Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores discursam na sessão da Câmara Municipal de Patos; veja o resumo

Publicado

em

Sem matérias no expediente, os pronunciamentos marcaram a sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada no último sábado, 21. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Francisco João da Costa, vice-presidente da mesa diretora da Casa.

José Hélio dos Santos (PDT) foi o primeiro a ocupar a tribuna. Em um breve pronunciamento, ele agradeceu a Deus por estar em mais uma sessão e por ver o plenário da Casa com muitas pessoas.

O parlamentar também comentou sobre o cenário nacional na atualidade, em meio à crise, não somente no município de Patos, mas em todo o Brasil. “A situação não é nada boa, mas tenho fé em Deus que as coisas vão melhorar. […] Foi empossado um novo presidente, que está tentando amenizar muitas coisas, e eu acredito que algo vai acontecer de melhor, pois do jeito que estava não tinha como continuar”, disse Helinho, como é conhecido.

Vereador José Hélio dos Santos

Vereador José Hélio dos Santos

O vereador Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico de Oséias (PC do B), foi o segundo a se pronunciar. Ele agradeceu e rogou a Deus por dias melhores. “São tempo difíceis, crise política, crise financeira. Então, temos que pedir por melhorias”, disse.

Vereador Francisco José da Silva Sobrinho

Vereador Francisco José da Silva Sobrinho

O parlamentar fez referência ao ano eleitoral, segundo ele, período complicado. “Eu costumo fazer uma política sem crítica. Vou na casa do cidadão pedir voto, mas sem estar criticando o outro. Essa é minha forma de fazer política, e acredito que vou ver o mesmo nos demais, pois todos somos pessoas civilizadas e a maioria faz uma política buscando o voto do eleitor, e não arrumando problema com quem quer que seja, até mesmo porque a política passa e a vida continua”, disse. Ao finalizar, ele gradeceu a presença das pessoas na sessão e convidou a acompanharem mais dos trabalhos do Legislativo. “É bom estar trabalhando testemunhado por cada um de vocês”.

Publicidade
Vereador Antônio Rufino de Sousa Neto

Vereador Antônio Rufino de Sousa Neto

O vereador Antônio Rufino de Sousa Neto (PSB) foi breve em suas palavras. Ele ocupou a tribuna apenas para registrar e agradecer a presença da população na sessão. “É digno do cidadão que está acompanhando o seu município. Não queria que fosse só hoje, mas que sempre viessem para ver os trabalhos que os vereadores fazem nesta Casa”.

Vereador Adalberto José Lopes

Vereador Adalberto José Lopes

Adalberto José Lopes (PSB) justificou sua ausência a sessão anterior e também comentou sobre a situação atual do país. “Eu sou uma pessoa otimista e tenho acompanhado a administração do presidente Michel Temer, mas, eu sinceramente não estou tão otimista, porque a crise, ela é pior do que nós esperávamos. Agora, só nos resta acreditar, não 100%. O certo é que do jeito que estava, aí sim nós íamos entrar em colapso. E no mais, esperamos que as coisas melhorem em nosso município, que também é alvo dessa crise que hora atravessamos. Peço a Deus que ele nos ilumine, nós que somos representantes do povo de Patos e também ajudamos na administração deste município, que ilumine a cada cidadão patoense para que tenha compressão e saiba esperar essa crise passar, para que sigamos fazendo o melhor para povo de Patos”.

Cornélio Edmundo Gomes (PTB) foi o primeiro da bancada de oposição a ocupar a tribuna. Ele voltou a cobrar a recuperação das estradas vicinais e disse que obteve a informação de que os serviços teriam início esta semana. O parlamentar trouxe à tribuna um assunto importante. Segundo ele, quando Patos ainda pertencia ao município de Jaicós, muitas pessoas que nasceram entre 1960 e 1980, por questões políticas, tiraram o registro de nascimento em outros municípios como Picos, Itainópolis, Ipiranga do Piauí e Padre Marcos. Ele relatou que na semana passada acompanhou uma pessoa que teria sido registrada no Cartório da cidade de Ipiranga, e que procurava retirar uma segunda via do documento, no entanto, lá não possui nenhum registro. “O rapaz do Cartório mostrou as folhas do livro e viu que tem é o nome de outras pessoas. Não sei o que houve, mas tem muita prejudicada por cauda disso”, disse.

Vereador Cornélio Edmundo Gomes

Vereador Cornélio Edmundo Gomes

Segundo informou Cornélio, a orientação é que as pessoas procurem o referido Cartório com a copia da identidade ou do registro para tirar uma Certidão Negativa, e com essa Certidão a pessoa poderá se registrar no município de Jaicós.

O vereador José Wilson Vieira da Silva (PTB), líder da bancada oposicionista na Câmara, voltou a falar sobre a questão da ambulância do município e atendimento na Secretaria de Saúde. O parlamentar rebateu o pronunciamento feito pelo vereador Helinho na sessão anterior e disse que os áudios das sessões deixam claro o que foi dito por ele.

Publicidade
Vereador José Wilson Vieira da Silva

Vereador José Wilson Vieira da Silva

O vereador repercutiu na tribuna a apreensão da retroescavadeira do município por estar realizando serviços em território do município de Jaicós. “É de responsabilidade desta Casa e de cada vereador fiscalizar o município e buscar informações e apurar de quem é realmente a responsabilidade neste caso. Não se pode falar porque não se teve acesso a alguma coisa do processo, mas com certeza eu estarei buscando e acho que os demais colegas devem buscar informações a respeito do que qual real motivo na máquina estar naquele local, estar em outro município”, disse.

O vereador Luiz Evaristo de Sousa (SDD) também ocupou a tribuna da Casa. Inicialmente, ele comentou sobre dos festejos do povoado Cajueiro, que terá início dia 25 e segue até o dia 3 de junho. “Gostaria de convidar a todos para acompanhar os festejos do nosso povoado. E até deixar a mensagem nesta Casa, ao senhor presidente, que se for possível, decrete feriado aos funcionários públicos do município neste dia, porque sabemos que são merecedores disso”.

Vereador Luiz Evaristo de Sousa

Vereador Luiz Evaristo de Sousa

Luizinho, como é conhecido, também falou sobre o estado das estradas vicinais. “Nesses últimos dias estive andando em algumas localidades do interior e vejo que as estradas já estão na hora de serem recuperadas. Tem muito buraco, muita areia e o pessoal tá reclamando”. Ele solicitou informações sobre o recurso de um convenio que o município recebeu para investir nas estradas vicinais. “É um convênio de R$ 100 mil, só lembro que a última parcela entrou no dia 31 de dezembro e não sei está em conta ou não. Mas gostaria de deixar a solicitação ao Poder Executivo que iniciasse a melhoria dessas estradas o mais rápido possível”, disse. O parlamentar reivindicou, ainda, a reforma da parede do açude de Cajueiro.

Em outro momento, o vereador falou sobre o caso da máquina do município. Ele solicitou verbalmente, junto a presidência da Câmara, a cópia da documentação da comissão que fiscaliza as máquinas do PAC, e cobrou atuação destes na fiscalização do uso das máquinas. Luiz Evaristo informou na tribuna que foi questionado sobre o uso das máquinas do município, e desde então, esteve monitorando as mesmas. “Há mais de três meses eu estou fiscalizando essa máquina em sigilo, quando é essa semana chegou a minha pessoa denúncias de que a máquina estava fazendo serviço no município de Jaicós, para moradores de lá. Eu não tinha a certeza, e para tirar a dúvida, a melhor maneira era buscar a informação. Busquei junto ao delegado de Polícia Civil, que encaminhou uma equipe até o local aonde foi constatado esse crime”, disse.

Ele assumiu a autoria da denúncia. “Não fiz denuncia escondido, não tinha necessidade. Eu só espero que o Ministério Público Federal apure o caso. Não quero condenar ninguém antes que o caso seja apurado”, disse.

Publicidade

O último a se pronunciar na sessão foi o vereador Francisco João da Costa, vice-presidente da Câmara, que presidiu a sessão. Ele repercutiu a questão do uso da máquina. Ele afirmou que foi pessoalmente até o local onde a máquina estava realizando o serviço e apurou que a propriedade é cortada pelo rio, onde, de um lado é Patos e do outro é território do município de Jaicós. Segundo ele explicou, a máquina tinha sido levada até a comunidade para realizar uma melhoria na estrada, mas, um morador solicitou ao operador da máquina para fazer um tanque para criar peixes.

Vereador Francisco João da Costa

Vereador Francisco João da Costa

O vereador reconheceu que a ilegalidade de trabalhar em outro município, mas criticou a iniciativa do vereador Luizinho em denunciar. “Poderia ter procurado a qualquer um de nós e mostrado que estava irregular e tal que a gente ia ter consciência para isso, mas vocês acham que tem que ir para a justiça, como já encaminharam, a justiça vai decidir, e nem por isso o prefeito vai deixar de trabalhar nesse município”, disse.

Chico de João, como é conhecido, salientou que a denúncia poderá trazer prejuízos à própria população. “Essa máquina tem trabalhado sem olhar a quem. Desde quando o atual prefeito administra esse município, todos são prova que essa máquina faz benefício para todos”.

Veja imagens da sessão:

DSC_1123 DSC_1126 DSC_1128 DSC_1129 DSC_1132 DSC_1134 DSC_1135 DSC_1136 DSC_1137 DSC_1140 DSC_1177 DSC_1160

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS