Connect with us

DESTAQUES

Vídeos mostram vazamentos na parede da barragem de Patos do Piauí. Assista!

Publicado

em

Dois vídeos que estão circulando nas redes sociais ganharam repercussão na manhã desta sexta-feira (5) e tem causado preocupação aos moradores da cidade de Patos do Piauí. As imagens capturadas por cinegrafista amador com o uso de um aparelho celular, foram feitas nas galerias da parede da represa Poço de Marruá e mostram pequenos vazamentos.

No diálogo, é possível perceber a preocupação dos homens que estão caminhando no interior da parede. Eles mostram pontos onde estariam ocorrendo vazamentos e afirmam que a água acumulada nas galerias não são da tubulação, mas de infiltrações na laje. “Vazamento aqui em todo canto. As paredes tudo minando. […] O pessoal diz que é normal, mas aqui não tem nada de normal”, diz um dos homens.

O portal Cidades na Net conseguiu identificar um dos homens que entrou na galeria da parede da represa, tentou contato com o mesmo, mas não obteve sucesso. A reportagem também tentou contato com o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, responsável pelo monitoramento de algumas barragens no Piauí,  e com o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), órgão responsável pela construção da barragem, mas também não obteve sucesso.

_Assista os vídeos

Publicidade

_MP no caso

No mês de fevereiro deste ano, o Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Jaicós, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), promoveu uma audiência para discutir a segurança da barragem de Poço de Marruá.

Na audiência, o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Geraldo Magela, afirmou que a Barragem Poço de Marruá não possui o Plano de Segurança de Barragem. Ele salientou que que não há nenhuma barragem com risco iminente de rompimento no Estado do Piauí e que a questão mais preocupante no que ser refere a Poço de Marruá, consiste nas deficiências da casa de comando, relacionadas à verificação dos circuitos elétricos e de controle de vazão.

Da audiência, ficou determinado que o IDEPI obtivesse junto à SEMAR informações sobre os requisitos para regularização relativa à segurança e licenciamento ambiental da Barragem Poço de Marruá.

Publicidade

_A represa

Situada próximo à cidade de Patos do Piauí, a barragem de Poço Marruá tem uma capacidade de acumulação de 293,4 milhões de metros cúbicos de água. Inaugurada em junho de 2010, a represa atingiu seu volume máximo de capacidade no ano seguinte, transbordando pela primeira vez. A represa tem uma parede com 47 metros de altura, 870 metros de comprimento e um sangradouro de 200 metros de largura.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS