Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí realiza sessão de abertura dos trabalhos legislativos

Publicado

em

Após o recesso legislativo do mês de julho, a Câmara de Vereadores do município de Patos do Piauí voltou aos trabalhos no último sábado (11), em sessão ordinária presidida pelo vereador Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oseias (PC do B), presidente da mesa diretora da Casa.

Sem matérias em pauta, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa, abordando assuntos diversos em seus pronunciamentos.

A vereadora Luzitânia Dias dos Reis, a Taninha(SD),   foi a primeira a se pronunciar na sessão. Ela saudou a todos os presentes e agradeceu a Deus pela oportunidade de retornar aos  trabalhos. Em seguida, Taninha  cobrou o retorno do parcelamento do pagamento dos professores referente a dezembro de 2017. “Ficou combinado que o parcelamento seria concluído até o final de maio, e chegou ao meu conhecimento, que  está a dois meses sem ser repassado e dessa forma chegará dezembro sem ser  ter sido todo pago e quem trabalhou precisa receber”, disse.

Em outro momento a vereadora fez críticas a uma pessoa que segundo ela, questionou seu voto contra,  a respeito de Projeto de Lei  na Casa legislativa. “Fomos eleitos pelo povo para fiscalizar e defender interesses coletivos e não interesses próprios[…]. Peço respeito as nossas decisões sendo a  favor ou contra projetos”, enfatizou.

A primeira parlamentar da situação a discursar foi a vereadora Zuleide Costa (PSB). Ela saudou a todos os presentes e falou da alegria de estar de volta aos trabalhos. “Estamos voltando do recesso para dar continuidade aos trabalhos, e vamos continuar servindo à população. Espero que o segundo período possa ser ainda mais produtivo e que o nosso trabalho venha a beneficiar a população de Patos do Piauí”, disse, destacando, ainda, o trabalho de recuperação das estrada vicinal que liga que o povoado Cajueiro e comunidade Bom Jardim, que está sendo realizado pela Prefeitura.

Publicidade

Wilson Vieira da Silva (PTB), líder da oposição, voltou a repercutir sobre a transmissão da sessão pelo facebook e  disse que  consultou a defensoria pública e um outro advogado, apresentando  na tribuna,  a lei que trata da referida questão.

Em outro momento, ele cobrou da gestão que faça reparos em buracos de uma rua, onde os mesmos tem causado prejuízo, inclusive a ele mesmo. E também comentou sobre a questão da caixa d’água da sede, quando reivindicou que Poder Executivo tome uma posição em relação ao impasse com a agespisa.

Por fim, o parlamentar, parabenizou os advogados e  estudantes pelo seu dia. E também aos Pais pela passagem do seu dia comemorada no domingo. “Parabéns   para o meu pai e todos os outros, e dizer que o homem que é pai sabe que esse é o  maior privilegio da sua vida”, finalizou.

O vereador Antônio Rufino (Tonhão – PSB), foi breve. Ele saudou a todos e manifestou o desejo de que o segundo período legislativo seja produtivo. “Estamos iniciando nossos trabalhos neste período  e que venham muitos projetos importantes que possam levar  melhorias para nosso povo”, disse ele, que ainda comentou sobre a operação carro pipa no município.  E  finalizou parabenizando os pais pelo seu dia, quando fez referência ao seu pai. “não está mais vivo, mas mora no meu coração”, concluiu.

O vereador Marlon Costa Oliveira (PRTB) agradeceu a Deus por estar voltando aos trabalhos edesejou  um segundo período legislativo de muita produtividade. “Que seja um período muito produtivo e de conquistas. E que cada  um possa dar sua contribuição em prol do município”, frisou.

Publicidade

Ele ainda pediu que a gestão fizesse  o roço em um trecho da PI que liga ao povoado Cajueiro e cobrou a recuperação do calçamento do referido povoado,  que segundo ele, está com muitas pedras soltas. Em seguida  parabenizou o  vereador Chico Oseias pelas obras de calçamento que realizou no Cajueiro e parabenizou o prefeito pelas obras da estrada que está sendo feita de Cajueiro ao Bom Jardim.

O vereador líder do prefeito na Câmara, José Hélio dos Santos (Helinho – PDT), saudou a todos os presentes e agradeceu pela oportunidade de estar voltando aos trabalhos no segundo período do ano legislativo. Em seguida, ele informou que a recuperação do calçamento do povoado será iniciada NA primeira semana de setembro, e também parabenizou os pais pelo passagem do seu dia.

O vereador  repercutiu sobre as gravações da sessão abordadas  pelo vereador Wilson. “Peço ao presidente Chico Oseias que dê encaminhamento ao um projeto a nessa Casa, porque até onde eu entendo, para que eu possa fazer  um gravação de alguém, mesmo sendo um profissional da imprensa,  eu tenho que ter a permissão dessa pessoa”, explicou ele ainda informou  que o município vai licitar dois carros, modelo  UP e  uma ambulância. O vereador finalizou repercutindo sobre a política  estadual.

O vereador Luiz Evaristo de Souza, o Luizinho (SD), agradeceu a Deus pelo início dos trabalhos legislativos e disse que o  recesso legislativo  produtivo. “Não parei durante o recesso dos trabalhos da Câmara,  busquei trazer melhorias para este município”, disse.

Em seguida, o vereador parabenizar aos estudantes pelo seu dia, e ao pais pela passagem do seu dia. Também parabenizou a todos que levaram calçamento para Cajueiro, quando informou que também conseguiu  um projeto para levar pavimentação para o povoado. “Eu tenho dois projetos para calçamento no Cajueiro,  e um deve iniciar nos próximos dias, são  3,700 metros,  e o outro já foi licitada. Ao todo serão  um total  6, 400 metros de pavimentação poliédrica para o povoado”, informou, ele também disse que estará recebendo nos próximos dias uma academia de saúde para o município, e o local onde será instalada ainda vai ser discutido.

Publicidade

Em outro momento, o parlamentar  cobrou agilidade na  recuperação das estradas vicinais.  Ele também repercutiu sobre a situação da caixa de água e disse que o município tem poder para resolver o problema. Em seguida se posicionou a favor da transmissão da sessão  ao vivo pelo facebook e finalizou convidando a todos para prestigiar   visita do pré-candidato ao governo do estado,  Dr. Pessoa  que vem ao município dia 18, ás 10h.

O vereador Francisco Oséias (PC do B), presidente da mesa diretora da Casa, agradeceu  por mais um dia de vida,  de trabalho e  pelo retorno do recesso, que segundo ele  foi muito produtivo. “Realizamos uma obra de calçamento no povoado Cajueiro, é uma obra pequena em extensão, mas de grande importância para aqueles que foram beneficiados”, destacou.

Sobre a transmissão das sessões o  presidente  disse, que quando chamou o colega vereador para  falar sobre o assunto, que estava informado sobre o que rege a lei e que em momento algum disse que era proibido . “Quando chamei o vereador para conversar sobre as transmissões da sessão,  não falei em proibição e sim em  um consenso, foi um pedido e não uma  imposição, as coisas funcionam  melhor em parceria, mas não tem problema,  faça como sua vontade e vamos em frente,  eu lhe fiz um pedido, e você me fará outros ai entra o consenso entre duas pessoas, mas preferiu agir diferente,  tudo bem”, disse.

Por fim,  o vereador  parabenizou  o prefeito pelo serviço da estrada. “Um serviço muito bem feito que vai levar melhorias para a população daquela região.  E estamos vendo um maior interesse do gestor em trabalhar e buscar avanços para o município”, disse ele que também   parabenizou os pais pelo seu dia.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS