Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PATOS | Proteção, diversidade e enfrentamento das violências são discutidos em  Conferência  dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado

em

Representantes do governo municipal, de Conselhos de direitos e Conselho Tutelar, crianças, adolescentes e a sociedade civil se reuniram nesta terça-feira,27, para discutir a “Proteção integral, diversidade  e enfrentamento das violências”, tema da VIII Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Patos do Piauí.

A Conferência  aconteceu nesta terça-feira, 27,  no auditório do CRAS, promovido pela Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente.

O evento iniciou com a entrada das bandeiras nacional, estadual e municipal. Em seguida,  a presidente do CMDCA, Goretti Teixeira, fez a abertura oficial e falou sobre o objetivo do evento “A Conferência tem por objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas e propor novas ações para implantação da política e do plano decenal de direitos de crianças e adolescentes”, disse ela que completou enfatizando que o evento é  um espaço amplo, democrático,  de reflexão,  discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes voltadas às políticas públicas para a garantia de direitos da infância e juventude do município.

Ela concluiu desejando a todos os presentes uma excelente Conferência. “Que este momento possa realmente ser uma espaço efetivo de participação, controle social e de conquistas de direitos”, finalizou.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, foi realizada a palestra magna, ministrada pelo conferencista, Valdete Rodrigues, o Val,   que  abordou  sobre o tema central e  explanou sobre os cinco eixos temáticos norteadores dos grupos de trabalho.

Publicidade

Logos após, aconteceu a divisão de grupos de trabalho, que elaboraram  propostas   para a implantação de políticas públicas, com  ações voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Dentre as propostas apresentadas e aprovadas  estão, criar estratégias de divulgação e fortalecimento dos Conselhos e demais mecanismos já existentes estabelecendo parcerias com outras políticas públicas, acesso ao esporte ao lazer para crianças adolescentes e suas famílias, realização de campanhas nas escolas com o intuito de amenizar ou extinguir os tipos de violências, as campanhas podem ser palestras, caminhadas, e outras atividades, cursos de capacitação continuada para os conselheiros tutelares para que esses possam melhor conhecer seu papel e desenvolver um bom trabalho, implementar o Fundo da Criança e do Adolescente,  dentre outros.

Na ocasião, aconteceu a eleição dos delegados que representarão, o município da Conferência Estadual. foram eleitos  Natanael Silva, Karentia de Castro e Goretti Teixeira.

Participaram do evento, a primeira dama, Edvânia Pires, a Pretinha, o secretário de Administração, Iranildo Carvalho, a coordenadora do CRAS, Ivaldete Silva, o vereador José Hélio, o Helim, conselheiros tutelares, conselheiros municipais, e os adolescentes do NUCA, além dos demais funcionários do CRAS  e da Secretaria de Assistência Social.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS