Connect with us

DESTAQUES

PADRE MARCOS | Câmara aprova matérias e vereadores debatem na tribuna

Publicado

em

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou mais uma sessão ordinária na noite da última sexta-feira, 03. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Roberval Conrado Lima (PR), presidente da mesa diretora da Casa.

Na sessão, o plenário aprovou dois Requerimentos e um Projeto de Lei. O primeiro Requerimento apreciado pelo plenário foi apresentado pela vereadora Lucimária Moura, que solicitou da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, a reforma do prédio da Escola Municipal do povoado Curral Velho.

Segundo a autora, o Requerimento é resultado da cobrança dos moradores. “O telhado encontra-se comprometido, a estrutura física está em situação precária, somado ao forte mau cheiro de urina de morcegos impossibilita a permanência de qualquer pessoa dentro da sala. Em volta do muro do prédio está cheio de mato, mas, o mais grave é a quantidade de barbeiros ali existentes, que chega a evadir as casas próximas daquele estabelecimento público”, disse. A vereadora acrescentou, ainda, que na referida escola funciona a seção eleitoral 0062.

O segundo Requerimento aprovado foi apresentado pela vereadora Ana Meire Macedo, que solicitou do governo municipal a recuperação do calçamento da Rua Ângelo Borges, cujos objetivos são oferecer condições adequadas para o tráfego de veículos e trânsito de pedestres, além de melhorar o aspecto urbanístico da cidade.

O Projeto de Lei também aprovado pelos parlamentares foi apresentado pelo Poder Executivo Municipal, e dispõe sobre a abertura de crédito especial no orçamento municipal, alterando a Lei Orçamentária Municipal em vigor.

No segundo expediente, apenas dois vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador Antônio Chiquinho. Ele cobrou da presidência da Casa o encaminhamento das correspondências. Segundo ele, duas solicitações de sua autoria, aprovadas pelo plenário, não foram encaminhadas pela Câmara aos seus destinatários. As matérias citadas pelo vereador são um Projeto de Resolução, que concede Título de Cidadania à senhora Núbia, e um Requerimento direcionado à Agespisa, através do diretor regional, Sérgio Alves da Silva, solicitando a mudança do abastecimento de água da cidade de Padre Marcos, e no Povoado Riacho do Padre  do Caboclo para da barragem do Estreito.

Publicidade

DSC_5765

“Eu gostaria de saber de Vossa Excelência o que foi que aconteceu, de não ter sido encaminhado esses ofícios? Com relação à senhora Núbia, acho que não causa tanto prejuízo, agora, com relação a Agespisa, se não foi enviado realmente por esta Casa, através de vossa excelência, prestou um grande desserviço à população, porque tirei até foto da água, além  de estar com mau cheiro e verde, não tinha nem como tomar anho com uma água daquela. E o rapaz que trabalha lá me informou que não chegou oficio. Espero que, se Vossa Excelência não fez ainda, procurar fazer, para possa trocar esse abastecimento” disse.

Em outro momento do seu pronunciamento, Antônio Chiquinho relatou que esteve em Teresina para acompanhar o julgamento de suas prestações de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí. “E para minha alegria e de todos aqueles que gostam de mim, minhas contas do ano de 2013 foram aprovadas, sem nenhuma ressalva. Para mim é motivo de alegria, porque muito embora pessoas terem dito que nenhum ex-presidente poderia ser candidato, porque estava tudo sujo, e eu gostaria de externar minha alegria pela aprovação das minhas contas, sem multa, o que é um caso raro no TCE”, pontuou.

Em seguida, o presidente da Câmara, Roberval Lima, também se pronunciou e rebateu o pronunciamento do colega. “Com relação ao pronunciamento do vereador Antônio Francisco de Carvalho, eu só queria dizer que, relacionado ao Projeto que concede Título à senhora Núbia, como Vossa Excelência falou,  não vejo nenhum prejuízo ainda não ter sido encaminhado à mesma. O que houve foi um desencontro entre esta presidência e a secretaria da mesa, onde o mesmo tem que assinar a solicitação de Vossa Excelência, assim como outras”, disse.

Roberval afirmou que não é ato de irresponsabilidade ou omissão. “Foi como falei, houve um desencontro e admito, um ato de descuido. E não só a matéria de Vossa Excelência, temos aqui na minha mesa outras para repassar para os vereadores Bonifácio, Lucimária e Ana Meire, faltando apenas assinatura do meu secretário da mesa, mas hoje tive a oportunidade de colher as assinaturas”, disse.

DSC_5772

O presidente se desculpou, mas julgou desnecessária a cobrança na tribuna, acrescentando que a mesma poderia ter sido feita pessoalmente, em outra ocasião que não fosse na sessão. “Vossa excelência me conhece. Todo mês eu sento no sofá de sua casa, sem falar de nossos encontros aqui e em outros lugares. Vossa excelência poderia me pedir, me lembrar, me cobrar, que sou presidente, sou vereador, amigo, para tentar colher a assinatura que estava faltando do secretário, para emitir e dar seu destino final”, pontuou.

Publicidade

Com relação ao Requerimento direcionado à Agespisa, Roberval informou que o mesmo foi devidamente encaminhado. “Com relação à matéria direcionada ao gerente regional da Agespisa, Vossa Excelência acaba de cometer  uma infelicidade. O requerimento foi encaminhado, tenho cópia aqui do registro que encaminhei e vou passar a mãos de Vossa Excelência ainda hoje. O presente oficio foi encaminhado dia 10 de março de 2016”.

Roberval finalizou seu pronunciamento dirigindo uma cobrança ao vereador Antônio Chiquinho. “Estou fazendo uma organização nos arquivos da Câmara, além de custar dinheiro, leva tempo muita dedicação, e procurando os arquivos, não veio ao conhecimento de ter sido levado a esta Casa o balancetes dos meses de novembro e dezembro do último ano da gestão de Vossa Excelência como presidente desta Casa. Até o momento, os balancetes não estão nesta Casa e queria pedir que quando tiver a disponibilidade dos mesmos seja encaminhado”, disse.

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS