Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Vereadores repercutem falta de segurança no povoado Cajueiro

Publicado

em

Sem matérias em pauta, os vereadores do município de Patos do Piauí apenas utilizaram a tribuna da Câmara Municipal para realizarem seus pronunciamentos, em sessão ordinária realizada no último sábado, 19. Um dos assuntos abordados pelos vereadores foi a situação de insegurança no povoado Cajueiro.

O primeiro a ocupar a tribuna foi o vereador José Hélio dos Santos, Helinho (PDT), líder do governo na Câmara. O parlamentar falou sobre os o conserto e funcionamento dos poços tubulares, assunto abordado na última sessão pelo vereador Wilson Vieira, afirmando que muitos já foram recuperados, mas, a energia de baixa qualidade, associada a baixa nos níveis de água dos poços, comprometem o funcionamento do poços, prejudicando centenas de pessoas.

Outro assunto abordado em se pronunciamento foi o lixão da cidade. Helinho disse que o local utilizado para depósito do lixo precisa mesmo de um serviço de melhoria no acesso, como também, aumentar a área onde é despejado o lixo. Ele disse que conversou com os responsáveis pelas máquinas da Prefeitura para que seja realizado o serviço.

dsc_0063

Sobre as ações do ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, o vereador falou que é uma mobilização importante, mas, que infelizmente não será realizado em virtude das dificuldades financeiras enfrentadas pelo poder público município. Helinho concluiu falando sobre o recurso extra que o município recebeu, oriundo da repatriação, que segundo ele, veio em boa hora e vai ajudar organizar as finanças do município.

 Em seguida, o vereador Chico de Oseas (PC do B) ocupou a tribuna para fazer uma grave denúncia. Ele falou sobre o momento crítico por que passa o povoado Cajueiro relacionado às drogas e ao álcool, além das imprudências no trânsito. “Quando vim embora de São Paulo, escolhi um lugar para viver, o Cajueiro, meu lugar, onde queria sossego, paz, calmaria, mas hoje eu vejo que é tudo diferente, sem hora para som, drogas demais, acidentes causados por imprudências, excesso de álcool, coisas que estão escancaradas aos olhos da sociedade, sem limites. Pretendo fazer um ofício para convocar a polícia a uma sessão nesta Casa Legislativa para que possa ver e entender que o que o povoado Cajueiro passa é algo inaceitável” reclamou o vereador.

Publicidade

dsc_0065

O parlamentar disse que uma força tarefa repressiva feita pela polícia de Jaicós não surtiu efeito. Segundo ele, antes da chegada da polícia, as pessoas que tiram a paz e o sossego do povoado foram avisadas, e quando a polícia chegou ao povoado, encontrou tudo fechado e sossegado, o que segundo ele, é uma situação que não condiz com a realidade. Segundo denunciou o vereador, durante a madrugada, sons automotivos são utilizados em volumes altos, causando incômodo aos moradores. “Nós, autoridades do município, temos que nos unir para tentar coibir isto que está acontecendo, e tenho certeza que todos s vereadores desta Casa são de acordo em fazermos algo para mudar esta realidade, todos aqui somos pais de família, temos nossas crianças, moramos em um local pequeno, temos que nos unir antes que sejamos vencidos por este mal”, disse.

Em aparte, o vereador Helinho manifestou seu apoio à iniciativa do vereador Chico de Oseas.

Para finalizar suas palavras o vereador Chico de Oséias disse que se todas as autoridades e sociedade se unirem, alcançarão o resultado esperado, trazer de volta a tranquilidade ao povoado Cajueiro.

O vereador Cornélio Edmundo (PTB) parabenizou o vereador Chico de Oseas pela iniciativa, pela cobrança, e também manifestou seu apoio. Ele também aposta na união para alcançar grandes resultados. “O povoado não é o mesmo de vinte anos atrás, quando se tinham o receio de andar por lá. É importante tomar medidas para que o mesmo não volte a ser como era no passado”, disse.

dsc_0069

O parlamentar comentou sobre a situação de insegurança no Brasil, citando os casos que são vistos na televisão, com roubos e mais roubos. “Hoje estamos em um país que envergonha, um país que seria rico se os recursos fossem bem administrados, se fosse assim, muito seria diferente”, disse, criticando a desigualdade social da população brasileira. “Uns ganham demais, enquanto outros são muito menos e passam dificuldades”, pontuou.

Publicidade

O vereador Wilson Vieira (PTB), líder da bancada de oposição, enalteceu as palavras do vereador Chico de Oseas. Ele também abordou o assunto e disse que, quando a segurança policial de  Patos era vinculada à polícia de Paulistana, via-se mais segurança, mais policiamento, mais forças tarefas para coibir as coisas erradas que aconteciam no município. Segundo ele, hoje, que o município é vinculado à Companhia de Polícia Militar de Jaicós, encontra dificuldade de atuação devido a ainda falta de estrutura da Companhia, como a falta de contingente suficiente para atender a todas as cidades, como também, a falta de viaturas.

dsc_0074

O vereador falou também sobre a importância da mobilização denominada ‘Novembro Azul’, apontando como uma ação de grande importância para a saúde do homem. Ele reivindicou que o município dê mais importância a estes programas. Ao finalizar, Wilson manifestou seus votos de pesar à família de Maria de Jesus, mais conhecida como dona Mariô, falecida recentemente, como também, votos de pesar à família do senhor João Damasceno, segundo ele, homem de grande importância para Patos do Piauí, que fundou a ACOPA (Associação Comunitária de Patos do Piauí) e que trouxe inúmeras obras para a cidade, ajudando muito no desenvolvimento da mesma.

dsc_0081

O penúltimo a se pronunciar foi o vereador Luiz Evaristo (SD). Ele reforçou algumas cobranças como a coleta de lixo no bairro Cohab, no povoado Cajueiro, onde os moradores tem cobrado que a coleta do lixo seja regular. Outra reivindicação foi a retirada de porcos do povoado Cajueiro, com vistas na melhoria da higiene e saúde dos moradores da comunidade. Ele deixou votos de pesar à família de Sebastião do Cajueiro, pela perca repentina de seu filho e cobrou também o conserto do poço tubular da localidade Malhada Bonita, onde, segundo ele, a população tem reclamado da falta de água constante. Ainda relacionado ao abastecimento de água, Luizinho, como é conhecido, cobrou uma maior atuação da Defesa Civil no abastecimento de água destas localidades.

Em outro momento, o parlamentar relatou que as máquinas do PAC estão estacionadas no pátio de um posto de combustíveis, local, que segundo ele, não é adequado, e reivindicou que prefeito municipal providencie uma garagem para as mesmas. Ainda relacionado aos transportes, Luiz Evaristo indagou sobre a localização de um trator doado ao município.

dsc_0085

Encerrando os pronunciamentos, o vereador presidente da mesa diretora da Casa, Saulino Reis (PMDB), falou sobre momento difícil que a região semiárida e o município de Patos estão passando diante da estiagem e a falta de água, com os animais passando sede e fome, e que muitas pessoas estão comprando água para seus animais, como também. Ele salientou que existem famílias que não tem onde armazenar grandes quantidades de água, e quando recebem água dos carros pipas, ficam com pouca quantidade, que logo se acaba. Saulino comentou, também, que os poços tubulares do município estão sendo consertados, mas a demanda tem sido grande.

Publicidade

O vereador também repercutiu a situação do povoado Cajueiro relacionado à segurança. Saulino concordou que o policiamento no município de Patos era mais eficiente quando pertencia a Paulistana. Segundo ele, os problemas estão relacionados ao abuso de bebidas alcóolicas, uso de drogas, como também, o uso exagerado de som, que tem atrapalhado o sossego do povoado. “Esperamos que providências sejam tomadas para que volte a reinar o sossego no povoado Cajueiro”, disse.

Ao finalizar, Saulino convocou os vereadores e a população presente para a próxima sessão, que será realizada no dia 03 de dezembro, às nove horas da manhã, e logo após, acontecerá a audiência pública de prestação de contas da Prefeitura Municipal.

dsc_0083 dsc_0056 dsc_0052 dsc_0048 dsc_0045

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS