Prefeito Valdinar quer construir museu do Padre Marcos de Araújo e resgatar história da cidade
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 11/07/19

Prefeito Valdinar quer construir museu do Padre Marcos de Araújo e resgatar história da cidade

Com o intuito de valorizar e resgatar a história do município de Padre Marcos, o prefeito municipal, Valdinar Silva, está empenhando esforços em busca de conseguir a doação de um terreno, pelo Estado do Piauí, para a construção do Museu do Padre Marcos de Araújo Costa.

Com esse objetivo, o gestor se reuniu com o deputado estadual Georgiano Neto e o  secretário de Cultura do Estado, Fábio Novo, nesta quarta-feira (10), em Teresina.

O gestor falou do intuito da reunião e disse que o objetivo é resgatar a história do município.  “O intuito dessa reunião é a construção da “Casa Grande”, o Museu do Padre Marcos de Araújo Costa, na nossa cidade. E também a possibilidade da gente passar para a prefeitura o terreno onde funcionou o antigo Banco do Estado. É uma luta grande deste prefeito, do vice-prefeito Valdo Benedito, da secretária de Cultura, Linara e do ex-prefeito Dr. Raimundo, em busca de resgatarmos a história do município de Padre Marcos” disse.

Valdinar Silva também disse que a história de Padre Marcos é de grande importância para todo o Piauí.  “A história do município de Padre Marcos não é importante apenas para os padremarcoenses, jaicoenses, mas sim para todo o estado do Piauí.  A primeira escola do estado foi na Boa Esperança; em 1820 o pai do Padre Marcos, o Francisco Marcos de Araújo Costa construiu a capela da Boa Esperança, a igreja de Santo Antônio, nossa paróquia e também a casa grande, onde vários cidadãos do PI, Maranhã, Ceará, Pernambuco, tudo de graça. Então, queremos fazer o resgate histórico do nosso município”

O prefeito ainda destacou que a história é importante para manter viva a cultura do povo. “É uma luta incansável nossa para resgatar essa história, pois sabemos que um povo sem história, é um povo sem cultura, quem não conhece o passado, não vive o presente, nem constrói o futuro” destacou.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Simões

Projeto prevê 300 cisternas para o semiárido do Piauí

Comunidades afetadas pela seca no semiárido dos territórios do Vale do Itaim e da Serra da Capirava deverão ser beneficiadas com 300 cisternas calçadão até o final de 2019. A

NOTÍCIA DESTAQUE

Sindicato garante greve dos Correios no Piauí, mesmo com decisão do TST

Nesta terça-feira (26) foi o primeiro dia da liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que estabelece que o efetivo mínimo de 80% dos empregados em cada unidade dos Correios,

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Prefeito anuncia atrações do ‘Arraiá de Nóis Tudim’ em Francisco Macedo

O prefeito Cristóvão Alencar confirmou as atrações do “XIV Arraiá de Nóis Tudim”, festividades juninas que representa a maior atração do calendário cultural de Francisco Macedo.  O evento junino deste