Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara Municipal de Patos aprova quatro Indicações de Título de Cidadão

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou na manhã do último sábado, 10, mais uma sessão ordinária, que foi presidida pelo vereador Saulino Reis (PSBD).

No primeiro expediente, foram aprovadas, por unanimidade, quatro Indicações, duas de autoria do vereador José Hélio dos Santos (PDT), propondo Título de Cidadão Honorário à Janete dias e Custódio Pereira Neto, e outras duas do vereador Saulino Reis (PSBD), propondo Título de Cidadão Honorário a Ivaldete da Conceição Silva Reis e ao pastor  Denilson da Silva Sousa.

 Segundo os autores, o titulo de cidadão tem por finalidade homenagear personalidades comprovadamente merecedoras, pelos serviços prestados ao município.

Na mesma sessão foi aprovado por unanimidade, o parecer do Projeto de Resolução que dispõe sobre a regulamentação dos subsídios dos vereadores para a Legislatura de 2017\2020.

dsc_0761

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), líder do prefeito na Câmara, que fez um breve discurso, agradeceu por mais um dia de trabalho e parabenizou a Casa legislativa pela aprovação de todos os Projetos apresentado e encerrou prestando solidariedade a família do senhor Juvenal que faleceu em um acidente de moto na BR-407.

Publicidade

dsc_0789

Francisco Oseias (PC do B) agradeceu por mais um dia de trabalho e alertou  que recebeu denúncias  de populares de que tem um motorista  da ambulância usado o celular enquanto  dirige. “Pessoas vieram reclamar que tem um motorista da ambulância usado o WhatsApp enquanto  dirige,  isso é muito grave, é preciso ter  um máximo de atenção e responsabilidade, quando está na direção de um veiculo,  então  vou continuar a  prestar atenção e se continuar vou tomar outras providencias”,  afirmou.

dsc_0795

O vereador Antônio Rufino (PSB) em breve discurso teceu comentário sobre a política onde  pediu  para o que  assunto seja reduzido na sessão. Segundo ele a Câmara é uma  Casa Legislativa  para se debater  Projetos, e não  sobre política.

dsc_0797

O vereador da oposição Cornélio Edmundo (PTB) fez referência ao discurso do vereador Chico Oseias sobre o uso de celular. “Se realmente estiver acontecendo é uma coisa muito seria. Sabemos que tem motoristas dos dois grupos políticos, e acho que deve ter sido do nosso grupo, porque se não o vereador não estaria aqui falando e sim teria ido falar pessoalmente, mais estiver mesmo acontecendo é uma  coisa que vossa excelência e qualquer um de nós tem que intervir, porque celular tira atenção,  é um perigo e cabe a nós e a população em geral fiscalizar, disse.

 O parlamentou  encerrou desejando ao colegas uma campanha política de sucesso. “Como só vamos  ter sessão dia 8 de outubro queria desejar a todos os colegas sucesso na campanha e que  saibamos comemorar se ganhar e saibamos perder se for o caso, todos nós temos como sobreviver, estamos aqui porque gostamos de contribuir com o desenvolvimento  do município”.

O vereador Chico Oseias pediu a palavras e rebateu o comentário do vereador Cornélio.  “Sobre o que falou o nobre vereador só queria esclarecer, que nenhum momento levei pelo lado político, porque posso sim  chegar na pessoa e falar, tenho uma boa relação com todos,  e independente do partido politico,  trouxe o problema para esta Casa,  porque aqui é lugar de trazermos as questões do nosso município e onde procuramos resolver .

Publicidade

dsc_0806

O vereador Wilson Vieira (PTB) agradecer por mais um dia de trabalho e iniciou também manifestando solidariedade a família do senhor  Juvenal que faleceu de acidente.

 Em outro momento Wilson fez criticas a administração se direcionando a educação, pela baixa nota do Ideb. “O Ideb do município é medido a cada dois anos e  Patos  comemorou  a dois aos  atrás pelo bom desempenho, mais o Ideb que saiu recentemente   regrediu abaixo do que foi cotado no último mandato, então isso é um alerta para a educação, só tem avanço  no município se a educação for bem. E não estamos bem, pois não atingimos nenhuma das metas para 2015, que era para o 9ª  4.0, e  tirou 3.8, e no 4ª ano  que era de 3.8 ficamos com 3.2, então mostra que temos que acordar para nossa educação”, alertou.

Ainda no uso na tribuna o parlamentar fez uma comparação da nota do ideb de agora em relação aos anos anteriores.  “A nota até a 4ª serie foi 3.7, em 2013, foi 4.4, na gestão do prefeito Silvio foi 3.8, então foi mais baixo que 2011, então a educação regrediu. No 9ª  ano a nota de agora foi 3.2, a última tinha sido 3.8, a da gestão passada 3.4, também regredimos a nota da gestão passada, então é sinal que a educação não esta indo bem, então temos que acender o sinal de alerta, e isso pode ser  reflexo  desses professores pingados, cada dia coloca o professor num lugar, com certeza o professor que de manhã dar aula em uma localidade e a tarde em outra que percorre 20km, ele não vai ter o mesmo sucesso,  de outro professor  que vive focado em apenas um setor”.

Wilson encerrou ressaltando que a justificativa dada pelos colegas sobre a construção  do tiosque  adentrando a rua não foi convincente.  Segundo ele,  a prefeitura é dona da rua, mais ela não pode extrapolar as leis e botar onde quiser. O vereador ainda saiu em defesa do vereador Luzinho  estar lendo um balancete durante a sessão. “Não  querendo reprimir, vossa excelência, sobre o  fato o vereador Luzinho estar lendo os balancetes, mais   vai da ética de cada um, a pessoas lê o que quer, então é relevável essa coisas, assim, claro que  cada um  tem que prestar atenção na sessão”, concluiu.

dsc_0808

O presidente da mesa diretora da Casa, Saulino Reis (PSDB), encerrou os pronunciamentos. Ele agradeceu aos vereadores por estarem presentes em mais uma sessão e pela aprovação dos projetos.

Publicidade

Em outro momento o paramentar rebateu o vereador Wilson.  “Quero me referir ao que colega falou sobre o vereador Luizinho,  o nobre vereador  sabe que na hora da sessão em hipótese alguma  ninguém está fazendo qualquer coisa,  menos ainda lendo balancete, Pode olhar o balancete, antes da  sessão, quando terminar, mais durante a sessão não  pode. Não só ele, como  nenhum dos vereadores, não admito, pois existe outros momentos para fazer isso. Saulino finalizou fazendo referência  ao assunto abordado pelo vereador Chico Oséias. Segundo ele,  é realmente  errado e  não deve acontecer, concluiu desejando uma boa campanha política a todos os vereadores .

  dsc_0741 dsc_0744 dsc_0746 dsc_0748 dsc_0750 dsc_0752 dsc_0753 dsc_0755 dsc_0758 dsc_0760  dsc_0762 dsc_0764 dsc_0765 dsc_0768 dsc_0770    dsc_0799 dsc_0802    dsc_0811

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS