Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Câmara inicia período com aprovação de projetos e pronunciamentos. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí iniciou, no último sábado (9), o segundo período legislativo de 2014. A sessão foi presidida pelo vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), e contou com a presença de todos os pares da Casa.

No primeiro expediente, os vereadores votaram e aprovaram três projetos, por unanimidade. O primeiro deles, de autoria do vereador Wilson Vieira da Silva (PTB), que torna obrigatório o registro fotográfico das sessões e o armazenamento dos mesmos nos arquivos da Casa. “Além dos nossos nomes, também ficarão registrados nos anais desta Casa as nossas imagens, como também dos cidadãos que assistem às sessões e acompanham os nossos trabalhos”, justificou o autor.

O plenário aprovou também o Projeto de Resolução 01/2014, que dispõe sobre o reajuste dos vencimentos e salários dos servidores do Poder Legislativo Municipal. O reajuste proposto pela mesa diretora foi de 6,78%, retroativo a janeiro de 2014. Segundo o texto da matéria, a correção salarial é concedida também aos cargos comissionados com vencimentos de até um salário mínimo.

Na sessão foi aprovado, ainda, o Projeto de Resolução 02/2014, que concede o Título de Cidadão Honorário do município de Patos do Piauí ao senhor Evaldo Nonato Bonfim, pelos relevantes serviços prestados à municipalidade. “Acho mais que justa essa homenagem ao senhor Evaldo, por todo o trabalho desempenhado ao longo dos anos”, disse.

Pronunciamentos
No segundo expediente, todos os parlamentares ocuparam a tribuna. Cornélio Edmundo (PMDB) foi o primeiro a ocupar a se pronunciar. Ele iniciou agradecendo a Deus por iniciar os trabalhos do segundo período do ano. “Espero que esse segundo semestre nesta Casa possa ser mais proveitoso que o primeiro, com mais projetos, mais diálogo, e com certeza aquilo que vier a benefício do povo, jamais terá meu voto contrário”, disse.

Publicidade
Cornélio Edmundo (PMDB)

Cornélio Edmundo (PMDB)

O peemedebista fez uma cobrança ao Executivo Municipal, solicitando a retirada de areia da estrada que dá acesso à comunidade Umbuzeiro. “São pequenos trechos, um deles depois do colégio. Mas já ouvi cobranças da comunidade e hoje estou trazendo à tribuna e peço que levem até o prefeito”, disse.

Em aparte, o vereador Francisco Ezequiel (PDT), que integra a base aliada do Governo Municipal, informou que já fez a mesma reivindicação ao prefeito Agenilson Dias (PSB), solicitando, ainda, o piçarramento dos referidos trechos de areia. Segundo informou o parlamentar, o serviço deverá ser realizado logo quando a máquina retroescavadeira, que está em manutenção, retornar ao município.

Cornélio finalizou elogiando a iniciativa de piçarrar a estrada e disse que vai levar a informação à comunidade. “Piçarrar, com certeza é melhor. Então vamos esperar mais um pouco”, disse.

O vereador Wilson Vieira (PTB) também iniciou agradecendo por retornar aos trabalhos. A seguir, reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo município e ajudar o Executivo no que for possível, e fiscalizar as ações. “O que vier a bem do município, sempre estarei disposto a contribuir”, disse. O parlamentar destacou na tribuna a informação que a maioria dos municípios do Piauí perderam prazo para acabarem com os lixões e podem, portanto, perderem recursos federais pela não elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “Somente cerca de 5% dos municípios estão adequados. Então, podemos ter problemas no futuro”, disse.

Wilson Vieira (PTB)

Wilson Vieira (PTB)

O parlamentar reivindicou mais atenção do Governo Municipal com relação ao funcionamento dos poços nas comunidades. “Sabemos que nesse período do ano a dificuldade de água é grande, e por isso, peço mais atenção. Sempre que tiver a quebra de um poço, procurem sanar esse problema o mais rápido possível”, disse. Wilson finalizou agradecendo a presença da população na Câmara.

Publicidade
Francisco Oséias (PTB)

Francisco Oséias (PTB)

O vereador Francisco Oséias (PTB) iniciou agradecendo a Deus pelas graças recebidas e trouxe uma série de reivindicações à tribuna. A primeira, com relação a atuação dos agentes comunitários de saúde na região do povoado Cajueiro. Segundo ele, alguns profissionais não tem realizado as visitas frequentes nas residências com crianças menores de dois anos. Outra cobrança feita pelo vereador foi sobre a sinalização da estrada que liga a BR 407 ao povoado Cajueiro, recentemente asfaltada, mas que ainda não possui as faixas de sinalização horizontal. “A noite é um perigo transitar sem as faixas”, disse. Chico Oséias finalizou cobrando informações sobre os requerimentos que são apresentados na Casa e direcionados ao Executivo Municipal.

Luiz Evaristo (SDD)

Luiz Evaristo (SDD)

Luiz Evaristo (SDD) foi o último parlamentar da bancada de oposição a se pronunciar. Ele também agradeceu pelo início dos trabalhos e reiterou seu apoio a projetos e assuntos que sejam de interesse do município. “Sempre que vier projetos que sejam para o crescimento do município, vamos estar favoráveis”, disse. Luizinho destacou a proximidade das eleições e alertou os colegas políticos e a comunidade para a escolha de bons representantes nas esferas estadual e federal.

Adalberto Lopes (PP)

Adalberto Lopes (PP)

Adalberto Lopes (PP), líder do prefeito na Câmara, agradeceu por voltar aos trabalhos e antecipou as felicitações aos pais pelo seu dia, comemorado no domingo, dia 10 de agosto. Adalberto pediu saúde e paz e conclamou pela realização de um trabalho sério, com transparência e compromisso no segundo período. “Desenvolver o município é a nossa meta, os vereadores, do prefeito, e também da população. E estamos aqui para isso, em tudo o que estiver ao nosso alcance”, disse.

Antônio Rufino (PP)

Antônio Rufino (PP)

Antônio Rufino (PP), fez um breve discurso. Após agradecer pelo reinício dos trabalhos, manifestou seu desejo por um período legislativo de muito trabalho. “Que venham muitos projetos importantes para o desenvolvimento do nosso município”, disse.

Francisco Ezequiel (PDT)

Francisco Ezequiel (PDT)

O vereador Francisco Ezequiel (PDT) também foi breve em seu pronunciamento. “É com grande satisfação que reiniciamos os trabalhos na Câmara, para mais um período de trabalho como legislador, vendo as necessidades, acompanhando o trabalho do Executivo, indicando aquilo que deve ser feito para melhorar o município e a vida da população”, disse.

Publicidade

O presidente da Casa, José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), foi o último a se pronunciar. Ele reiterou o pronunciamento do vereador Adalberto, destacando que o município de Patos cresceu muito ao longo de 22 anos, e vive um período de desenvolvimento na gestão do prefeito Agenilson. O parlamentar enalteceu o trabalho dos vereadores no primeiro período e conclamou a todos que continuem trabalhando e apoiando o desenvolvimento do município nesse segundo semestre.

José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT)

José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT)

Em resposta a reivindicação do vereador Francisco Oséias (PTB), sobre as respostas aos requerimentos, o presidente da mesa diretora informou que a Casa tem cumprido seu papel e encaminhado as solicitações a quem os mesmos são dirigidos. “Infelizmente, muitas vezes a gente não tem sido atendido pelos gestores. Eu, por exemplo, fiz muitos requerimentos na gestão passada, mas nunca foi atendido. Nem por isso devemos deixar de apresenta-los. O requerimento é um dos direitos dos vereadores na hora de reivindicar”, disse. Helinho finalizou destacando a figura do pais na formação de uma sociedade civil mais justa e levando uma mensagem aos mesmos pelo seu dia.

DSC_1531 DSC_1521 DSC_1527 DSC_1542 DSC_1540 DSC_1537 DSC_1514 DSC_1544 DSC_1547 DSC_1548 DSC_1550 DSC_1565 DSC_1558 DSC_1553 DSC_1568 DSC_1573

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS