terão início dia 05 de março, quando professores e cerca 1.400 alunos retornarão às salas de aula em nove escolas, sendo seis na zona rural e três na zona urbana.

_Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS