Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PADRE MARCOS | Após palestras, mulheres recebem atendimento de prevenção ao câncer

Publicado

em

Intensificadas no mês de outubro, com a realização da campanha ‘Outubro Rosa’, as ações de prevenção e combate aos cânceres de mama e colo de útero continuam no município de Padre Marcos.

Após um ciclo de palestras orientadoras e um aulão de zumba realizado no final do mês passado, no Centro Social Urbano, para um grupo de mulheres, nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o mutirão de atendimento no Centro de Saúde, com o envolvimento dos profissionais das três de Estratégia Saúde da Família.

As enfermeiras Itamara Dantas e Concita Feitosa realizaram exames de citologia vaginal, também conhecido como papanicolau, em mulheres sexualmente ativas ou maiores de 20 anos, a fim de detectar qualquer alteração do colo do útero, e prevenir assim o câncer do colo do útero.

Os médicos Dr. Igor Moura e Dra. Marília Luz avaliaram as mulheres através do exame clínico das mamas, com a observação e palpação das mamas. Os médicos prescreveram a realização do exame de mamografia para as mulheres em que foram identificados nódulos ou outras alterações.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia, informou que no próximo sábado, 18, será realizada uma nova etapa da ação preventiva, que vai levar as mulheres para a realização da mamografia na Clínica Biodiagnóstico, na cidade de Picos, conforme prescrito pelos médicos.

Publicidade

Tudo será oferecido de forma gratuita.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS