Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores discursam em sessão da Câmara Municipal de Patos

Publicado

em

Sem matérias no expediente, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada no último sábado, 20, foi marcada pelos pronunciamentos. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Saulino Reis (PSDB), presidente da mesa diretora da Casa. Na ocasião foi apresentado um ofício enviado pelo poder executivo, comunicando sobre para um Audiência  Pública a ser realizada no  dia 03  de setembro.

José Hélio dos Santos (PDT) foi o primeiro a ocupar a tribuna. Em seu pronunciamento, ele agradeceu a Deus por estar em mais uma sessão e citou que as Praças da sede e do povoado Cajueiro estão sendo reformadas  e devem ser concluídas antes da eleição.

DSC_0706

O parlamentar também comentou sobre o período das eleições onde ressaltou a importância de respeitar os candidatos e a decisão de cada eleitor.  “Estamos no período político e devemos manter o respeito mútuo, cada um tem seus ideais, é o eleitor é soberano, não adianta chegar na casa do eleitor difamando outro candidato,  querendo queimar sua imagem, porque o eleitor é inteligente, com mentiras e falsas promessas você não consegue nada, então ande com a verdade, fale dos projetos que se tem, acho que isso sim é importante, principalmente para o candidato que tem compromisso com as pessoas, fale sempre a verdade, porque a mentira  é ruim para a política, principalmente porque a classe politica está desacreditada devido o que está acontecendo  nos poderes maiores,  e muito vezes por um, muitos pagam, então vamos fazer política com projetos e propostas”, disse Helinho, como é conhecido.

DSC_0711

O vereador Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico de Oséias (PC do B), foi o segundo a se pronunciar. Ele agradeceu por mais um dia trabalho no legislativo e também repercutiu sobre os candidatos manter o respeito no período eleitoral, destacando que os vereadores como representantes do povo deve dar  exemplo de boa conduta. “O  período eleitoral, é  o momento que vamos até o eleitor pedir o voto, e nossas conquistas são validas, quando você mostra suas propostas  é o   eleitor  escolhe seu candidato, então quero  pedir respeito, pois  somos representantes do povo e devemos dar os bons  exemplos, estou vendo muitas coisas nessa política, que não deviam estar acontecendo, palavras ditas  pode resultar em grandes  problemas então devemos pensar direita antes falar, pois prefiro fazer  política de forma que agente comece e termina com amizades, pois devemos sempre  progredir e não regredir”, disse.

DSC_0713

O vereador Antônio Rufino de Sousa Neto (PSB) foi breve em suas palavras e também fez referência a período eleitoral. “A política é passageira, e como vereador  mais velho  desta Casa, com seis mandatos, quero pedir que tenhamos  respeito durante a Campanha,  devemos   manter nossa postura e boa conduta como candidatos e também  como autoridades e representantes  do povo que somos, respeitando ainda  a decisão de cada eleitor,  vivemos na democracia onde cada um faz suas escolhas”, ressaltou.

Publicidade

DSC_0724

O vereador José Wilson Vieira da Silva (PTB), líder da bancada oposicionista na Câmara, repercutiu na tribuna sobre as críticas feitas ao vereador Luizinho pelas denúncias proferidas pelo mesmo. “O papel do vereador é fiscalizar e denunciar, e nosso papel perante a Câmera. Em cada caso existe um órgão acima de nós, então se aqui não se resolve, deve ser levado para autoridades competentes e se o colega Luizinho achou por bem denunciar, então ele fez o papel dele”, defendeu.  Segundo Wilson tanto os  vereadores da situação quanto oposição tem uma lista de cobrança feitas na Casa  que não foram atendidas e se que  se for preciso ele também denunciará, “ E se precisar eu me apresentar para cobrar qualquer caso, levarei as autoridades competentes, não ficará só nesta Casa não, porque sempre trouxe cobrança para essas Casa, assim como outros colegas trouxe e nunca foi resolvido,  então cada um tem sua consciência, e o trabalho do vereador  não se restringe a esta Casa”.

Em outro momento, o vereador cobrou que está sendo realizada uma construção irregular na sede do município. “Lembro de um caso aqui falado até pelo prefeito, em uma audiência pública, sobre a organização das ruas em que as  construções de gestões passadas  tomavam a rua.  E não sei se por descuido, tem uma construção de um tiosque que está avançando a rua. Se a população constrói, quem  tem o dever de regularizar e ir fiscalizar é a prefeitura, e se a prefeitura constrói  quem vai fiscalizar? então estou fazendo a cobrança como órgão fiscalizador”, cobrou o parlamentar, que encerrou ressaltando que dentro da política muitos não tem respeito e que se tratando da eleição de  vereador seus maiores concorrentes são os aliados, Wilson ainda  apoio as colocações do colega  vereador, Antônio Rufino. “Vejo o vereador Antônio Rufino  como um grande conselheiro, 6 mandatos não é para qualquer um, e devemos sim seguir o conselho dele para preservar as amizades”, concluiu.

DSC_0726

O vereador Luiz Evaristo de Sousa (SDD) também ocupou a tribuna da Casa, agradeceu por mais um dia trabalho e Justificou sua ausência na sessão passada. Inicialmente  ele comentou   que tem grande  admiração política pelo vereador Antônio Rufino  e que os mesmo são  adversários políticos, mais são amigos.

O parlamentar falou rebateu  críticas que, segundo ele, foi feitas a sua pessoa em  sessão anterior, e que com a relação as denúncias feitas pelo mesmo, apenas está cumprindo com seu papel de vereador que é fiscalizar.  “Quando tomei posse nesta Casa, fiz um juramento, juramente esse que me comprometi a ser fiscalizador deste município, fui eleito para defender o direito  do povo, e independe  de qual seja o prefeito, quero estar presente como vereador  fazendo meu papel que é fiscalizar, disse.

Em outro momento, Luizinho, como é conhecido, voltou a falar sobre o uso indevido das máquinas do PAC, “As máquinas passaram três anos sem trabalhar e no último ano, que é de eleição começaram a trabalhar com essas máquinas, todos que entendem de direito sabe que essas maquinas vieram para trabalhar, mais fazendo o serviço de uma forma legalizada, a justiça exige que seja  legalizadas  em documentos , e deveria esses documentos vir até essa Casa,  chegou uma Lei nesta Casa, Lei  essa que sumiu, já cobrei em tribuna  cópia dessa documentação e continua escondida. Não faço denúncias sem fundamentos e também não só eu faço denúncias  outros vereadores fazem algumas delas sem fundamento como tem pessoas que vive tentando me denunciar, mais estou de cabeça erguida para resolver o que vier pela frente e  sempre vou continuar firme lutando pelos patoenses,  e digo aqui  que independente de quem   ganhar a eleição não vai ter meu apoio em coisas erradas”, concluiu.

Publicidade

DSC_0728

O vereador presidente da Casa, Saulino Coelho dos Reis, foi o último a se pronunciar na sessão. Ele iniciou justificando sua ausência na sessão passada e agradecendo a Deus por todas as coisas que Ele tem feito, também pediu aos colegas vereadores respeito durante a campanha, segundo ele,  eleição passa e não se deve  confundir amizade com política.

Em outro momento, Saulino criticou sobre o forma se de trabalhar com denúncias.    “ Eu trabalho diferente, servido o povo deste município contribuindo como posso, e principalmente dialogando, pois acredito que  assim é mais favorável para todos,  eu não trabalho com denúncias,  independe do gestor, pois acredito que o dialogo e a melhor forma de  tentar resolver seja qual for o problema, denúncias  geram mais problemas  e não resolvem nada”, disse o parlamentar, que  encerrou dizendo que os serviços feitos pelas máquinas do PAC  são documentadas.

 DSC_0694 DSC_0695 DSC_0697 DSC_0698 DSC_0701 DSC_0703 DSC_0704 DSC_0705 DSC_0710 DSC_0715

 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS