Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Patos do Piauí realiza a I Semana do Bebê em busca do Selo Unicef; veja fotos

Publicado

em

Durante uma semana, uma grande mobilização envolveu profissionais da saúde, assistência social, educação e outros segmentos da sociedade civil, em favor da primeira infância no município de Patos do Piauí.  Promovida pelo Governo Municipal com o tema “Todos Juntos pela Primeira Infância”, a Semana do Bebê é uma ação apoiada pelo Unicef e vista como uma importante estratégia de mobilização social. O público alvo foram as gestantes, mães e bebês com até seis anos de vida.

Clique aqui e veja fotos da Semana do Bebê!

Um ciclo de palestras com diversos profissionais ensinou as mães de primeira viagem e orientou as que já têm filhos a adotarem cuidados necessários para o bom desenvolvimento da criança e sobre o direito assegurado. A importância do pré-natal e do aleitamento materno, e o benefício variável à gestante perfil Bolsa Família, foram alguns dos temas abordados.

DSC04362

Um dos destaques da primeira Semana do Bebê, em Patos, foi a realização da Triagem Auditiva Neonatal, tecnicamente chamado “teste da presença de emissões otoacústicas”. “Através do teste da orelhinha pode-se saber se o bebê ouve, ainda que nos primeiros dias de vida. É um exame rápido e sem desconforto”, explicou a fonoaudióloga, Dra. Camila Fernanda. Se o bebê não passar no teste, ele deve ser encaminhado para avaliação otorrinolaringológica. Em Patos, todos os bebês foram aprovados.

DSC04401

Outro procedimento realizado nos bebês foi a triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança. Outras atividades com foco da saúde dos bebês foram a escovação supervisionada, com o acompanhamento dos odontólogos das equipes de saúde bucal, e as consultas de puericultura, com enfermeiros das equipes de saúde na família.

Publicidade

SAM_8519

A equipe do Centro de Referência da Assistência Social levou alegria para a criançada com atividades lúdicas como pintura de rosto, dinâmicas e brincadeiras. A Semana do Bebê encerrou com caminhadas na sede do município e no povoado Cajueiro.

DSC04458

A primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires, destacou a importância da mobilização municipal em favor da primeira infância. A gestora salientou que os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. “É nessa fase da vida que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto, e por isso, requer uma atenção especial e integral, e as ações da Semana do Bebê vão de encontro com essa necessidade. Essa mobilização reforça as ações que são continuamente realizadas com as gestantes, mães e bebês”, pontuou.

DSC04396

A gestora destacou o compromisso do governo municipal com a área da saúde. “A Saúde foi adotada como prioridade pelo prefeito Agenilson. Nós, enquanto governo, estamos fazendo a nossa parte, preparando as mulheres para a missão de ser mãe”, disse.

SAM_8534 DSC04499 DSC04493 DSC04434 DSC04391 DSC02010 DSC02013 DSC01951 DSC01927

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS