Connect with us

DESTAQUES

Vereadora  Zuleide é a 1ª mulher empossada como presidenta na Câmara de Patos do Piauí

Publicado

em

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 01, a sessão solene de eleição e posse da mesa diretora da Câmara Municipal de  Patos do Piauí para o biênio 2019\2020.  A sessão foi aberta pelo vereador Francisco José da Silva  Sobrinho, o Chico Oseas,  que apresentou as chapas com registros  deferidos  conforme o edital  de convocação n°001\2018.

Duas chapas disputaram a eleição para composição da mesa diretora da Casa Legislativa.  A chapa-1, composta pelos vereadores Luiz Evaristo de Sousa (presidente), José Wilson Vieira da Silva (vice-presidente), Marlon da Costa Oliveira (1°secretário) e Luzitânia Dias dos Reis (2° secretária). E a Chapa-2, integrada pelos vereadores, Zuleide Valdete da Costa (presidente), Antônio Rufino de Souza (vice-presidente),  José Hério dos Santos (1° secretário) e  Adalberto José Lopes (2° secretário).

Após a votação que aconteceu de forma sigilosa, a apuração dos votos foi conduzida pelo vice-prefeito de Patos, Saulino Reis e primeira dama Edvânia Pires, a Pretinha, e conferido pelo vereador líder da bancada oposicionista Wilson Vieira.

A Chapa-2, encabeçada pela  vereadora Zuleide Valdete Costa, foi eleita  por 5 a 4 votos. Zuleide é a primeira mulher a assumir o cargo no município, sendo  também  a parlamentar mais  jovem da Casa Legislativa, com apenas  20 anos de idade.

A vereadora é filha do ex-vereador Francisco João da Costa, o Chico de João Grande, e está em seu primeiro mandato. Ela obteve nas eleições de 2016,  390 votos, ficando na terceira colocação da votação  geral para vereadores no município.

Publicidade

Antes de dar posse a nova presidenta, o vereador Chico Oseias, disse que deixa a presidência da Casa com sentimento de dever cumprido. “Eu busquei desenvolver bem meu papel e graças a Deus consegui trazer muitas melhorias para esta Casa Legislativa”, disse ele,  que ainda afirmou que como parlamentar e representante do povo tem  trabalhado em prol de melhorias para o município.

Dentre as várias ações citadas pelo vereador, em entrevista, estão a iluminação do cemitério da localidade Palma e obras de  2 mil metros de calçamento para o povoado Cajueiro, zona rural de Patos.

Empossada, a nova presidente, Zuleide Costa, destacou que é uma honra ser a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara de Patos. “Quero inicialmente agradecer a Deus, por proporcionar esta oportunidade, e de uma forma especial, pois sou a primeira vereadora  a ocupar a cadeira de presidente desta Câmara, e, é com muita honra que ocupo esse cargo”, frisou.

A parlamentar dedicou a vitória ao seu pai e seus familiares que segundo ela, sempre a apoiam. “Minha gratidão a cada um que depositou a confiança em mim, e dizer  que vamos crescer cada vez mais, buscar sempre o diálogo e trabalhar em harmonia com o Poder Executivo para melhor desenvolver nosso município”, disse.

“Estamos dando mais um passo na administração dessa Casa  e peço  o apoio das bancadas  para desenvolvermos nossas funções com harmonia e sabedoria. Peço a Deus mais sabedoria para conduzir esta Câmara e defender o interesse da população”, finalizou a parlamentar.

Publicidade

O prefeito Agenilson Dias,  em seu discurso,  parabenizou a vereadora recém-empossada e desejou sorte no novo cargo, quando afirmou que sabe da sua capacidade e que conduzirá bem os trabalhos na  Casa. “Sei que deixará seu nome marcado nessa Câmara não somente pelo fato de ser a primeira mulher e mais jovem a assumir essa Casa, mas pela sua competência na condução dos trabalhos que irá exercer  a frente da mesa diretora”, disse o prefeito que,  também, parabenizou o ex-presidente Chico Oseas pelo excelente trabalho realizado na presidência do Legislativo.

O gestor ainda pediu que haja um entendimento entre os Poderes Legislativo e Executivo. Dr. Agenilson afirmou também que algumas dificuldades enfrentadas pela gestão, são tratadas  de forma politiqueira por parte dos vereadores da oposição, citando como exemplo o pagamento dos professores. ” É do conhecimento de todos que a Educação  anda longe se manter devido aos poucos recursos do Fundeb. Então, peço que haja compreensão, pois, percebe-se que havia um incentivo para que os professores entrassem em greve, e acho que não é por ai. Pelo contrário,  se o gestor fosse o outro que perdeu a eleição, esses que estão incentivando, não estariam fazendo, então vejo que a questão é puramente politiqueira, e  isso não traz nenhum benefício para o município, por isso faço esse pedido”, disse.

“Tanto os vereadores de situação, como de oposição, que precisam eu atendo na medida do possível. Parte de alguns vereadores de oposição me procuraram pelo fato de terem conseguido junto ao governo do estado recursos para o município e assinei autorizando,  porque  que era para melhoria do nosso município. E quando nós precisamos, infelizmente, não contamos com o apoio de nenhum vereador  da oposição. Ao contrário para tumultuar, e tentar dificultar as coisas, entraram com uma ação no Ministério Público contra o projeto aqui aprovado para pavimentação de ruas, por isso queria deixar essa mensagem de reflexão, pois esse  tipo de  coisa em nada beneficia Patos”, afirmou  ele citando as melhorias que o projeto  trará para população.

O prefeito  finalizou desejando um Feliz 2019, e reforçou que é preciso deixar  a política de lado e trabalhar  pelo município.

Também se pronunciaram os vereadores, Adalberto Lopes, José Hélio, Antônio Rufino, Wilson Viera e o  ex-vereador Francisco João da Costa, além do assessor jurídico, Carlos José.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS