Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos aprova PL que autoriza  prefeitura contratar  operação de crédito de R$ 5 milhões para pavimentação

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizou no último sábado, 01, mais uma  sessão ordinária, presidida pelo vereador Francisco José da Silva Sobrinho (PC do B), presidente da mesa diretora da Casa Legislativa.

Na ocasião o plenário, votou o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito  com a Caixa Econômica Federal. O PL foi votado em regime de urgência sem passar pelas Comissões, o  que teve resistência por parte de alguns  parlamentares.

O regime de urgência foi defendido pelo Secretário de Finanças, Iranildo Carvalho que alegou questões de prazo, tendo em vista, que  a Caixa que entrará em recesso. O projeto foi aprovado por  4 a 3, tendo votado contra os vereadores de oposição presentes na sessão.

Com aprovação do projeto, o município fica autorizado a contratar operação de crédito no valor de 5 milhões de reais, que segundo o que prevê o PL, serão investidos em mobilidade urbana, com a pavimentação poliédrica de diversas ruas da cidade.

Na mesma sessão,  foi votado  e aprovado por unanimidade, o projeto de lei, que  dispõe sobre o Plano Plurianual  2018\2021, instituído  pela Lei Municipal de novembro  de 2017.

Publicidade

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna para se pronunciar. A vereadora Luzitânia  Dias dos Reis, a Taninha,(SD), foi a primeira a usar a tribuna. Ela iniciou parabenizando ao presidente da Casa pelo  plenário.

Em seguida a parlamentar se pronunciou sobre a sessão passada, onde criticou o discurso do assessor contábil Tiney, em relação ao uso do veículo modelo Toro. “Gostaria de pedir mais respeito, porque não adianta falar palavras bonitas, pois sei o significado, mentir não faz da minha trajetória  de vida, se houve erros ou interpretações erradas quanto a número admito tranquilamente. Já tenho cobrado muitas coisas nesta Casa, como também afirmado […].  Só uma observação para o senhor Tiney, pra se ter um cargo é preciso capacidade e responsabilidade, até acho que tem, porém  para se manter no mesmo, não precisA ser tão bajulador ao ponto  de muitos funcionários já ter criado aversão a sua pessoa, fica a dica”, disse.

Em outro momento, a parlamentar se referiu a vereadora Zuleide quando disse que relação cobrança da mesma por não parabenizar o prefeito  pela aquisição de dois veículos de passeio, não ver necessidade, muito pelo contrário, sente revolta por ver um galpão lotado de carros como se fossem descartáveis, citando  como exemplo, a ambulância modelo S10.

A vereadora cobrou o pagamento do parcelamento  dos professores e frisou que aguarda uma resposta.  Ela  parabenizou os profissionais de saúde pela campanha  outubro rosa e novembro azul e finalizou ressaltando que tribuna é um espaço que ela conquistou e que continuará cobrando, fiscalizando e sempre houver necessidade criticando.

O vereador Wilson Viera (PTB), após agradecer por mais um dia de trabalho na Casa, também parabenizou o presidente pela mudança no visual da Casa legislativa.

Publicidade

Ele esclareceu sobre a declaração de Tiney.“Sempre cobro sobre a presença do prefeito nas reuniões do Sindicato, pois  melhoraria  o diálogo, em nenhum momento  citei que a denúncia do Sindicato, teria sido feita em virtude dele não ir,como Tinei disse, acho que ele se equivocou na interpretação da ata”, afirmou o vereador.

O vereador cobrou que  as cobranças da Casa devem ser respondidas   pelo líder da situação. “Se toda vez que agente falar aqui vier alguém da prefeitura colocar um ofício e pedir para falar ficamos sem força, porque não temos o direito de rebater só em outra sessão, então isso não deve mais acontecer”, reivindicou. Ele ainda parabenizou a realização do evento outubro rosa novembro azul, promovido pelo município.

Em breve discurso, o vereador Antônio Rufino, o Tonhão (PP), parabenizou o presidente da Câmara, pela homenagem ao nome do Plenário. E também, agradeceu a Deus pelas chuvas registradas no município.

Luiz Evaristo (SD), iniciou agradecendo a Deus pela chegada das chuvas. E disse que se aproxima o início de mais um recesso, mas os trabalhos estarão de volta em fevereiro. Ele finalizou parabenizou as cobranças dos vereadores  e afirmou que sempre vai aprovar o que for  melhor para o município.

O vereador José Hélio (PDT), parabenizou as pessoas pela presença na sessão e gradeceu pelas chuvas.  Ele também falou sobre o evento de outubro rosa e novembro azul realizado no Cras, e parabenizou os profissionais pela excelente explanação.

Publicidade

O vereador finalizou  parabenizando o presidente Chico Oseas pelo plenário e homenagem.

O vereador Francisco Oseias, foi o último a se pronunciar. Ele agradeceu a Deus por mais um dia vida e de trabalho, como também, pela presença das pessoas na Casa Legislativa.

O parlamentar disse que a homenagem com o nome do Plenário é justa. “Meu tio Luiz Deolindo foi uma pessoa que contribui com o município, principalmente com o povoado Cajueiro”, frisou.

O  vereador ainda teceu comentários sobre a PI que liga ao povoado Cajueiro. “Ano passado pedir ao prefeito para máquinas colocarem um barro   em um trecho na PI para evitar que aumentasse os buracos, e fui tão criticando por isso, que eu mesmo paguei para tirar. E hoje, sinceramente eu nem  peço e nem vou mais atrás, porque você procura ajudar e uma parte da população é contra, e infelizmente, tenho certeza que com as chuvas aquele trecho vai ser interditado”, afirmou, que agradeceu aos vereador  pelo trabalho e respeito em sua gestão  frente a Casa.

 

Publicidade

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS