Connect with us

DESTAQUES

Projeto Cultura Afro-brasileira nas escolas é desenvolvido na rede municipal de ensino de Padre Marcos

Publicado

em

Visando o respeito pelas diferenças e a valorização da história africana, elaborando ações que possibilitem aproximar os  alunos da riqueza cultural, para construir uma sociedade mais democrática e consciente, a rede municipal de ensino de Padre Marcos desenvolveu durante o mês de novembro, o projeto ‘Cultura Afro-brasileira  nas escolas’.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Padre Marcos por meio da Secretaria de Educação, que realizou a culminância das atividades desenvolvidas em sala de aula na tarde desta segunda-feira,03, na quadra poliesportiva.

Clique aqui e confira o álbum completo de fotos!

A estratégia de promoção da igualdade racial implantada na rede escolar  é um dos resultados  sistêmicos cobrados pelo Selo Unicef.

No decorrer do mês as escolas dentro de suas propostas de ensino abordaram diversos temas sobre a história e a cultura afro, trazendo principalmente,  a questão da identidade,  do respeito à diversidade, e da auto aceitação,  conscientizando os alunos acerca das práticas e representações que configuram racismo,  de tal forma que possam despertá-los sobre a verdadeira história e tradição do povo negro,    buscando deixar claro que conhecer as várias culturas é essencial para os estudantes, despertando neles o respeito pelas pessoas independente da raça,  cor ou  religião.

Publicidade

Segundo o secretário de Educação, Eraldo Gomes Carvalho, trabalhar a história e cultura afro-brasileira permitiu a Secretaria de Educação e escolas promover um resgate à história,  aos costumes e tradições de uma nação,  sensibilizando e conscientizando os alunos e todos aqueles envolvidos no projeto sobre a importância e influência que a cultura africana teve ao longo dos tempos em diversos setores da sociedade.

“Com o projeto vimos uma oportunidade de revelar as grandes contribuições dadas por esses povos que foi passado de geração em geração. As ações desenvolvidas nas escolas permitiram que a promoção da cidadania se faça presente no cotidiano de nosso alunado e nos ensinou,  também,  a refletir sobre a questão das diferenças,  mostrando que elas existem e que são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada. Abolir totalmente  o preconceito e o racismo, certamente,  não se conseguirá apenas com um projeto, mas esclarecer,  amenizar e conduzir os estudantes a  uma análise sobre suas ações fará com que nossas crianças e adolescentes se tornem conscientes para uma população mais justa e igualitária, onde prevaleça acima de tudo o  respeito”,  destacou o gestor.

A supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, frisou que o objetivo do projeto é desconstruir visões negativas  sobre os afro-brasileiros destacando a importância deles na construção da sociedade contemporânea. “É fundamental  tratar do protagonismo,  destes grupos em diversos momentos da história.  O ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana ocupa um espaço respeitado nos currículos das escola, pois nos propõe a  refletir sobre nossas  ações, em relação ao racismo e a importância de combatê-lo”, disse ela que agradeceu as escolas por ter aceitado o desafio.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, agradeceu  as todas as escola que desenvolveram o  projeto e parabenizou pelos  belíssimos trabalhos apresentado. Ele ainda destacou a importância de trabalhar a temática. “Essa é uma cultura muito importante por trabalhar a valorização da diferença, conscientizando os alunos para termos uma sociedade sem racismo, preconceito e discriminação. Este evento nos engradece pela participação e pelo que aqui foi apresentando, mostrando  que  acima de tudo  deve prevalecer o respeito independente da raça,  cor ou religião”, disse o prefeito que agradeceu aos professores coordenadores e diretores das escolas pelo emprenho e dedicação, ao qual tem feito a educação de Padre Marcos avançar.

Durante o evento, cada escola montou stands com a exposição dos temas trabalhados, além de apresentações de danças coreográficas, encenações e dramatizações. Na ocasião, como forma de Gratidão as escolas, a equipe da Secretaria de Educação  fez a entrega de brinds para os diretores e coordenadores das escolas.

Publicidade

A creche Tia Guida, abriu a apresentações, com uma música de origem africana, encenada pelos alunos do Berçário e Maternal I.

Alunas de  cinco escolas desfilaram  como forma de demostrar e enaltecer  todo charme  e beleza negra.

Os pequenos da Pré-Escola Tia Guida, dançaram a coreografia da música ‘Ninguém é igual a ninguém’.

A escola José de Moura  Leal,  apresentou ‘o resgate da identidade negra’.

A instituições de ensino,  José Jubelino de Macedo, expôs  pinturas realizadas pelos alunos retratando a originalidade da cultura e arte africana.

Publicidade

A música ‘perola negra’ de origem africana, foi apresentada pelos alunos da escola  Luiz Lino da Silva.

Os alunos  da escola Davi Severiano de Carvalho, apresentaram um jornal e a coreografia  de uma música sobre a temática.

A capoeira, dança típica da cultura afro-brasileira, foi representado  pela escola Cândida Macedo.

O evento culminou com a apresentação da dança pérola negra, conduzido pelos alunos do Novo Mais Educação.

 

 

Publicidade

 

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS