Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeito de Patos do Piauí defende mutirão de recadastramento biométrico no município

Publicado

em

O prefeito do município de Patos do Piauí, Dr. Agenilson Teixeira Dias – PSB, participou na manhã desta quarta-feira, 18, de uma reunião realizada no plenário do Tribunal Regional Eleitoral, em Teresina. Na pauta, o recadastramento biométrico de eleitores.

Pertencente à 19ª Zona Eleitoral, Patos é um dos municípios 41 municípios do Piauí que estão no terceiro e último grupo de recadastramento biométrico. O processo já está sendo realizado de forma ordinária, na sede do Cartório Eleitoral, em Jaicós, distante cerca de 45 km. A procura do eleitorado, no entanto, tem sido baixa, e a Justiça Eleitoral quer estratégias para aumentar os números.

Uma das estratégias discutidas seria aumentar o número de atendimentos diários na sede da Zona Eleitoral, como também, garantir mais acessibilidade aos eleitores, realizando mutirões de atendimento nos municípios.

Segundo explicou Agenilson, as Prefeituras Municipais atuariam como agentes cooperadores, cedendo servidores para atuarem, temporariamente, na Zona Eleitoral, possibilitando o aumento no número de atendimentos diário.

Ainda segundo o prefeito, na reunião, foi discutido, ainda, a possibilidade da realização de mutirões nos respectivos municípios. “Essa seria a melhor opção. É muito mais viável o eleitor do nosso município se desloque até a cidade de Patos, do que para Jaicós”, disse.

Publicidade

O gestor informou que há a possibilidade de Patos receber a equipe da Justiça Eleitoral no mês de novembro. “Seria no período de 06 de novembro ao final do mesmo mês. Isso ainda não está confirmado. Nós vamos sentar com o juiz da Zona Eleitoral para tratar sobre isso. Mas é do nosso interesse”, pontuou.

Na reunião, o presidente do TRE-PI, Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, alertou que todos os eleitores dos municípios onde está acontecendo o recadastramento biométrico estão obrigados a comparecer para fazer a biometria, sob pena de terem o título cancelado. Para realizar o seu recadastramento biométrico o eleitor deverá apresentar os seguintes documentos: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento de identidade oficial com foto (original e cópia).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS