Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Vereador Saulino fala sobre a construção da sede própria da Câmara Municipal; ‘Já iniciamos’, disse

Publicado

em

O vereador presidente da Câmara Municipal de Patos do Piauí, Saulino Reis (PSDB), na sessão ordinária do último sábado (7), falou sobre o projeto de construção da sede própria do Poder Legislativo Municipal. Segundo informou o parlamentar, o processo licitatório foi concluído no final do mês de abril, a empresa vencedora foi contratada e as obras já foram iniciadas.

A obra está orçada em R$ 95.441,72, recursos oriundos da receita própria da Câmara Municipal. O parlamentar anunciou que, desde que assumiu a presidência da Casa, em janeiro deste ano, adotou uma série de medidas com foco na contenção de despesas e economia dos recursos. Como resultado disso, em apenas quatro meses, o presidente da Câmara conseguiu economizar de mais de 20 mil reais. “E vamos continuar. Já fiz um planejamento. Até o mês de novembro nós teremos 50% do valor total da obra”, disse.

Um montante que, segundo o presidente, será suficiente para erguer as paredes e cobrir a nova Câmara. O projeto prevê a construção de um amplo plenário, banheiros masculino e feminino, duas salas, gabinete do presidente e sala de arquivo, e uma cantina.

Saulino enfatizou que, no dia da sua posse, ele assumiu publicamente o compromisso de deixar sua marca na história da Casa, que seria a construção da sede própria da Câmara. “E já iniciamos. Não vai dá pra terminar porque o tempo é curto. Não serei mais candidato a vereador e, também, não vou ser mais presidente desta Casa, mas dei o pontapé na construção e vai ficar bem adiantado para os próximos presidentes continuarem”, disse.

Atualmente, a Câmara funciona em um prédio alugado, que pertence a uma associação comunitária.

Publicidade

Em seu pronunciamento, Saulino parabenizou as mães pelo seu dia, lembrou da sua mãe já é falecida, mas que é presente em sua memória, e falou o Campeonato Municipal de Futebol Amador, que segundo ele, foi um sucesso. O presidente parabenizou aos times que participaram, principalmente o campeão Penharol e o vice-campeão River. Saulino parabenizou o município pelo aniversário de emancipação política, ocorrido no último dia 29 de abril. “Não tivemos uma festa por conta da crise, como todos sabem da situação do nosso país. O prefeito decidiu por não fazer e não comprometer o andamento da gestão e a prestação dos serviços públicos à população. Festa se faz quando o tempo tá bom. Mas com fé em Deus as coisas vão melhorar”, disse.

Os demais vereadores também se pronunciaram na sessão. A bancada oposicionista foi a primeira a ocupar a tribuna. Cornélio Edmundo (PTB) iniciou agradecendo a Deus por mais uma sessão e justificando a sua ausência na sessão anterior. Ele parabenizou o colega vereador Antônio Rufino pelos Projetos de Resolução apresentados na Casa e indagou a bancada da situação sobre as obras de recuperação das estradas. “Já está no tempo. Estamos no mês de maio e algumas prefeituras já começaram, outras já estão é terminando, e aqui já está na hora do prefeito começar a arrumar as estradas”, disse.

DSC_0150

Sobre falar de política na Câmara, Cornélio deu sua opinião. “Acho que aqui tem uma causa política. Nós não podemos ir numa Igreja e dançar, como também, não podemos ir numa festa e rezar. Falar de política aqui é normal. Acho que não pode usar a tribuna para pedir voto, ou fazer críticas que não são construtivas, mas o caso que aconteceu aqui, eu vejo direto na Câmara dos Deputados eles parabenizando alguém.

O parlamentar finalizou destacando sua postura na Câmara. “Não sou vereador de estar aqui criticando prefeito. O povo tá vendo se o prefeito tá bom ou não. Não preciso usar a tribuna para dizer isso ou aquilo. Qualquer prefeito que já passou por aqui nos meus mandatos, nenhum deixou de fazer algo porque esse vereador atrapalhou. Eu sempre trabalho na linha de ajudar a desenvolver o município. Nós fomos eleitos para isso, não para estar só falando mal de prefeito e nem, também, só elogiando”, disse. Cornélio ainda comentou sobre o relacionamento dos vereadores no período de campanha. “Até hoje, graças a Deus, não tenho nenhuma inimizade política, e espero continuar assim, como esse ano é um ano de campanha. Quero dizer aos colegas vereadores que jamais irei criar problemas, quero trabalhar com todos como sempre. Não vamos trazer aqui para dentro algum problema que tiver lá fora. E o que depender de nós vereadores, se for pra desenvolver o município, nós estamos prontos pra ajudar”, disse.

O vereador Wilson Vieira (PTB), líder da oposição, iniciou seu pronunciamento saudando a todos. Ele reagiu a comentários que disse ter ouvido nas ruas depois que fez cobranças na sessão passada. “Algumas pessoas envolvidas com a política, com a administração do município, e deixo claro que não estou me referindo aos colegas vereadores, acham que a gente está criticando pessoas quando falo da administração. Não estou aqui para criticar as pessoas, mas a administração. Quem está administrando é quem responde pelo órgão, pelo cargo que está exercendo. Então, são críticas administrativas e nada pessoais. Que fique bem claro”, disse.

Publicidade

DSC_0153

O parlamentar repetiu a cobrança a governo municipal sobre o complemento do 13º salário e terço de férias de alguns professores. “Cobrar aqui, também, da bancada do prefeito a questão da diferença que ficou para os professores, que completavam ano até maio, quando foi aprovado o projeto. Eles ainda continuam sem receber esse dinheiro. Então, eu queria que os colegas da base aliada levassem essa mensagem, essa cobrança até o prefeito”, disse. Wilson finalizou felicitando as mães. “Quero aqui parabenizar as mães, especialmente à minha e todas as mães patoenses. A mãe é o alicerce da vida. A vida começa com o amor da mãe, que constrói e nos dá força, e nos renova a cada gesto de carinho”.

DSC_0152

O vereador Luiz Evaristo (SDD), foi breve. Ele saudou a todos e agradeceu por mais uma sessão e comentou sobre um evento do seu partido, Solidariedade, realizado em Teresina. “Estive em Teresina no final do mês de abril para participar de um curso de política, que foi ministrado pela Fundação 1º de Maio. Foi muito importante participar desse curso e me atualizar sobre as recentes mudanças da legislação eleitoral, além de conhecer mais militantes do nosso partido”, disse. Luizinho falou rapidamente dos acontecimentos da política nacional e disse que é a favor da realização de uma nova eleição e finalizou parabenizando a todas as mães pelo seu dia. “A elas que são peça fundamental em nossas vidas, os meus parabéns”.

Da base aliada ao governo municipal, o primeiro a se pronunciar foi o vereador José Hélio (PDT), que é líder da bancada. Ele também iniciou saudando os colegas e agradecendo a Deus por participar de mais uma sessão. Helinho parabenizou as mães pelo seu dia. “É uma data muito importante para as famílias. Quero parabenizar todas as mães pelo seu dia, especialmente as mães patoenses. As mães estão sempre ao nosso lado, seja na alegria ou na tristeza”, disse. Ele se solidarizou com os familiares de seu Silvestre.

DSC_0151

Helinho falou sobre as cobranças feitas pelos vereadores na sessão. Sobre a melhoria das estradas, Helinho disse que o município está atendo a isso e que os serviço devem ser iniciados na próxima semana. Sobre o complemento dos professores, o parlamentar afirmou que irá levar a informação ao prefeito.

Em outro momento, ele prestou esclarecimentos sobre a sessão passada, com relação ao caso da ambulância, que teria sido negada a um paciente. “Os fatos tem que ser informados como exatamente aconteceu. Procurei as pessoas que são envolvidas nesse caso e recebi a informação de que a pessoa em questão sempre foi atendida pelo município quando precisou. Não temos conhecimento de que a ambulância tenha sido negada para ninguém. As vezes, o que acontece, é que as duas ambulâncias estão em uso e a secretaria pede pra aguardar a chegada de uma, ou é providenciado outro veículo para o paciente. A própria Pretinha [secretária de Saúde] leva muitas pessoas”, disse.

Publicidade

Direcionando-se ao vereador Wilson, Helinho rememorou que há três anos ele enfrentou dificuldades ao recorrer ao serviços do município. “Quantas vezes eu tive que tirar dinheiro do meu bolso para abastecer a ambulância para socorrer alguém, porque a Prefeitura não tinha”.  Helinho finalizou pedindo para que as informações sejam mais claras e verdadeiras e repercutindo os acontecimentos da política nacional.

DSC_0155

O vereador Francisco Oseias, do PSB, iniciou agradeceu por estar presente em mais uma sessão e justificou sua ausência na sessão anterior. Ele agradeceu a solidariedade e o apoio que recebeu pela morte de seu irmão. “Muitas pessoas estiveram ao nosso lado, nos apoiando e dando conforto nesse momento tão difícil. Aos colegas vereadores que aqui deixaram seus votos de pesar, meu muito obrigado. Foi um momento difícil pra nós”, disse. Chico recordou a pessoa de seu irmão falecido e destacou o afeto que tinha pelo irmão falecido, desejando que o mesmo esteja em um bom lugar. Sobre a energia do cemitério, que havia sido cobrado na Câmara em sessão anterior, ele disse que vai buscar a implantação da mesma. “O cemitério da Palma nós estamos com os dias contados para realizar essa melhoria. Eu disse isso na saída do cemitério e vou cumprir muito em breve”, disse.

Chico Oseias elogiou a atuação do vereador Cornélio Edmundo e retificou a importância do vereador reivindicar melhoria para o município. Ao finalizar, ele parabenizou as mães pelo seu dia”. “Em especial, a dona Sílvia, minha mãe, às minhas irmãs. Todas elas tem um papel muito importante. Quero estender as minhas felicitações a todas as mães. Que sejam felizes hoje e sempre com seus filhos e familiares”, pontuou.

DSC_0160

Antônio Rufino (PSB) foi breve. Ele iniciou parabenizando as mães. “Quero parabenizar todas as mães patoenses pelo seu dia. Minha mãe não está mais em nosso meio, mas está presente em meu coração”, disse. Ele também repercutiu a questão da ambulância, contrariando a informação de que a mesma tenha sido negada, e acrescentando que um outro veículo foi providenciado para atender a paciente. Antônio Rufino lembrou que em outras gestões. “Sou vereador mais velho na Câmara, já vi muitas vezes pessoas bateram na minha porta e eu nem procurava a ambulância. Duas vezes foi negada e eu tive que socorrer em meu carro. Outras vezes porque não estava na cidade. Às vezes acontece da ambulância está fora socorrendo alguém”, disse. Segundo ele, é direito do vereador cobrar, no entanto, acha que deve haver mais bom senso.

DSC_0164

Francisco João da Costa (PSB) iniciou saudando aos colegas e pessoas presentes, e parabenizando as mães pelo seu dia. Chico de João Grande, como é conhecido, também repercutiu a questão da ambulância e dos serviços da saúde. Segundo ele, durante todos os seus mandatos como vereador, disse que tem visto muitas melhoras desde 2013.

Publicidade

“As coisas em Patos eram privadas. Se era exame, farmácia básica, ambulância, era tudo privado, só pra algumas pessoas. Era um problema para ter acesso. Foi compromisso de Agenilson com nós vereadores do seu lado, de fazer uma mudança nesse sentido, e realmente tem sido feito. Eu vejo que melhorou muito visto as outras administrações. Lembro que na gestão passada eles ficaram jogando a responsabilidade de um para outro. Hoje não tem que pedir a Agenilson, a primeira dama, é só procurar Iranildo na Prefeitura. Tem gente responsável por isso. Só não é resolvido se não tiver jeito”, disse.

Ele relatou um caso de uma pessoa do município que precisou de atendimento e transporte, foi levado pra Jaicós, Picos e Teresina sem ter que precisar passar pela autorização do prefeito. “Vem desenvolvendo o nosso município e a tendência é melhorar mais”.

DSC_0176 DSC_0135 DSC_0127 DSC_0125 DSC_0121

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS