Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Novos conselheiros tutelares são empossados em Patos do Piauí

Publicado

em

A nova composição do Conselho Tutelar do município de Patos do Piauí foi empossada na tarde desta sexta-feira (8) em solenidade realizada no Centro Referência da Assistência Social. Eles terão a missão de zelar pelos direitos e deveres de crianças e adolescentes do município, conforme prevê o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e outras legislações pertinentes.

Os cinco membros foram escolhidos através de eleição realizada no dia 04 em outubro do ano passado, para exercerem um mandato de quatro anos, que tem início na próxima segunda-feira, 10, até janeiro de 2019. Com a posse dos conselheiros, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, encerra o processo unificado, que ocorreu simultaneamente em todos os municípios brasileiros.

No município, o Conselho Tutelar empossado é composto por cinco mulheres: Maria de Fátima Silva Sousa, Gercenilda Carvalho de Lima, Francisca Alves de Sousa, Jacielly Barros Silva e Karêntia de Castro Nascimento.

Na solenidade, o prefeito Agenilson Teixeira Dias elogiou e parabenizou aos conselheiros que encerraram o mandato pelo trabalho realizado, e também aos conselheiros recém empossados. “Tenho a certeza que essas cinco conselheiras farão um bom trabalho. O Conselho Tutelar é um órgão que desempenha um papel importantíssimo no município, que é zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes, que são o futuro do nosso município”, disse. O prefeito frisou que uma das conselheiras empossadas já exercia o cargo e foi reeleita, tendo, portando, experiência.

Dr. Agenilson, prefeito municipal

Dr. Agenilson, prefeito municipal

Em seu pronunciamento, Agenilson explicou sobre a realização do processo unificado, enfatizando a eleição, afirmando que o número de urnas eletrônicas foi definido pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Nós solicitamos um número bem maior de urnas, mas quantidade destinada para cada município foi decidida pela própria Justiça Eleitoral. Para Patos foram apenas três, o que infelizmente foi insuficiente para atender a toda a população”, disse.

Publicidade
Ivaldete Reis, coordenadora do CRAS

Ivaldete Reis, coordenadora do CRAS

Representando a presidente do CMDCA, a coordenadora do CRAS, Ivaldete Reis, destacou a importância dos conselheiros tutelares no município, como defensores das crianças e adolescentes, e a realização do primeiro processo unificado, desde as inscrições, capacitações, provas, eleição e posse.

Maria de Fátima reassume compromisso

Maria de Fátima reassume compromisso

Após assumir o cargo de conselheira tutelar, Maria de Fátima Silva Sousa reafirmou seu compromisso de lutar em defesa dos direitos da crianças e adolescentes, como também, pela efetivação de políticas públicas que assegurem o crescimento, desenvolvimento e a formação dos menores. “Sei que esta tarefa não será fácil, mas estou feliz e disposta a encará-la com coragem e hombridade”.

Presenças
Além do prefeito, também estiveram presentes a primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires (Pretinha), a secretária de Assistência Social, Goretti Teixeira, a coordenadora do CRAS, Ivaldete Reis, o secretário de Administração e Finanças, Iranildo Marques, os vereadores Adalberto Lopes e Antônio Rufino, os ex-vereadores Francisco Ezequiel e Enaldo Ferreira, dentre outros.

DSC_2157 DSC_2158 DSC_2162 DSC_2163 DSC_2167 DSC_2172 DSC_2176 DSC_2178 DSC_2179 DSC_2181 DSC_2185 DSC_2186 DSC_2187 DSC_2192 DSC_2195 DSC_2199 DSC_2207 DSC_2215 DSC_2217 DSC_2219 DSC_2221

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS