Connect with us

GERAL

‘Valores’ é tema de projeto na educação infantil em Padre Marcos

Publicado

em

É na escola onde a criança desenvolve as primeiras habilidades para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e, por meio de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras.

Com essa visão, a Pré-Escola Tia Guida, da Rede Pública Municipal de Ensino de Padre Marcos, tem realizado um trabalho especial no Ensino Infantil, como o projeto educacional “Vivenciando Valores”.

A culminância do projeto aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de novembro, na própria escola, quando os frutos desse trabalho foram compartilhados com os pais.

O projeto teve como foco os valores considerados indispensáveis para a construção da cidadania. De forma lúdica e criativa, foram trabalhados valores como a gratidão, solidariedade, empatia, honestidade, amizade, responsabilidade, educação, tolerância, amor, limites e humildade. Durante desenvolvimento do tema solidariedade, a escola arrecadou alimentos e roupas, que serão doados para os alunos carentes da própria escola.

Os resultados do projeto foram compartilhados com os familiares através da exposição de todo o material produzido pelos professores e alunos, como também, pelos próprios alunos, por meio de apresentações.

Publicidade

O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, participou da culminância e elogiou a escola por se preocupar com a formação das crianças e tomar a iniciativa de trabalhar um tema tão importante para construção da cidadania. “Os valores precisam ser resgatados e repassados para as crianças que estão em fase de formação. Isso faz desse um projeto muito interessante”, disse.

O gestor destacou que a Educação Infantil é referência no município de Padre Marcos. “A Pré-Escola Tia Guida é um exemplo disso, temos uma equipe competente, que tem a colaboração essencial da família. Não se pode fazer educação sem a participação da família. Os pais são parte fundamental no trabalho da escola. Quero aqui parabenizar a todos que fazem a comunidade escolar da Creche Tia Guida por essa parceria em prol da educação das nossas crianças”, pontuou.

Perpétua Silva, coordenadora da Pré-Escola Tia Guida, afirmou que a escola identificou a necessidade de trabalhar os valores entre as crianças. Hoje, a escola já sente os benefícios do projeto nos hábitos das crianças. “Por exemplo, tem salas que a gente entrava, desejava um bom dia e eles não respondiam. Agora eles respondem com entusiasmo. Isso já é um efeito do projeto. E vamos continuar trabalhando essa temática, pois os valores e os bons modos da criança são construídos no dia a dia e continuamente”, disse.

A coordenadora reforçou a importância da participação da família. “A família é parte essencial. Por isso convidamos os pais para que eles pudessem conhecer melhor o que a escola tem feito e mostrar que a escola não se importa somente com a questão do conteúdo educacional, mas, também, com os valores”.

A culminância contou com a participação dos alunos, pais e mães, de toda a equipe da Pré-Escola Tia Guida, do secretário de Educação, Eraldo Carvalho, da supervisora da Rede Municipal de Ensino, Luzimar Carvalho, da coordenadora da Secretaria de Educação, Ana Meire, dentre outros.

_Mais fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS