Connect with us

GERAL

Padre Marcos cria Comitê para a erradicação do sub-Registro civil de nascimento

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre, através do prefeito Valdinar Silva, publicou no último dia 1º de março,  um Decreto estabelecendo o compromisso do município pela  erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e  a  ampliação do acesso à documentação básica,  bem como, instituindo a criação de um  Comitê Municipal de Articulação para Erradicação  do Sub-Registro Civil de Nascimento. A iniciativa é parte das ações do Selo Unicef.

Após o Decreto, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde se reuniram nesta segunda-feira, 05, para a criação do Comitê Municipal, que tem por objetivo erradicar o sub-registro, onde  o município  vai articular ações que possam garantir que todas as crianças nascidas em Padre Marcos tenham seu Registro de Nascimento em tempo hábil.

A reunião foi conduzida pela secretária de Administração, a psicóloga Thuanny Mikaella, onde foi discutido a importância de após o nascimento das crianças, as mães serem acompanhadas e sensibilizadas para que registrem seus filhos.

Thuanny explicou sobre a importância da criança ser registrada de forma imediata.  “O Registro de Civil de Nascimento é o documento mais importante, além de essencial para que a criança seja inserida nas políticas públicas ofertadas pelo município. Então, a gestão tem a preocupação de garantir esse direito as crianças”, afirmou.

Thuanny explicou, também, como vai proceder as estratégias de trabalho do Comitê. “Os agentes comunitários de saúde irão mapear todas as gestantes, e após o nascimento da criança, a família vai ser acompanhada pelos técnicos da Assistência Social para que seja feita a emissão do Registro Civil de Nascimento”, disse.

Publicidade

Thuanny ressaltou que o prefeito Valdinar Silva tem se empenhado para desenvolver e garantir as políticas públicas para as crianças e  adolescentes do município. “Esse  ano  foi implantado o NUCA – Núcleo de Participação de Desenvolvimento do Adolescentes,  realizadas ações de fortalecimento do  Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e enviado à Câmara Lei instituindo a  Semana do Bebê. E sobre plano municipal  pela primeira infância, ou seja, importantes avanços  para fortalecimento dessas políticas públicas  garantindo o direito das crianças e adolescentes” concluiu.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, fez a entrega de kits ao agentes comunitários de Saúde.

Estiveram presentes na reunião, as equipes da saúde, a  secretaria de Saúde, Maria Lúcia  e equipe assistência social  e do CRAS,  a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, a  coordenadora do CRAS Adriana Rodrigues, a psicóloga Vanessa Marques, a assistente social Elcivane Araújo, e a equipe do programa Criança Feliz e Conselho Tutelar.

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS