Após renúncia da mesa, vereador Helinho é eleito e reassume a Câmara de Patos do Piauí
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 04/01/20

Após renúncia da mesa, vereador Helinho é eleito e reassume a Câmara de Patos do Piauí

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira, 03 de janeiro, a primeira sessão extraordinária de 2020, convocada com o objetivo de eleger a nova composição da mesa diretora da Casa.

Na quinta-feira (2), a então presidente, vereadora Zuleide Valdete da Costa, e os demais membros da mesa diretora, apresentaram o pedido de renúncia dos respectivos cargos com base no artigo 99, III do Regimento Interno da Câmara, alegando motivos de foro íntimo.

No mesmo dia, diante da renúncia e a vacância dos cargos, a Câmara Municipal convocou os vereadores para a sessão extraordinária para eleger a nova mesa diretora. Com base no Regimento da Casa, a sessão foi presidida pelo vereador Antônio Rufino Sousa Neto, o Tonhão, por ser o parlamentar com mais idade, e contou com as presenças de outros quatro vereadores – Adalberto José Lopes, Francisco José da Silva Sobrinho, José Hélio dos Santos e Zuleide Valdete da Costa.

Apenas uma chapa registrou a candidatura e foi eleita por unanimidade entre os vereadores presentes. A nova mesa diretora da Casa, eleita para o ano 2020, é presidida pelo vereador José Hélio dos Santos, o Helinho, e composta, também, pelos vereadores Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oséias, como vice-presidente, e Zuleide Valdete da Costa, como 1ª secretária.

Depois de empossada a nova mesa diretora, os parlamentares ocuparam a tribuna da Casa. Em seus pronunciamentos, enalteceram o trabalho realizado pela vereadora Zuleide Costa enquanto presidente da Câmara no ano de 2019, parabenizaram e desejaram sorte ao novo presidente, o vereador Helinho.

O prefeito Agenilson Dias e o vice-prefeito Saulino Reis também participaram da sessão. Em sua fala, o chefe do Executivo Municipal também parabenizou a ex-presidente Zuleide. “Zuleide é vereadora em seu primeiro mandato, mas tem demostrado competência para exercer o cargo que a população lhe confiou, e também como presidente. Fez um trabalho brilhante. Parabéns pela condução dos trabalhos como presidente desta Casa em 2019.”, disse.

Agenilson também se dirigiu ao novo presidente e afirmou que acredita em uma gestão eficiente, com um bom relacionamento e respeito. “Tenho a absoluta certeza de que fará um excelente papel à frente da presidência desta Casa. Que o diálogo continue, não só entre os membros desta Casa, mas também com os outros poderes, o Executivo e o Judiciário. A harmonia entre os poderes faz com as coisas andem no sentido de buscar o melhor para a nossa cidade.”, disse.

Em sua fala, o novo presidente, vereador Helinho, falou da satisfação e honra de voltar à presidência da Câmara Municipal de Patos do Piauí e afirmou que vai continuar a agir e atuar sempre em favor do interesse geral da população. O presidente recém empossado afirmou, ainda, que vai respeitar e cumprir as normas previstas no Regimento Interno da Casa, na Lei Orgânica do Município, do Estado e na Constituição Federal, respeitando a democracia e protegendo a cidadania.

“Vou cumprir fielmente o meu mandato mostrando que é possível sim ser honesto e fazer o povo acreditar que o voto consciente é a chave para grandes conquistas.”, disse, agradecendo: “Meu muito obrigado aos nobres colegas pela confiança em mim depositada. Tenho consciência da minha responsabilidade como presidente e terei a honra de representar bem esta Casa.”, pontuou Helinho.

José Hélio dos Santos, do PDT, tem 59 anos, é vereador em seu terceiro mandato, integra a base aliada ao Governo Municipal e assume pela segunda vez a presidência da mesa diretora da Casa.

Também estiveram presentes na sessão o assessor jurídico da Câmara, o advogado Carlos José da Silva, o assessor contábil, Manoel Neto, os secretários municipais Edvânia Pires (de Saúde), José Iranildo (de Administração), o ex-vereador Francisco João da Costa, o presidente da Câmara de Jaicós, Márcio Crisanto, a enfermeira Rosa Andrea, esposa do vereador Helinho, a assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Janete Dias, além de amigos e familiares do vereador Helinho e a sociedade em geral.

_Mais fotos

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Picos

Mulher é atingida por seis disparos de arma de fogo em Picos

Por volta das 01h45 de domingo, 24, a Polícia Militar foi informada de uma tentativa de homicídio no bairro São Vicente, em Picos. Após se dirigir ao local, os policiais

DESTAQUES

Caminhão carregado de frutas tomba em BR no Piauí

Um caminhão de Viçosa do Ceara, tombou na tarde desta quarta-feira (14) por volta das 16h, próximo à entrada da cidade de Buriti dos Lopes, carregado de verduras e frutas.

Legislativo em Foco

Câmara de Jaicós divulga pauta da sessão desta sexta-feira. Veja!

A mesa diretora da Câmara Municipal de Jaicós divulgou a pauta da 45ª sessão ordinária da atual legislatura, que acontecerá nesta sexta-feira, 31, a partir das 9h, no plenário deputado