Connect with us

DESTAQUES

Milhares de pessoas participam da ordenação dos padres Fernando e Henrique em Patos do Piauí

Publicado

em

Milhares de fieis católicos de diversas cidades da região participaram na noite desta sexta-feira, 29, na cidade de Patos do Piauí, de um momento histórico para o município, a Ordenação Presbiteral de dois padres da Paróquia de São Sebastião, o primeiro padre filho de Patos do Piauí, Fernando Amando de Sousa e o primeiro padre filho Jacobina do Piauí, Paulo Henrique da Silva Oliveira.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, dom Plínio José, e concelebrada pelo bispo emérito da Diocese de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, e outros 38 padres.

DSC_0249

O rito da celebração seguiu normalmente até antes do momento do ofertório, quando foi realizado o rito da Ordenação Sacerdotal. Fernando Amando e Paulo Henrique manifestou o seu propósito para a ordenação presbiterial, no qual os candidatos foi apresentado ao bispo e à comunidade. Em seguida, o vigário geral da diocese de Picos, Padre Antônio Mendes Neto, fez o pedido ao Bispo, a fim de que o candidato ao Segundo Grau da ordem fosse ordenado. Durante a ladainha, os diáconos deitaram-se ao chão, demonstrando que estavam dispostos ao despojamento e à humildade.

DSC_0182

A seguir, os eleitos ajoelharam-se diante do bispo que lhe impõe as mãos sobre a cabeça. Em silêncio, de igual modo, todos os sacerdotes presentes também impuseram as mãos sobre a cabeça do ordenando.

DSC_0273

O Padre Edivaldo, padre Miguel e o padre Antônio Mendes revestiram os eleitos com os paramentos sacerdotais, sinais de serviço ao povo que lhe será confiado, do peso da missão que assumiu ao responder sim ao chamado de Deus. Logo após, Fernando Amando e Paulo Henrique tiveram suas mãos ungidas pelo bispo com o Óleo do Crisma, atualizando assim, a unção que Cristo recebeu de Deus com o Espírito Santo.

Publicidade

DSC_0301

Concluindo a ato, os neo-sacerdotes receberam das mãos de Dom Plínio, o cálice e a petena com o pão, sinais do Sacrifício Eucarístico. Como sinal de alegria e acolhimento aos novos padres, o bispo e o colégio dos presbíteros presentes o abraçaram desejando um ministério abençoado e fecundo.

DSC_0327

Os novos padres foram ainda presenteados pelos sacerdotes com o cálice que irá utilizar nas celebrações, e homenageado pelo grupo dos ‘Amigos do Seminário’ e familiares. Ao térmico da missa o bispo Dom Plínio anunciou a paroquia que cada um dos novos padres fará parte. Paulo Henrique irá para paroquia de São João da Canabrava, Francisco Berto, ordenado na quarta-feira, foi designado para paroquia de Curral Novo e Fernando Amando para a paroquia de Padre Marcos.

DSC_0400

Ordenado padre, Fernando Amando, emocionado, fez um longo discurso e agradeceu minuciosamente a todos que contribuíram para a realização do momento. “A verdadeira riqueza não esta nas coisas e sim no coração, assim disse o papa Francisco, e nesse dia que nosso coração se rejubila de alegria, um sentimento contorna toda a nossa vida, a gratidão. Somos gratos ao bondoso e amado Deus pelo dom da vida e da vocação pelo ministério ordenado, por termo-nos encontrado nos recantos da nossa historia, lá no Juazeiro do Secundo, elegeu o padre Henrique, lá no Capim, no cantinho da paroquia, elegeu o padre Fernando, lugares distantes e áridos, que somente ele teria como encontrarmos e atrairmos para vós, um obrigado especial dedicamos aos nossos pais razão de nossa existência e nossos familiares. Vossos filhos que tantos vós amam agradece pelo testemunho e carinho que tanto nos espirou e nos fortaleceu em nossa trajetória”, disse.

Perfil

Fernando Amando de Sousa é natural da paróquia de São Sebastião – Patos PI. Filho do Casal Amando Jerônimo de Sousa e Germana de Jesus Carvalho. Estudou de 1992 – 1998 na Unidade Escolar Pio Francisco de Sousa (comunidade de Origem). De 1999-2002 cursou o Ensino fundamental II na unidade Escolar Cicero José da Costa (Povoado Cajueiro). Em 2006 entrou para o Seminário Menor São José em Picos onde cursou o ensino médio de 2006-2008 no Instituto Monsenhor Hipólito (Picos). Cursou Licenciatura em Filosofia e Bacharel em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (Teresina) nos anos 2009- 2015.

Publicidade

DSC_0064

Paulo Henrique da Silva Oliveira – Natural da área pastoral de Nossa Senhora Aparecida – Jacobina PI. Filho do casal Paulo José de Oliveira e Maria Lourdes da Silva. Cursou ensino fundamental I e II na Unidade José Cazuza de 1996-2004. De 2005- 2007 cursou o ensino médio na Unidade Escolar Severo Rocha. Ingressou no seminário Menor São José em Picos no ano de 2008. Cursou Licenciatura em Filosofia e Bacharel em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (Teresina) nos anos 2009- 2015.

DSC_0062

Veja fotos:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS