Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretária de Saúde de Patos participa de evento dos gestores do SUS e fala de conquistas

Publicado

em

A primeira dama e secretária de Saúde do município de Patos do Piauí, Edvânia de Sousa Pires Rodrigues (Pretinha), está em Teresina, onde participa do Seminário de Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde.

O evento teve início nesta quarta-feira (8) e segue até amanhã (9) realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Na ocasião, os novos gestores de saúde dos municípios piauienses estão tendo a oportunidade de entender o funcionamento dos principais programas e sistemas estaduais e federais da área.

No primeiro dia, o Seminário contou com palestras como a do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, abordando as perspectivas da gestão estadual do Sistema Único de Saúde no Estado, e do presidente Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Mauro Juqueira, falando sobre ser gestor e fazer gestão em saúde.

Edvânia Pires com o secretário de Saúde do PI, Francisco Costa

Uma das metas do COSEMS para 2017 é garantir os repasses do cofinanciamento da saúde que estão em atraso, bem como a ampliação para os setores de saúde mental e vigilância ambiental.

Publicidade

A secretária do município de Patos reforçou que a saúde é um desafio para os municípios, pois segundo ela, a demanda é maior que as condições do município. “Mas nós temos trabalhado com todo empenho para atender as necessidades da população. Patos tem um prefeito que é médico, conhecedor da área e que tem priorizado a saúde desde a primeira gestão, e nessa não será diferente. Vamos continuar buscando melhorar cada vez mais os serviços que são ofertados à população”, disse.

Edvânia destacou que o prefeito Agenilson tem investido recursos na manutenção dos serviços, como também, na melhoria da infraestrutura dos prédios públicos da saúde. “Em breve nós estaremos entregando duas Unidades Básicas de Saúde nas localidades Saco da Serra e Bom Jardim. As obras já foram concluídas e falta apenas a aquisição dos equipamentos, que já foi licitada”, disse, acrescentando que outra UBS está em construção na comunidade Umbuzeiro.

Edvânia Pires, secretária de Saúde de Patos do Piauí

Pretinha, como é conhecida, anunciou também a aquisição de mais um veículo para a saúde. “Estaremos recebendo um carro novo nos próximos dias, que será destinado às equipes do programa de Saúde na Família”, pontuou.



Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS