Connect with us

DESTAQUES

Após renúncia da mesa, vereador Helinho é eleito e reassume a Câmara de Patos do Piauí

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira, 03 de janeiro, a primeira sessão extraordinária de 2020, convocada com o objetivo de eleger a nova composição da mesa diretora da Casa.

Na quinta-feira (2), a então presidente, vereadora Zuleide Valdete da Costa, e os demais membros da mesa diretora, apresentaram o pedido de renúncia dos respectivos cargos com base no artigo 99, III do Regimento Interno da Câmara, alegando motivos de foro íntimo.

No mesmo dia, diante da renúncia e a vacância dos cargos, a Câmara Municipal convocou os vereadores para a sessão extraordinária para eleger a nova mesa diretora. Com base no Regimento da Casa, a sessão foi presidida pelo vereador Antônio Rufino Sousa Neto, o Tonhão, por ser o parlamentar com mais idade, e contou com as presenças de outros quatro vereadores – Adalberto José Lopes, Francisco José da Silva Sobrinho, José Hélio dos Santos e Zuleide Valdete da Costa.

Apenas uma chapa registrou a candidatura e foi eleita por unanimidade entre os vereadores presentes. A nova mesa diretora da Casa, eleita para o ano 2020, é presidida pelo vereador José Hélio dos Santos, o Helinho, e composta, também, pelos vereadores Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oséias, como vice-presidente, e Zuleide Valdete da Costa, como 1ª secretária.

Depois de empossada a nova mesa diretora, os parlamentares ocuparam a tribuna da Casa. Em seus pronunciamentos, enalteceram o trabalho realizado pela vereadora Zuleide Costa enquanto presidente da Câmara no ano de 2019, parabenizaram e desejaram sorte ao novo presidente, o vereador Helinho.

Publicidade

O prefeito Agenilson Dias e o vice-prefeito Saulino Reis também participaram da sessão. Em sua fala, o chefe do Executivo Municipal também parabenizou a ex-presidente Zuleide. “Zuleide é vereadora em seu primeiro mandato, mas tem demostrado competência para exercer o cargo que a população lhe confiou, e também como presidente. Fez um trabalho brilhante. Parabéns pela condução dos trabalhos como presidente desta Casa em 2019.”, disse.

Agenilson também se dirigiu ao novo presidente e afirmou que acredita em uma gestão eficiente, com um bom relacionamento e respeito. “Tenho a absoluta certeza de que fará um excelente papel à frente da presidência desta Casa. Que o diálogo continue, não só entre os membros desta Casa, mas também com os outros poderes, o Executivo e o Judiciário. A harmonia entre os poderes faz com as coisas andem no sentido de buscar o melhor para a nossa cidade.”, disse.

Em sua fala, o novo presidente, vereador Helinho, falou da satisfação e honra de voltar à presidência da Câmara Municipal de Patos do Piauí e afirmou que vai continuar a agir e atuar sempre em favor do interesse geral da população. O presidente recém empossado afirmou, ainda, que vai respeitar e cumprir as normas previstas no Regimento Interno da Casa, na Lei Orgânica do Município, do Estado e na Constituição Federal, respeitando a democracia e protegendo a cidadania.

“Vou cumprir fielmente o meu mandato mostrando que é possível sim ser honesto e fazer o povo acreditar que o voto consciente é a chave para grandes conquistas.”, disse, agradecendo: “Meu muito obrigado aos nobres colegas pela confiança em mim depositada. Tenho consciência da minha responsabilidade como presidente e terei a honra de representar bem esta Casa.”, pontuou Helinho.

José Hélio dos Santos, do PDT, tem 59 anos, é vereador em seu terceiro mandato, integra a base aliada ao Governo Municipal e assume pela segunda vez a presidência da mesa diretora da Casa.

Também estiveram presentes na sessão o assessor jurídico da Câmara, o advogado Carlos José da Silva, o assessor contábil, Manoel Neto, os secretários municipais Edvânia Pires (de Saúde), José Iranildo (de Administração), o ex-vereador Francisco João da Costa, o presidente da Câmara de Jaicós, Márcio Crisanto, a enfermeira Rosa Andrea, esposa do vereador Helinho, a assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Janete Dias, além de amigos e familiares do vereador Helinho e a sociedade em geral.

Publicidade

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS